quinta-feira, 3 de setembro de 2020

As Marias - Maria Eduarda


Na nossa rubrica As Marias não poderia faltar Maria Eduarda, o Top 1 do Brasil! No ano passado desbancou todos os concorrentes femininos (entre nomes simples e compostos) ocupando confortavelmente seu lugar no trono do nome mais popular entre todos os populares. 

A origem de Maria é hebraica e seu significado é senhora soberana. Já Eduarda tem origem germânica e significa guardiã da riqueza. O significado de Maria Eduarda seria então senhora soberana guardiã da riqueza. Um significado forte que pode indicar riqueza não apenas no sentido material, mas sim riqueza de amor, bondade e compaixão. Gosto de pensar assim.


Como mencionado, segundo o Portal da Transparência, Maria Eduarda foi o nome feminino mais registrado no Brasil em 2019, com um total de 12063 nascimentos (veja aqui).  Houve um decréscimo em relação a 2018, quando atingiu 15760 registros, mesmo assim se manteve no topo. Mas o que terá contribuído para que Maria Eduarda se tornasse um composto tão popular?


Até o final década de 1980 Eduarda era um nome inexistente no Brasil, mas tudo mudou a partir de 1989, quando estreou na Rede Globo a novela Top Model, protagonizada por Malu Mader. A atriz interpretava a modelo Duda Pinheiro (Maria Eduarda Pinheiro). Apesar da personagem ser tratada na trama sempre por Duda, a exposição foi suficiente para Eduarda deslanchar e subir posições nunca antes alcançadas nos rankings brasileiros. O caminho estava aberto.

Então chegamos em 1997 e mais uma novela icônica chega às telas: Por Amor. A trama narrava as desventuras de Helena e a troca de bebês entre ela e sua filha Maria Eduarda (interpretada por Gabriela Duarte). Eis que de novo Maria Eduarda surge na grande mídia, mas agora não apenas como Duda ou Eduarda e sim Maria Eduarda. O composto se consolidava cada vez mais. Em 2001, também na Rede Globo, é a vez de Maria Eduarda (vivida por Ana Paula Arósio) sair das páginas dos livros direto para as telinhas na adaptação de Os Maias, o clássico de Eça de Queiroz. Cada vez mais ouvido e cada vez mais querido, Maria Eduarda é o composto que encanta pais e mães desde os anos 90 até hoje.

Personalidades:
  • Maria Eduarda de Carvalho - atriz brasileira;
  • Maria Eduarda Machado - atriz brasileira;
  • Maria Eduarda Miccuci - atleta brasileira de nado sincronizado.

Maria Eduarda é um composto que transmite elegância e requinte aliados ao ar contemporâneo, decerto por seu uso recente no Brasil (em Portugal data de 1880 e diante). Acredito que para os fãs de compostos com Maria sempre será uma opção a ser lembrada.

Gostam de Maria Eduarda ou acham que a alta popularidade o desgastou?

Fontes Consultadas:
Associação Amigos da Torre do Tombo, Portal da Transparência, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Não gosto tanto de Eduarda. Prefiro Eduardo. Acho mais melódico e charmoso. Já não acho Eduarda bonito e a alta popularida só piorou...só no meu círculo de amigos e familiares, nasceram 3 no último ano!
    Não gosto muito do nome, mas a foto do post está linda!

    ResponderExcluir
  2. Como amo esse nome!!! Mas gosto da composição, apenas Eduarda não me agrada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Maria Eduarda às vezes aqui é tratada por Madu. O apelido acho legal, só o apelido mesmo. Maria Eduarda é muito, muito popular, perde o encanto...

    ResponderExcluir
  4. Eduarda é na minha opinião mais charmoso.
    Não sou muito fã de nomes compostos, admito.

    Aproveitando, queria sugerir uma análise de um nome que à tempos chama minha atenção: Magnólia.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de Maria, acho sem graça, e Eduarda acho bem grosseiro. Nunca gostei do composto Maria Eduarda, acho que não combina de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  6. Quando passou a novela Top Modelo eu tinha dez anos e já amava a Malu e o Taumaturgo. Por causa da novela eu sempre dizia na escola que meu nome era Cristiane Eduarda Kkkkkkk e sempre dizia que quando eu tivesse uma filha seria Maria Eduarda.tive um menino que se chama Leandro estou tentando a segunda gestação,quem sabe a Duda vem. Lindo post!

    ResponderExcluir