quinta-feira, 15 de abril de 2021

Nomes Populares no Brasil - Anos 30

 


Os chamados nomes antigos são aqueles que fizeram sucesso no passado e hoje não mais frequentam os rankings de popularidade. Ficaram guardados no tempo e nas lembranças de memórias longínquas. É de lá que vem nosso top de hoje, da distante e charmosa década de 1930. Claro que temos exceções, alguns nomes voltaram à moda e outros são clássicos atemporais, mas a maioria permanece no baú das antiguidades onomásticas à espera de nova oportunidade para voltar a brilhar.


Top Feminino:

  1. Maria
  2. Ana
  3. Francisca
  4. Terezinha
  5. Antônia
  6. Josefa
  7. Raimunda
  8. Tereza
  9. Rosa
  10. Luzia
  11. Joana
  12. Nair
  13. Aparecida
  14. Benedita
  15. Sebastiana
  16. Rita
  17. Helena
  18. Luiza
  19. Elza
  20. Alice
Top Masculino:
  1. José
  2. Antônio
  3. João
  4. Francisco 
  5. Manoel
  6. Pedro
  7. Sebastião
  8. Raimundo
  9. Luiz
  10. Geraldo
  11. Joaquim
  12. Manuel
  13. Benedito
  14. Paulo
  15. Luís
  16. Carlos
  17. Nelson
  18. Mário
  19. Osvaldo
  20. Severino
Fonte Consultada:
IBGE

12 comentários:

  1. Nota-se bem a diferença entre nomes datados no Brasil e em Portugal. Muitos desses nomes seriam considerados frescos e modernos em Portugal, e imagino que os contemporâneos do meu país seriam mais do estilo de Maria Augusta, Fernando...
    No top masculino não há nenhum que eu usaria, mas no top feminino sim:
    Francisca
    Luzia
    Nair
    Rita

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elza, Helena e Rosa também são lindos nomes. O meu preferido é Rita.
      Não tenho apreço por Francisca; me parece enfadonho.

      Excluir
  2. Eu gosto muito do nome "Rita". Me remete a mulheres fortes, e ao mesmo tempo graciosas.

    ResponderExcluir
  3. Ana, Rosa, Rita, Helena e Alice são lindos. Os dois últimos estão na moda no Brasil outra vez. E Ana permanece. Maria, não gosto porque...há muitas! Se fosse homenagear Nossa Senhora, escolheria Myrian.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai nasceu em 1930 e se chamava José. Pelo excesso que tivemos desse nome, eu usaria Joseph.

    ResponderExcluir
  5. Prefiro o nome turco = volhim rabhá

    ResponderExcluir
  6. Detesto todos esses nomes masculinos e femininos . Credo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de muitos Carlos Joana Paulo João Alice Helena Maria temos que sabe cada nome tem o significado que adiantar colocar nome Americanizado que nem sabe pronunciar

      Excluir
  7. Só nome de véio.. mas bóta véio nisso tá loko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pesquisou nomes da década de 30 e tá esperando um: Noah, Allan, Lynn?

      Excluir
  8. Pois acho que tem nomes lindos .

    ResponderExcluir