terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Solara


Vasculhando a lista dos nomes registrados no estado de São Paulo, me deparei com um nome que eu nunca tinha visto e que imediatamente me chamou atenção: Solara. Com singelos registros, Solara me agradou e não consegui esquecê-lo, a imediata associação com o sol me encantou!

Como podem imaginar, o nome Solara é uma elaboração proveniente da palavra solar, que no caso é o adjetivo referente ao sol, a estrela em torno da qual giram a Terra e os outros planetas do sistema solar. A palavra solar vem do latim solaris e significa aquele/a que pertence ao sol. O brilho esplendoroso do astro-rei traz alegria, felicidade! Solara é como o sol: alegre, luminoso, vibrante!

Mas de onde veio Solara? Solara foi um nome criado para modelos de carros, o mais famoso foi o lançado pela marca Toyota, o Toyota Camry Solara, um sedan de médio porte produzido de 1998 a 2008. O nome Solara foi usado anteriormente em um outro  veículo, o Talbot Solara, entre 1980 a 1984. 

Marcado como nome de carros, o jogo virou para Solara em 2010, quando se firmou como nome próprio feminino, através do filme O Livro de Eli, estrelado pelo astro Denzel Washington. Nesta produção, que conta a história de um solitário andarilho, num futuro pós-apocalíptico, a atriz Mila Kunis interpreta um dos papéis principais. Qual o nome de sua personagem? Solara!

Solara é um nome bastante incomum entre lusófonos, o pequeno número de registros em SP é uma comprovação; em Portugal ele não consta na lista de nomes aceitos. Para os portugueses que gostam de nomes ligados ao sol deixo a sugestão de Solana, aprovado em Portugal. Nos Estados Unidos, Solara é um nome de uso recente e seus registros são discretos: o início se deu em 2000, com o registro de 7 meninas chamadas Solara nesse país. Em 2011 houve um pico, com 71 registros (provavelmente por causa do filme O Livro de Eli). De 2000 até 2014, no total ocorreram 324 registros.

Solara é também o nome de um perfume, da Lomani, e segundo a descrição da marca "Solara é o perfume da mulher romântica e misteriosa que se descobre pouco a pouco deixando transparecer sua luminosidade e delicadeza".

A associação com o sol cria uma forte energia para Solara, afinal o sol é o símbolo da vida, dá luz ao mundo. É um elemento presente em muitas culturas, rituais e costumes desde a antiguidade representando a força vital e o poder cósmico; e, por isso, esse símbolo está presente em muitos mitos da criação.

Vejo Solara como um nome vibrante, especial, criativo, um verdadeiro raio de sol que resplandece um intenso brilho dourado. Uma opção muito indicada para pessoas que admiram nomes ligados à natureza. Solara me cativou, é um nome que me remete à dias ensolarados, ao verão, praias, à alegria. Me passa uma energia muito boa. E para vocês, qual o sentimento que Solara transmite? Apreciam esse diferente nome?

Fontes consultadas:

Baby Name Wizard, Baby Names com, Dicionário Aurélio, Dicionário de Símbolos, Village Beauté, Arpen/SP, IRN Portugal, Names Org, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Também me transmite o mesmo, deve ser mesmo pelo início "Sol". Não conhecia, achei interessante.

    ResponderExcluir
  2. A primeira impressão é de estranhamento. Mas parece com Lara, e também parece com Solano. Acho que é usável.

    ResponderExcluir
  3. Amei esse nome, adoro a terminação do meu nome :D. Eu acho super usável!

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse nome, é um nome forte.

    ResponderExcluir
  5. Nome belíssimo, diferente! Amei.

    ResponderExcluir
  6. Esse é o nome da minha pequena que nasceu em março de 2015!
    Acredito que desses 8 registros ela tenha sido a primeira, pois precisamos de autorização judicial para poder registra-la por não constar nenhum nome igual nos registros rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariane,
      agradecemos por compartilhar sua história aqui no blog, nunca imaginei que fosse necessária uma autorização judicial para que o registro de Solara fosse possível. Que bom que não desanimou e manteve firme sua escolha, Solara é um nome muito original e impactante, gostei dele assim que o vi! Parabéns pela bonita escolha e pelo pioneirismo!
      Abraços :)
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Ariane sempre amei este nome Solara. Acho lindo. Hoje estou gravida de uma menina q sera a Solara. Como fez pra conseguir a autorização?

      Excluir
    3. Mentira, porque minha filha IG : @solara.lioficial
      Foi registrada em 2012 e foi a primeira registrada no Estado! E no pais eles ainda estavam de confirmar, e foi passado proposta de patentiamento/ certificado de exclusividade daquele nome . Optamos por nao pagar e seguir a vida , todos criticavam hoje ela ta grande tem 1 musica no nome dela que foi feita pra ela tbm, e foi uma experiencia bacana espalhar esse nome no brasil, ja que ele nao era comum! Mas pra mim esse nome foi feito para ela

      Excluir
    4. Minha filha nasceu em 29 de fevereiro de 2012 anos bissexto e Eu a registrei com o nome de solara e Eu não vejo minha filhas com um outro nome parece q foi feito exclusivo p ela na época nunca ouvi falar a não ser no filme hj além de ainda ser raro já se ouve falar com mais frequência....

      Excluir
  7. Esse nome ouvi a 4 anos atrás e desde então é o nome que será da minha pequena quando ela virá, lindo, lindo <3

    ResponderExcluir
  8. Esse nome é lindo e é o nome de minha filha ,nascida no 04 junho de 2017 na cidade de ITU São Paulo. E escolhi esse nome por amar o filme o livro de Elir.

    ResponderExcluir
  9. Aqui na Bahia só tem com o nome solara a minha rsrs ....o nome e lindo 😀💓

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, eu lembro de Sola (de sapato) e de bolo solado...solara (só lara)...eu amo nomes ligados ao Sol e acho um ótimo literal. Um dos nomes que mais gosto é Marisol (mar + sol). Não vi encanto em Solara, eu tentei ate gostar por se referir ao Sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tava ligado como nome de pessoa, mas gostei, porque Solara é o nome de um single da Smashing Pumpkins e ela em si nem é uma das minhas favoritas da banda, mas gosto muito do clipe.

      Excluir
  11. Dei esse nome a minha filha por causa do filme..assim que ouvi eu disse que quando tivesse uma filha a chamaria de Solara. Ela nasceu em 04/05/2015. Tem um temperamento bem marcante, extremamente decidida no que quer e não desiste das coisas facilmente. Está dificil colocar limites..rs..Alguem ai com uma Solara rebelde?

    ResponderExcluir
  12. Minha bebê nasce em Fevereiro e vamos colocar esse nome, desde que vi no filme, gostei muito,principalmente agora sabendo do significado 🥰

    ResponderExcluir
  13. Colocamos o nome da nossa filha Solara, nascida em 24 de fevereiro 2011. Meu esposo registrou em SP e não teve nenhum problema. O nome caiu perfeitamente nela, pois ela ilumina nossa vida com o sorriso, alegria e criatividade. Nossa raio-de-sol!

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo falando do tal do filme e tal, além da história dos carros, mas eu ouvi a primeira vez esse nome por causa de um clipe da banda Smashing Pumpkins. O nome da música é Solara e desde então eu senti uma coisa estranha e bonita ao mesmo tempo e agora sei o que é. Eu pensei: será que alguém usa Solara como nome de menina? Seria incrível, então digitei no Google e entrei no blog. Top!

    ResponderExcluir
  15. O nome da minha filha e Solara quem escolheu esse nome foi o pai dela acho lindo esse nome

    ResponderExcluir
  16. Se eu tivesse mais uma filha quero Íris Solara.❤️

    ResponderExcluir