segunda-feira, 29 de março de 2021

Domênico

 


Tenho uma queda por nomes italianos e mais ainda se forem longos, acho que transmitem elegância e personalidade com a adição do carisma italiano. Alguns exemplos: StefanoGianluca, FrancescoVincenzo, entre outros, para mim belos e imponentes nomes. Domênico vem nessa onda, é um nome marcante que nunca passa despercebido e dificilmente é esquecido. 


Domênico ou Domenico (grafia original) é a versão italiana de Domingos, nome que vem do latim Dominicus e significa do Senhor. Era tradicionalmente dado a crianças nascidas no domingo, assumindo assim o significado de consagrado a Deus


Vários santos têm esse nome, incluindo o fundador da ordem dos frades dominicanos, Domenico di Guzmán (Domingos Gusmão). Foi em homenagem a esse santo que o nome foi usado pela primeira vez na Inglaterra no século XIII, em sua versão inglesa Dominic. É utilizado principalmente por católicos.


Foi o nome de grandes artistas ao longo da História, incluindo pintores, compositores e escultores. Entre eles está Domenico Veneziano, pintor renascentista italiano, um dos principais inovadores da pintura no início do Renascimento, na cidade de Florença. Madonna e o Menino com Santos é sua obra-prima (veja aqui). Nos tempos modernos está associado ao estilista Domenico Dolce, que junto com Stefano Gabanna é fundador da casa de moda Dolce & Gabanna.


Suas variantes são: Domingos (português), Domingo (espanhol), Dominic, Dominick (inglês), Dominik (alemão, eslovaco), Dominique (francês). Todas as versões são masculinas, com exceção de Dominique, que é unissex.


É um nome comum em todo território italiano desde a Renascença, quando ocupou a posição #8 em 1427. A maior concentração de portadores encontra-se nas regiões meridionais. Ao longo do século XX esteve constantemente no Top 13. A partir de 2000 passou a figurar no Top 50. Cerca de 452002 pessoas se chamam Domenico na Itália, sendo o 22° nome mais usual no país.


Uma curiosidade sobre Domênico nos remete ao adjetivo Meneghino. Este termo é usado para para indicar tudo relacionado a região da Lombardia. Na verdade, Domenegh, a variante lombarda desse nome, deriva do diminutivo Meneghin. Este termo, na língua italiana, pode ser traduzido como Meneghino, que é o nome da famosa máscara de carnaval da cidade de Milão (saiba mais aqui).


No Brasil sua frequência é de 1043 pessoas, a maioria nascida na década de 1930 (possivelmente em reflexo da imigração italiana) e residente no estado de São Paulo. É uma frequência pequena comparada à de outros nomes italianos mais bem sucedidos entre os brasileiros, o que pode mudar por conta da presença de Domênico como nome de um dos protagonistas da novela Amor de Mãe (Rede Globo, 2020/21). 


Nessa produção Domênico é o filho roubado de Lurdes, mulher simples e de grande fé que nunca desistiu de encontrá-lo. Na nova família seu nome muda para Danilo. Posso estar enganada mas acho que a escolha dos nomes não foi por acaso: Domênico (consagrado a Deus), Lurdes (referência a Nossa Senhora de Lurdes), Danilo (Deus é meu juiz), além do paralelo com a pintura Madonna e o Menino com Santos. 


Em Portugal é praticamente inexistente.


Domênico é um nome que vai além da herança italiana, é refinado, tem presença e carrega uma certa sensibilidade espiritual por sua vertente religiosa. A ligação com o domingo acena com a alegria de um dia ensolarado, afinal é um sunday!


Acho que Domênico pode alcançar voos mais altos, até pela divulgação na novela. E vocês, que opinião têm sobre esse nome tão dominical?


Leia também:

Nomes Italianos Masculinos


Fontes Consultadas:

Behind the Names, IBGE, Il Giardino Degli Illuminati, Nameberry, Nomix, Vírus da Arte, Wikipédia.

12 comentários:

  1. É um nome demasiado antiquado para mim, e creio que pela mesma razão dificilmente se popularizará em Portugal.
    De facto, não consigo gostar de Domingos nem de nenhuma das suas variantes. Não gosto nem da sonoridade nem do significado.
    Mas para quem gosta, acredito que Domênico seja uma descoberta interessante. Sempre soa mais fresco e menos literal que Domingos.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito Domênico mas Dominique é chique, a melhor versão do nome.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Angélica. Gosto de Dominique, mas apesar de ser unissex, associo mais como um nome feminino, acho que por conta de Monique. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Lindo nome! Amo os apelidos Dom, Nico e Nick ❤

    ResponderExcluir
  5. Domenico Savio (São Domingos Savio, um querido). Mas, não colocaria no meu bebê.

    ResponderExcluir
  6. Descobri esse nome na novela Amor de Mãe, antes não conhecia. Não ha nada de errado com ele, mas eu não gosto, acho a sonoridade feia. Não acho que tende a ficar popular.

    ResponderExcluir
  7. E daí quem não gosta desse nome Domenico ?
    Gosto é igual a nariz acho lindo esse nome e se pesquisar as pesssoas com esse nome poxa são pessoas altamente elevadas a inteligência e a uma posição maravilhosa de caráter se tiver um filho será Domenico com certeza e fora a tradução linda o dia do senhor o dia a qual ele descansou e viu que tudo estava maravilhosamente perfeito 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está enganada: o dia de descanso do Senhor é último dia da semana, ou seja, o sábado! Foi alterado para domingo pelo imperador Constantino e depois foi adotado pela igreja Católica, mas isso não altera o dia bíblico que, inclusive, é adotado pelos judeus e pelos membros da Igreja Adventista até hoje.

      Excluir
    2. Tenho total certeza que o adventista que reclamou aqui não crê na Ressurreição, a qual se deu um DOMINGO!
      Quanto ao nome, acho perfeito... Se tivesse um filho daria-lhe sem dúvidas o nome de Domingos Sávio... Quando esse glorioso santo adolescente soube de São João Bosco, seu diretor espiritual, o que significava o seu nome, ao ouvir que era “do Senhor”, alegremente respondeu: “Quero e devo ser do Senhor. Quero fazer-me santo e estarei infeliz enquanto não for santo.”

      Excluir
  8. No dia que conheci o então meu marido, ele me disse: um dia terei um filho e ele se chamará Domenico, não sei aonde eu já tinha ouvido, acho que em alguma produção italiana. Achei um pouco estranho, nome de velho mesmo, mas gostei pq era diferente. Qdo adolescente ele tinha jogado bola com um Domenico, conheceu o nome e gostou. Enfim, temos nosso Domenico, uma criança esperada e iluminada, enfim acho que o nome combina com ele, espero conseguir imprimir nele a essência e a blz do seu nome. Eu gosto, e isso bast rs

    ResponderExcluir