sexta-feira, 8 de março de 2019

Ally - Atendendo a Pedidos

Lady Gaga como Ally em Nasce uma Estrela

Quem assistiu ao filme Nasce uma Estrela (A Star is Born) com certeza ao ver a foto escolhida para ilustrar este post logo associa a imagem à história. Com uma atuação muito elogiada, Lady Gaga também fez despertar a curiosidade sobre o nome de sua personagem neste drama emocionante, Ally.

Pouco conhecido em países lusófonos, Ally tem raízes estrangeiras. Surgiu na língua inglesa como um diminutivo de nomes como Alison, Alistair, ou de outros antropônimos com as mesmas iniciais. Alison é a forma medieval inglesa de Alice, nesse caso o significado de Ally é nobre; já Alistair tem origem escocesa como uma variação de Alexandre, sendo assim o significado de Ally é defensor/a da humanidade. Dependendo do nome do qual se origina pode ter diferentes significados. Em inglês é ainda a palavra que significa aliado/a. Ally é considerado um nome unissex, mas entre anglófonos é mais visto em meninas. Também possui pequeno uso como sobrenome.

Apesar de ser usado como nome próprio, Ally é mais comum como diminutivo. Seu uso foi estimulado pelo seriado Ally McBeal, que contava as aventuras de uma jovem advogada, sucesso nos anos 90. Foi justamente no ano de 1998 que entrou para o ranking norte-americano, na posição #417. Passado o auge do seriado, o interesse pelo nome também foi perdendo força, apesar de ainda se manter em circulação, mesmo em níveis discretos. Em 2016 ocupou a posição #980. Um detalhe a se mencionar e que talvez tenha sido desconhecido pelos pais na época, é que o nome da personagem era na verdade Alison Marie McBeal, apesar de Ally ser o título da produção.

Em nossos países o uso é mínimo: segundo o IBGE, até o ano de 2010 a frequência de Ally era de apenas 92 pessoas em todo o Brasil (a grafia Aly conta com 109 portadores). Foi introduzido na década de 90, mas o uso decaiu nos anos 2000. Em 2017 contabilizou somente 1 registro no estado de São Paulo. Até o momento não faz parte da lista de nomes admitidos de Portugal, não se tendo notícias de registros antigos e nem recentes no país.

Curiosidade: Nasce uma Estrela já foi produzido em outras versões ao longo do tempo, mais exatamente 4 (em 1937, 1954, 1976 e 2018). Em todas as versões anteriores a protagonista se chamava Esther, porém na produção de 2018 teve seu nome trocado por Ally.

Personalidades:
  • Ally Condie - romancista americana;
  • Ally Hills - youtuber americana.
Também são inúmeras as personalidades que usam Ally como nome artístico. Um exemplo é a cantora Allyson "Ally" Brooke (Fifth Harmony).

E atendendo à solicitação de nossa leitora que fez o pedido para falarmos sobre Ally, deixo algumas sugestões de compostos:

Ally Briana
Ally Chantal
Ally Jasmine
Ally Michelle 
Ally Sophie 
Ally Ravena
Ally Zahara

Acham que o grande sucesso de Nasce uma Estrela pode fazer Ally alcançar novos voos ou permanecerá um eterno desconhecido para nossos povos?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Think Baby Names, SPIE, Wikipédia.

16 comentários:

  1. Poxa, eu ainda não vi o filme! Todo mundo está elogiando! A atuação da Lady Gaga e do Bradley no Oscar foi linda e deu muita repercussão xD tanto que ela teve que explicar dps que não eram um casal na vida real!
    Acho que o nome "Ally" aqui,no Brasil, teria o mesmo problema que o nome "Nella", abordado em outro post :/ , pois poderia gerar piadinhas com o nome "Ally vai ali", jav(ali), (ali)express... Tbm acho um ponto negativo ter que ficar corrigindo pronúncia, acho que se pronuncia "é/l/i" né?...mas gosto de nomes que comecem com Ali, como Alice, que pode ser uma das fontes de onde Ally se originou. Aliás, Alice é um nome super em alta no Brasil. Alisson no Brasil é visto pela grande maioria como masculino rs. Os significados em torno de Ally são bonitos, mas o que eu mais gosto é aquele que deriva do nome Alexandre: "defensor da humanidade" - acho um dos significados mais bonitos que existem. Talvez, Aly funcione melhor por aqui como apelido...pelo menos na minha visão, pois tenho muito medo da criança sofrer bullying, então, evito nomes que dão margem para isso.
    A primeira vez que vi "Ali" (acho que a pronúncia é diferente nesse caso) como nome próprio foi no filme Aladin quando o personagem se disfarça de príncipe xD
    Não sabia que o filme era um remake, mas o nome antigo ",Esther" que significa "estrela" faria associação direta ao título do filme xD
    Gostei de todas as informações sobre o nome! O post ficou muitos interessante! Parabéns pelo post!
    Parabéns a todas do blog, a equipe e as leitoras, pelo dia Internacional da mulher! Viva o nosso dia! :D
    Eu vi uma imagem que dizia assim "porque toda mulher brasileira aprende desde menina que lutar e ser guerreira também é ser feminina"! Palmas para cada uma de nós que de "sexo frágil" não temos nada e que não somos fruto de uma "fraquejada", "não viemos do "pé" de "Adão" para sermos subjulgadas/pisoteadas", que lutamos a cada dia contra o machismo tão vil, que em tristes casos descamba em misoginia e que não perdemos,em meio a tudo isso, a nossa sensibilidade e força de viver!!! Empoderadas, donas do próprio nariz e sobretudo livres - assim que devemos ser! :D
    Ótimo final de semana a todas e todos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que lembrei, o meu sobrinho tem uma amiguinha chamada "Jally", eu não sei se o nome é inventado ou se tem alguma origem mesmo, mas pode ser uma opção para quem gosta de "Ally" e tem um pouco de receio de usar. Eu não usaria nenhum dos dois, mas para mamães que gostam é uma opção :)

      Excluir
    2. Faço minhas as suas palvras Fernanda, parabéns pra todas nós! Feliz dia Internacional da mulher!

      Excluir
    3. Olá 😊
      Ainda não tive oportunidade de ver o filme, contudo posso apenas focar-me no seu delicioso artigo sobre o nome. Ally parece-me um nome poderosíssimo e cheia de coragem.
      Também não tinha conhecimento das edições anteriores do filme.
      Tenho de ver 😊
      Contudo o nome é muito bonito e com um significado enorme.
      Um beijinho 😘

      Http://tudosoblinhas.blogspot.com

      Excluir
  2. oi!
    Quero muito assistir este filme :D é maravilhoso, e eu amei este nome Ally é lindo

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme e me emocionei muito nas partes das músicas, foi vibrante a atuação em conjunto com a voz da Lady Gaga.
    Depois acabei vendo pelo youtube que esse é um dos remakes, e me parece que todos os filmes de Nasce Uma Estrela foram bem vistos.

    Brainstorms - Um blog sobre a vida o universo e tudo mais!🎬 🎮 🎧 📚
    Blog Taís Amaral - Meu diário de Beleza💄💅🦄

    ResponderExcluir
  4. Olá. Amei muito seu post, na minha opinião esse nome é lindo. Além disso eu amei o filme, um dos melhores do ano de 2018

    ResponderExcluir
  5. Oi, Patricia!
    Então, tô super a fim de ver o filme, mas ainda não tive oportunidade; confesso até que não sabia sobre esse detalhe do nome da personagem ser Ally. Particularmente eu gosto dele, principalmente agora que sei que uma das suas origens vem de Alice, o meu nome favorito de todos! Adorei saber desse detalhe.
    Como sempre, parabéns pelo trabalho no blog.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito do nome Alice, que inclusive é o nome da minha mãe, mas Ally, apesar de não achar feio, acho que pra ser usado aqui no Brasil não ficaria bem devido a pronuncia que deveria ser algo como "Ély" e se a pessoa for dizer o nome dela de maneira correta, sempre que alguém for escrever terá que ficar soletrando o que acho muito chato...rs pois já passei por isso com o sobrenome do meu ex hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia,

    Eu nunca vi ninguém chamada de Ally, na verdade algumas pessoas me chamam de Ally como apelido e gosto bastante. Jamais tinha pensado nessa possibilidade de nome próprio, mas já anotei aqui como um dos meus preferidos, porque realmente gosto da sonoridade e escrita. Inclusive, preciso assistir ao filme! Adorei o post, como sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi esse filme, pretendo ver em breve. Acho Ally um nome bonito, mas associo imediatamente com a Alison de Pretty Little Liars, o que me faz gostar um pouco menos do nome. Não imaginava a relação com o nome Alice, que é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, amo muito o nome Alice e jamais poderia imaginas que Alisson seria uma versão da idade medieval inglesa.
    Infelizmente ainda não assisti o filme, apesar de ter visto a apresentação dela no Oscar (que foi emocionante).
    Acho que Alison é um nome mais comun, mas Ally aqui no Brasil vai ser bem dificil de superar as Valentinas e Marias 😂🤷

    https://garotanerdgeek.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não assisti o filme Nasce uma Estrela e tá todo mundo elogiando! Tô super curiosa! Adoro nomes diferentes, então adorei Ally, mas acho que não vai pegar no Brasil não rsrs Também acho o nome Alice lindo, já Alison não gosto tanto.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Ainda não assisti o filme mas tenho visto tantos elogios que não me falta vontade de assisti-lo. Esse nome é bem diferente e antes do filme ainda não tinha ouvido falar. É muito bonito mas incomum no Brasil. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, parabéns pelo post.
    Acho esse nome bonito, mas ainda não vi o filme Nasce Uma estrela, mas espero poder vê em breve.

    🤩❤️

    ResponderExcluir
  13. Oiiii
    Minha filha chama Ally! Vou compartilhar seu post com algumas pessoas que têm dúvida! Haha
    Apesar dela ser de 2021 (pós o filme) a escolha por esse nome foi feita em 2014!

    Em uma conversa com o pai dela, conversamos que Ally era um nome que ele gostava, pra filha menina. E eu tenho uma ex patroa que se dividia entre Brasil e EUA e por se chamar Alessandra, lá sempre acabava no Ally(Éli) e também tinha aquele seriado do Disney Channel: Austin e Ally. Então de cara eu disse que aprovava o nome.. Aí em 2018/2019 teve o filme (lindo, por sinal) e em 2022 minha pequena Ally.
    E eu chamo de Ally mesmo (Áli, não alÍ - masculino e árabe).
    Sempre que falo o nome explico sobre as pronúncias, história e referências. É BASTANTE incomum. Maaas vale lembrar que meu menino de 10 anos se chama Enzo e na época causava a mesma estranheza (só tinha o Ferrari e o Celulari) já hj em dia...

    ResponderExcluir