quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Bruno - Atendendo a Pedidos

Bruno Mars, em criança.

Juntando ao facto de já me ter, de certa forma, interessado por este nome, foi-nos pedido que o abordássemos, portanto, tomei a decisão de escrever sobre Bruno. Este nome é visto por muitos, como um nome que não pertence ao lote de nomes que a maioria considera “bons”, mas, este nome não tem nada de errado, antes pelo contrário. Espero, então, suavizar a vossa perspetiva sobre Bruno.

Segundo o Behind The Name, Bruno deriva do elemento germânico “brun” que significa “armadura, proteção” ou “castanho” (marrom em português do Brasil). Bruno significa portanto protetor ou moreno. Duas ótimas associações. Para mim, é como se fosse um nome italiano, e isso atribui-lhe uma conotação altíssima e para mim, dá-lhe charme, sendo que bruno é a palavra italiana para moreno, como o seu significado. A característica morena é muito apreciada no geral, traz consigo mistério e beleza, despertando curiosidades.

Em Portugal, analisando os dados do SPIE, verifico uma fraca utilização deste nome pelos portugueses até aos anos 70, porém, não considero este nome datado, acho-o intemporal. Confesso que adoraria conhecer, por exemplo, um senhor de idade chamado Bruno dos 3 que nasceram 1939. Atualmente, não é utilizado como foi em 1977, em que nasceram 1983, mas segundo o documento da lista de nomes registada em Portugal em 2015, trazida até nós através do jornal Público, diz-nos que nasceram 173 meninos com este nome.

Em 2014 (onde nasceram 184), analisando a lista semelhante à anteriormente referida, onde constam igualmente os nomes compostos, cito então os que mais me agradaram: Bruno Valentim, Bruno Vicente, Bruno Santiago, Bruno Lourenço & Bruno Xavier. Pondo-os ao lado destes nomes, Bruno é um nome que me parece particularmente bem e enquadrado, olhando-os na mesma perspetiva.

No Brasil, em 2015, no estado de São Paulo segundo os dados da Arpen/SP, nasceram 1415 meninos com este nome, o que me leva a pensar que Bruno é um nome bem mais popular do que em Portugal. Uma alternativa bem fresca no Brasil é também o popular Breno, que arrecada cada vez mais admiradores. Em Portugal, Breno é também uma opção para quem conhece muitas pessoas com este nome e gosta imenso dele e o ponderaria usar.

Pesquisando na Wikipédia, como referências a este nome, destaco o internacional cantor e compositor Bruno Mars, que tem uma voz incrível, e uma criatividade imensa, o que poderá ser mais uma boa razão para a utilização deste nome; para os amantes de comédia portuguesa, cito também Bruno Nogueira. Os clubistas sportinguistas poderão se contentar com Bruno de Carvalho, atual presidente do clube; o ator brasileiro/italiano Bruno Cabrerizo que atua nos dias de hoje em Portugal na telenovela da TVI, A Única Mulher, também poderá ser uma boa referência a este nome.

Este nome que originalmente surgiu como um sobrenome germânico, ainda hoje conquista corações de pais prestes a nomear os seus pequenos rebentos, e espero que assim continue, pois Bruno tem tudo para continuar a ser intemporal.

Concordam comigo?

5 comentários:

  1. Realmente no Brasil Bruno é um nome bastante usado e teve seu auge nos anos 80. É um nome querido por aqui. Considero muito carismático e me passa sempre um ar jovial. Como referência temos tb o ator Bruno Gagliasso, extremamente popular entre os brasileiros :)

    ResponderExcluir
  2. Não é um nome que eu aprecie, mas também não consigo desgostar completamente. Acho-o com uma força masculina muito demarcada, daí me fazer um bocado impressão a versão feminina. É mesmo por causa da sonoridade do "Bru", torna-o pesado a meu ver. Mas é contemporâneo e internacional, por isso acho que é uma boa opção. Curiosamente, todos os Brunos que já conheci são muito carismáticos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto, acho que está se tornando um clássico no Brasil, atravessando gerações.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto é sonoro, é nome do sobrinho do meu marido.

    ResponderExcluir