segunda-feira, 5 de abril de 2021

Ayana - Atendendo a Pedidos

 


Gosto quando um nome possui diferentes raízes e significados, denota um mix de culturas enriquecedor. Esse é o caso de Ayana, nome de apelo multicultural compartilhado por diferentes etnias. 


As origens de Ayana são diversas:

  • Pelo ponto de vista africano é um nome etíope que tem como significado bela flor ou flor eterna;
  • A grafia Aiyana é por vezes considerada nativa-americana tendo o significado de desabrochar, mas na verdade é uma variação ortográfica do Ayana africano;
  • É um nome árabe que significa olhos grandes. Indica meninas perceptivas e inteligentes. Deriva da raiz AIN-YN (olhos), usada em muitos lugares do Alcorão;
  • Também pode ser derivado de outra raiz, AYN, e nesse caso significaria tempo, era, época;
  • Pode ser uma outra grafia para o nome persa Ayaneh que significa inspiração;
  • Em sânscrito significa caminho, direção, sendo uma associação à jornada de vida de uma pessoa;
  • Tem ainda origem japonesa, onde dependendo do kanji utilizado (ideograma de escrita) o mesmo nome pode ter diversos significados. Um dos atribuídos à Ayana é decorada com muitas cores brilhantes.
Podemos notar que nenhum dos significados de Ayana desaponta. São todos bonitos e cativantes!

Quanto às formas de escrita, suas variantes são Ayanna, Aiyana e Aiyanna.

Curiosidade: Ayana é o título de um conto de Stephen King lançado em 2007. A protagonista é uma menina cega de sete anos que possui misteriosos poderes de cura.

Ayana fez sua estreia nos tops de nomeação dos Estados Unidos no final dos anos 70, depois desapareceu ressurgindo nos anos 90. Ainda assim é um nome incomum no país, a existência de tantas grafias concorrentes impede seu crescimento. É estimado que existam 10.783 mulheres chamadas Ayana nos EUA, sendo em 2006 o pico de nascimentos (405). A escrita Ayanna é um pouco mais requisitada, já que sua frequência é de 15.132 registros até hoje.

Como já era de se esperar, Ayana é raríssimo no Brasil. Segundo o IBGE sua frequência em todo o país é de 524 pessoas, com maior ocorrência de nascimentos em Pernambuco. Foi introduzido na década de 1980, atingindo seu auge nos anos 2000. Outras grafias também estão presentes e são essas as suas frequências: Ayane (1.075), Ayanne (398), Ayanna (135), Aiane (2.259), Aiana (850), Aianne(57), Hayanne (265), Haiane (400), Hayana (204), Haiana (162), Hayanna (96).

Foi recentemente aceito em Portugal, sendo mais incomum ainda. Mesmo assim, Ayana conseguiu 6 registros em 2018 e Ayanna foi registrado 1 vez.

Personalidades:
  • Ayana - cantora e compositora japonesa;
  • Ayana Jackson - fotógrafa e cineasta americana;
  • Ayana Sakai - atriz japonesa;
  • Ayana Taketatsu - dubladora japonesa;
  • Ayana Walker - jogadora de basquete americana;
  • Almaz Ayana - atleta olímpica etíope.
Ayana é ao mesmo tempo exótico e familiar, pois apesar de diferente lembra nomes bastante conhecidos como Aryana ou Dayana. Pode ser uma opção atraente para pais que desejam honrar sua ancestralidade.

Já conheciam Ayana?

Fontes Consultadas:
Behind the Names, IBGE, IRN, Nameberry, Name-Doctor, Names Org, Quranic Names, Wikipédia.

31 comentários:

  1. Eu já ouvi falar de uma moça chamada Ayana aqui em Maceió. É um nome muito raro e pra mim, beirava a invenção. Além de lembrar Dayana e Aryana como vc citou no texto, me vem a mente vários outros nomes, como por exemplo: Yana (e), Mayana(e), Nayana(e), Layana(e), Tayana(e), Rayana(e), Kayana(e) e Kaylane.
    Enfim, Ayana parece um sufixo super comum entre vários nomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ayla tb pode passar essa impressão, basta lembrar de Layla, Tayla, Kayla, Nayla...a diferença é que esses não são nomes tão comuns como os com final em Ayana.

      Excluir
  2. Que descoberta linda! Gostei muito do nome, vai para a minha lista.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. É verdade que, em Portugal, há uma lista de nomes permitidos à qual os pais têm de se ater ao escolher nomes para seus filhos? No post, diz que o nome foi aceito em Portugal e lembrei de perguntar. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existe, só que agora está muito mais abrangente e flexível. Até 2017 era mais restritiva, infelizmente. Aqui nesse post há mais informações

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/11/nomes-aceites-em-portugal-novas.html?m=0

      Excluir
  4. Haha, meu nome (ɔ◔‿◔)ɔ ♥

    ResponderExcluir
  5. O nome Ayana é muito lindo, quando tive minha filha eu e meu esposo começamos a procurar nomes na internet e encontramos Ayana, achamos lindo e ficamos em dúvida entre Ayana e Stella, então ficou: Stella Ayana.Acho que combinou, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou fã de nomes compostos, mas acho que Ayana Stella fica melhor! Se não,o "a" final de Stella se junta com o primeiro "a" de Ayana e fica parecendo um nome só...

      Excluir
  6. O nome da minha filha é Ayanna ❣️
    Ela tem 20 anos

    ResponderExcluir
  7. valha que legal! tava tentando lembrar o kanji do meu nome e seu blog apareceu! mt interessante

    ResponderExcluir
  8. Eu estou em dúvida entre Ayana e Anaya para dar a minha princesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive uma professora de Educação Física com o nome Anaia. Eu achei muito diferente na época. Na verdade, ainda acho rs.

      Excluir
  9. Ayanna tem outro pra colocar juntos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem Stella como já disseram mais acima. Mas se gostar, use como segundo nome, senão a pronúncia será Stellayanna, como se fosse um nome só. Já que Stella já tem dois L, acho melhor Ayana Stella, para o composto não ficar pesado, com "muita informação", muito enfeitado.

      Excluir
    2. Mas, se ainda assim preferir Ayanna Stella, use. Apesar de eu preferir apenas Ayanna neste caso, pois já é diferente.

      Excluir
    3. O da minha filha é Sarah AYANA

      Excluir
  10. Achei lindo esse nome pra minha filha, mas minha sogra e cunhadas não gostaram, fico pensando em mudar por causa disso. 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A filha é sua .sua escolha.
      Minha irmã vai colocar esse nome 🤗
      Na minha família nomes diferentes.
      Muryelle,mosabelly e Monalisa.
      Agora vem uma ayanna.
      Cada 1cm sua escollha

      Excluir
    2. Não sei como você não escreveu Minalysa.

      Excluir
    3. Ops, Monalysa* (erro de digitação)

      Excluir
  11. Tem o bom de escolher nomes diferentes (ayan Kayque,Ana kaynara,agrse for menina e ayana kayra (la),menino ayron kayo,vc o q dizem pra mim ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horríveis. Por que sempre tem que ter Y? Acho horrível enfeitar assim.

      Excluir
  12. Eu tenho uma Ayana Heloísa hoje com 11 anos e muito raro acha alguém com esse nome ela fica brava pois também ao pronunciar muitas pessoas pronunciar erado e muitos acham estranho mais quando escolhi eu escolhi pelo significado (BELA FLOR ) e acho lindo pois aqui em Porto velho não encontramos outra Ayana ainda só tem a minha que eu saiba 😍💗

    ResponderExcluir
  13. Meu filho se chama Ayanã que há um significado em tupi que é o primeiro a chegar.

    ResponderExcluir
  14. Não sei qual nome combina com ayana

    ResponderExcluir