segunda-feira, 4 de maio de 2020

Qual é o melhor nome - Alice vs. Laura


Tenho de confessar que a minha intenção inicial não era fazer este duelo, mas sim Alice vs. Alícia e Lara vs. Laura. No entanto, a minha ideia mudou por ter uma preferência disparada por Alice e Laura e pensar que esta disputa seria muito mais complicada. Vejamos, não basta gostar só de onomástica, ainda penso em pares perfeitos e no meu parecer Alice & Laura são um par mais do que perfeito. É um par que me faz suspirar de tão bonito que é. São ambos nomes com 5 letras (o que para mim está ótimo, adoro nomes com 5/6 letras) e que apesar de serem imensamente usados fazem parte daquele grupo de nomes muito populares que até era capaz de usar por gostar tanto.

Alice é doce, romântico, elegante e Laura é alegre, divertido, descontraído. Ambos são nomes que envelhecem bem e não deixam ninguém envergonhado. 

Alice é um antropónimo de origem germânica que significa a de nobre linhagem e Laura significa loureiro e é um nome de origem latina.

Em Portugal, em 2018, Alice foi registado 936 vezes, posicionando-se no top 7 e Laura ficou 10 lugares abaixo com 719 registos. 

No estado de São Paulo, em 2017, Alice foi o nome escolhido para 8776 meninas e Laura foi a escolha para 5795 recém-nascidas. 

Já deu para percebem que estamos perante dois nomes titãs, com uma aceitação enorme nos nossos países. A questão que fica é: Qual preferem? 

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP.

16 comentários:

  1. Eu amo muito o nome Alice por conta do livro “Alice no país das maravilhas” amei saber mais sobre cada nome <3

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, eu amo esses dois nomes, mas Alice para mim é o vencedor! Me atinge de tal forma ouvir a sutileza das letras a formar o sim final da palavra! Soa suave e, para mim, ao mesmo tempo ousado (talvez por conta da Alice do País das Maravilhas, não sei!). É o meu queridinho entre os dois!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia do significado de Alice, apenas pensei nesse nome para a minha última personagem por causa do livro de Carrol. A minha personagem vive enclausurada dentro de um sonho e ele a leva a ruína. Ela queria ser feliz, casar, ter filhos. Ser a esposa de alguém. Ser amada, mas ao passar pela toca do coelho, caiu e caiu e caiu, como a Alice no país das maravilhas.
    Gosto do significado e prefiro Alice a Laura. Minha personagem era doce, meiga, romântica... e tola também. rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é tonta só pq queria casar e ter filhos? Então sou tonta também! Me sinto muito realizada sendo esposa, mãe e dona de casa.

      Excluir
  4. Eu gosto muito de Alice, já Laura não é nem de longe um dos meus favoritos. São dois nomes que estão em alta mas que p mim provocam efeitos postos: quanto mais eu escuto Alice, mais eu amo e quanto mais escuto Laura, mais aversão me dá, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Alice é um dos meus nomes favoritos por conta do clássico Alice no País das Maravilhas. Também amo as variações do nome: Alícia, Alyssa, Alison, Alísia, Alessia... lembro de uma época que eu ficava realmente procurando por mais variações, mas só encontrei essas hehe.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto nada de Alice. Me soa mal e lembra Helice, alicie, alce :v
    Então voto em Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nunca fiz essas associações com Alice '-'

      Excluir
  7. Dois nomes titãs e dois nomes que acho lindos e chiques!!!
    Realmente é o par perfeito: Alice e Laura. Mas se tivesse que escoher somente um, ficaria com Alice. Amo!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Não preciso nem pensar muito para responder. Alice é um dos meus nomes favoritos, se um dia eu tivesse uma filha o nome provavelmente seria Alice. Acho lindo, leve, curto, simples, sonoramente agradável, enfim tem tudo que um nome precisa para me agradar. Alicia também gosto, mas entre os, sempre vou escolher Alice. Já Laura eu acho simpático, mas por algum motivo associo como nome de mãe ou de vó (sei lá eu porque). Lara acho bonitinho, mas também não vejo nada demais. Apesar dessa percepção estranha que tenho do nome Laura, também acho que combina com Alice.

    ResponderExcluir
  9. Uau, não sabia que ambos os nomes eram tão usados :O Na verdade, vejo muitas Lauras e poucas Alices por aí, mas ainda assim, me surpreendi com os números.
    Gosto dos dois nomes, mas Alice sempre foi meu queridinho (junto com Sophia)
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu cá já gostei mais de Alice. É um nome bonito de fato, mas hoje se eu tivesse que escolher entre ambos hoje. Seria: Laura.

    ResponderExcluir
  11. Alice, sem dúvida. Acho Laura, feinho e sem a menor graça.

    ResponderExcluir
  12. O campeão de exclusividade hahhahah
    Sqn Chuvas de Helenas Alices e Liz eu tenho visto!Esse ano de 2021 o podio fica 1 Liz 2 Helena 3 Alices...Isso me faz entojar do nome por mais lindo que seja,e o fato da ligação direta a Alice no país das maravilhas...O que me faz pensar que quem tem este nome Alice ,tem que se parecer ou lembrar a personagem em traços fisicos,o que se ve ao contrário muitas vezes.Sou fã de nome que faz juz a pessoa...Tipo Clara uma menina clara,Melanie uma parda e negra

    ResponderExcluir
  13. O nome da minha filha é LAURA ALICE, e foi o meu marido que escolheu esses dois nomes.

    ResponderExcluir