segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Bruna


Bruna é um nome usado por várias etnias, entre brasileiros, portugueses, italianos, hispânicos, eslavos e franceses. Deriva do germânico brun que significa marrom ou armadura, proteção. Na língua italiana BrunaBruno significam literalmente marrom. Foi dado aos seus primeiros portadores/as em referência aos cabelos e/ou tom de pele escuro e, por extensão, Bruna também significa morena.

A primeira versão a surgir foi o masculino Bruno, seu uso inicial remonta à Idade Média. São Bruno de Colônia foi um monge alemão do século XI que fundou a Ordem dos Cartuxos. Como sobrenome pertenceu a Giordano Bruno, filósofo italiano condenado na fogueira pela Inquisição. 

A sua ligação com o mundo das cores é um ponto que me faz admirar Bruna, como já disse no post Nomes de Cores , esse é um tema que me encanta. Marrom é a cor da terra e da madeira, representa o aspecto natural e a estabilidade, solidez. Transmite a sensação de simplicidade, bem como de qualidade e seriedade.

Na França Bruna teve um leve destaque entre os anos 20 aos 50, quando fez parte do Top 500. Na Itália é estimado que existam 181.461 mulheres chamadas Bruna; em 2016 ocupou a posição #644 do ranking italiano. Na Croácia esteve no 90° lugar em 2009. Atualmente tem grande relevância na Catalunha, onde conquistou a colocação #39 em 2016.

Sua presença é impressionante no Brasil, segundo o IBGE é o 14° nome feminino mais popular de todos os tempos com frequência de nada mais nada menos 463.548 pessoas! É mais comum na região sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul. Até a década de 1970 Bruna era incomum, mas a partir dos anos 80 viu seus registros dispararem até atingir seu pico máximo de popularidade na década de 1990. Em minha opinião dois fatores contribuíram para sua disseminação entre os brasileiros: o sucesso na época da belíssima atriz Bruna Lombardi e a presença da protagonista de nome Bruna, uma jovem descendente de italianos interpretada por Elizabeth Savalla, na novela Pão-Pão, Beijo, Beijo (Rede Globo, 1983). Para saber mais clique aqui. Passado seu momento de auge o uso de Bruna caiu, mas ainda continua forte: Em 2017 foi registrado 409 vezes no estado de São Paulo e ainda marcou presença no Top 100 Brasil de 2017 elaborado pelo site Baby Center na posição #100.

Entre os portugueses Bruna demorou a decolar, para terem uma ideia de 1920 a 1980 foi registrado somente 9 vezes, porém encontrou seu lugar no coração do povo lusitano. Em 2016 foi eleito o 57° nome mais popular do país, sendo registrado 142 vezes.

Personalidades:
  • Bruna Linzmeyer - atriz brasileira;
  • Bruna Lombardi - atriz brasileira:
  • Bruna Marquezine - atriz brasileira;
  • Bruna Rossi - ex-atleta olímpica italiana;
  • Bruna Tavares - blogueira brasileira;
  • Bruna Tenório - modelo brasileira.
Bruna tem um ar sempre jovial, é fácil de falar, fácil de escrever, não é um nome propenso a erros de grafia nem ao surgimento de escritas alteradas, ponto positivo. É marcante em sua simplicidade. Outro aspecto a se ressaltar é seu mix de culturas: é um nome de origem alemã que tem o toque quente e alegre dos povos latinos, uma combinação difícil de passar despercebida!

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Símbolos, Nameberry, Nomix, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

17 comentários:

  1. É um nome que me agrada bastante, apesar de não estar entre os meus preferidos.
    Engraçado é que eu conheço duas Brunas e ambas são loiras:) .

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito do nome "Bruna", prefiro Bluma, Bruma, Luma, Luna que são parecidos com o nome Bruna, mas não tão populares.
    Gosto de nomes que se associem a cores também, assim como os nomes que remetem a proteção com o Liv e Amparo - sinceramente não sei porque não gosto do nome "Bruna", mas não consigo me encantar pelo nome.
    Ótimo post! Bem informativo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Patricia, tudo bem?

    Não fazia ideia de que Bruna significava marrom em alguns locais e fiquei realmente surpresa com isso, pois não seria algo que poderia sequer imaginar. Gosto da sonoridade de Bruna, por ser simples e fácil de aprender. Conhecemos muitas Bruna's aqui no Brasil, então realmente é um nome bem popular. Adorei de conhecer mais da origem e da incidência em outros países!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu andei notando um aumento do nome Bruna ultimamente. Assim como seu masculino, Bruna possui uma pronúncia bonita e como vc disse, possui um ar jovial. E as celebridades que citou são tão belas quanto o nome.

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe se chama Bruna e já chamei ela pra ler esse post.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Sempre que venho aqui descubro algo novo, adorei saber que Bruna e marrom/castanho o nome ganhou todo um novo significado para mim.

    ResponderExcluir
  7. Bruna é um nome que eu gosto bastante, inclusive, a minha irmã se chama Bruna.
    Percebi também o quanto o nome vem se tornando comum.. Sem contar que eu nunca iria imaginar que significava "marrom", haha.

    ResponderExcluir
  8. Acho um nome lindo e sempre me perguntei se tinha a ver com a cor de cabelos, já que brunette é morena em inglês. Ou seja, minha intuição estava certa. Surpreendeu saber que é o 14º nome no Brasil. Sempre muito interessante ler seus posts.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse nome, ma confesso que não sabia o significado, muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante, não sabia da ligação com a cor do cabelo rs, de qualquer forma acho bem bonito esse nome.

    ResponderExcluir
  11. Bruna me lembra uma amiga de infância - uma vizinha que vivia as turras comigo pq era bem temperamental... rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de nomes curtos e Bruna é um dos que mais me agrada. Se eu tivesse uma filha, certamente seria uma opção que consideraria. Acho que é a primeira vez que leio um post aqui cujo significado do nome eu já sabia. Mas só conhecia no sentido, de marrom/moreno. Achei legal saber que também pode significar armadura/proteção.

    ResponderExcluir
  13. Bruna é o nome da neta de Marco (mio amore) e ela é um amenina bastante simpática, agradável e gostei de saber a ligação com a cor. Nossa, confesso que nunca imaginaria. rs

    Adorei, enviando o link no 3
    bacio

    ResponderExcluir
  14. Eu cá estou a contar quantas Brunas conheço. E são muitas. Me parece que todo mundo tem uma das seguintes opções com o nome Bruna.
    Parente
    Amiga
    Colega de trabalho/Faculdade/Escola
    Vizinha
    É raro no Brasil vc encontrar alguém que jamais tenha convivido com uma Bruna. Acho que já cruzei com umas 10 ou mais. Uma tornou-se uma grande amiga. E vem dessa amizade o meu apreço pelo nome. No dia a dia é um nome repleto de qualidades, mas não me atrai tanto. No entanto a associação a uma pessoa que gosto o torna bem agradável.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente esse é o meu nome :( Acho a pronúncia tão indelicada... E ainda é um nome que vem com apelidos infelizes

    ResponderExcluir
  16. Bruna é o meu nome, amo ele demais, acho que nome melhor para mim não tinha, e eu com 14 anos, conheço mais duas Bruna's na minha escola kkk, e agora que vi o significado gostei mais ainda do meu nome.

    ResponderExcluir