quarta-feira, 19 de junho de 2019

Nomes Hispânicos Femininos - Atendendo a Pedidos



Ontem expliquei como é a tradição de se dar um nome nos países hispânicos, e se ainda não leram esse post corram lá para ficarem a saber tudinho!

Desta vez vou partilhar com vocês a minha seleção de lindos nomes hispânicos femininos. Espero que vos inspire!

  • Adoración - adoração;
  • Agustina - venerável;
  • Aitana - nome de uma montanha espanhola;
  • Alma -  nome literal;
  • Alondra - cotovia;
  • Amaya - lugar agradável;
  • Araceli - altar do céu;
  • Benita - abençoada;
  • Belén - casa de trigo;
  • Blanca - branca;
  • Candelaria - arder, vela;
  • Carmelita - vinha de Deus;
  • Catalina - cada um dos dois, pura e casta;
  • Cayetana -  aquela que é de Caieta;
  • Consuelo - consolação;
  • Dolores - dores;
  • Dulce - doce;
  • Encarnacion - encarnação;
  • Esperanza - esperança;
  • Evelia - respirar, viver;
  • Fidela -  fiel;
  • Gracia - graça;
  • Guadalupe - rio de lobos
  • Itzel - senhora do arco-íris;
  • Juana - graça de Deus;
  • Leyre - pertencente a uma legião;
  • Leona - leoa;
  • Luján - local de pasto;
  • Mariángel - aglutinação de Maria e anjo, que significa senhora soberana angelical;
  • Maribel - aglutinação de Maria Isabel, que significa senhora soberana a Deus jurada;
  • Maricruz - aglutinação de Maria e Cruz, que significa senhora soberana da cruz;
  • Maritza - diminutivo de Maria que significa Senhora soberana;
  •  Marisol - aglutinação de Maria Soledad, que significa senhora soberana da solidão ou junção de mar e sol;
  • Milagros - milagres;
  • Mercedes - misericórdia;
  • Nereida - ninfa, criatura do mar;
  • Núria - lugar entre colinas;
  • Odalis - riqueza;
  • Paloma - pomba;
  • Piedad - piedade;
  • Pilar - nome literal;
  • Reina - rainha;
  • Rocío - orvalho;
  • Soledad - solidão;
  • Triana - significado desconhecido;
  • Ximena - ouvinte;
  • Xiomara - combate célebre;
  • Yadira - significado desconhecido;
  • Yamila - bela;
  • Yessica - contemplar;
  • Zoraida - mulher encantadora.


Foi muito difícil selecionar somente alguns nomes porque tenho uma queda por nomes hispânicos e pelo espanhol, por isso pretendo fazer uma segunda parte com mais nomes ainda.

Os meus favoritos desta lista são Aitana e Ximena, usaria ambos. 

E vocês? Quais são os vossos favoritos?

Para Nomes Hispânicos Masculinos clique aqui

Claudia Barata 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, O Blog dos Nomes, Wikipedia.

    18 comentários:

    1. Gosto de Dulce, acho bem doce mesmo rsrs, Marisol, Paloma e Rocío (gosto da pronúncia em espanhol, mas não acho usável no Brasil). Um outro nome que acho bonito e acredito que seja bastante usado nos países hispânicos é Lúcia.
      Parabéns pelo post! Abraços.

      ResponderExcluir
    2. Adoro Dulce acho tão lindo é fofo !! Dos outros citados gosto de Paloma , Agustína, ximena, nuria, milagros , soledad , ximena ..enfim vários citados . Que interessante Yessica e Yamila nunca tinha escutado falar !!
      Esperei muito por esse post e amei . Bjs

      ResponderExcluir
    3. Os nomes hispânicos tem uma magia maior que os outros... são belos.
      Marisol é um nome que gruda nos ouvidos de forma alegre e agradável.
      Ximena tb me chama atenção mais que seu correspondente em português.
      Gostei bastante do post.

      ResponderExcluir
    4. Nossa, quantos nomes hispânicos existem. Eu conheço alguns, pelo fato de ter assistido muita novela mexicana nos anos 90, adorava!!! Gosto muito de Dulce, mas Esperanza e Guadalupe são nomes bem hispânicos, nos faz lembrar desses países.

      ResponderExcluir
    5. Nossa quantos nomes bonitos e criativos! Adorei todos eles, eu super fácil colocaria eles em alguns gatinhos kkk
      Alguns desses nomes eu já conhecia por causa de livros escritos por pessoas que admiram essa cultura e tal, e sempre acho esses nomes tão fonéticos né?! Uma delicia!

      ResponderExcluir
    6. Gostei de vários, e como sou escritor, acho que encontrei uma fonte para procurar por nomes para os meus personagens... Quem sabe meu próximo livro não terá uma Yessica ou Maritza hein!!!
      Abraço!

      ResponderExcluir
    7. Aiiiiii, eu adoro vir aqui, genteeee! Amei essa postagem! creio que por eu escrever... sei lá! E essa postagem me fascinou! Adoración, Amaya, Carmelita, Blanca, Dulce, Alma...Me inspiro muito aqui! Parabéns e obrigada mais uma vez! Beijos!!!

      ResponderExcluir
    8. Quantos nomes bonitos! Apesar que eu gosto muito do idioma espanhol, talvez por isso tenha gostado tanto dos nomes. Paloma e Pilar são bem bonitos, não sabia que tinham origem hispânica. Também gostei muito de Alma, Blanca e Dulce. Achei legal também reconhecer vários nomes do post por conta das novelas mexicanas rs

      ResponderExcluir
    9. Gosto muito do seu blog, eu tenho aprendido muito o significado de cada nome!
      Gostei muito de saber desses também e me deixou um pouco curiosa e surpresa por saber de cada um

      ResponderExcluir
    10. Oi Claúdia! Eu to aqui, já querendo correr pro post sobre como os nomes são dados hahaha. Achei a lista bem legal. Vários deles me lembraram as novelas mexicanas que eu tanto vi durante a vida hahaha *SBT reinava*. Acho que Dulce é mais lindo. Sempre gostei muito desse nome!
      Ameeeeei essa matéria. Beijos
      https://almde50tons.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    11. Olá!!!

      Eu amo quando vocês trazem nomes totalmente diferente dos usuais. Amei a lista de nomes hispanicos. Meus preferidos são Esperanza, Alma e Dulce. Usaria fácil!!!

      Grande beijo,
      https://almde50tons.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    12. Se eu pudesse ter mais uma filha com certeza o nome seria Dulce, acho esse nome uma doçura hehehe...mas claro que tem alguns outros nomes bem legais.

      ResponderExcluir
    13. Que coisinha mais foooofaaa Maribel, mas acho que aqui é marca de biscoito (pena)! Gosto muito de Araceli, Marisol e Dulce (mas tem que ser composto com Maria). Acho Amparo tbm hispânico e adoro e seria lindo para um par de irmãs junto com Pilar!
      Guadalupe, Lupe, Lupita tbm possuem brilho!
      Nomes que tbm considero hispânicos são Carmem, Alba e Talía (na pronúncia).
      Nomes hispânicos são alegres, cheios de vida e alguns tem uma carga dramática que conferem uma potência enorme ao nome!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acabei de descobrir que Araceli é nome de anticoncecional 😦😦😦😭😭😭 eu tinha gostado tanto do nome :/

        Excluir
      2. Voltastes? senti sua falta...
        Sobre essa mania sem graça de colocar nomes próprios em coisas e remédios é como se fosse uma armadilha, são tantos e tantos que dá raiva... rs

        Excluir
      3. É que estou estudando pra fazer uma prova mto difícil esse mês e se deixar eu me perco aqui no blog kkkk dai eu evito ate mexer na internet e viro um bicho das cavernas kkkk sente uma falta imensa do blog e de vocês que já tenho no coração ♡
        Sim, tbm descobri que Amélia é nome de doença...acho super idiota isso :/ é como você disse "como se fosse uma armadilha" e eu tinha gostado tanto de Araceli, pq lembra Arabella que seria o nome da bebê da Jaqueline Kenedy.

        Excluir
      4. Senti***
        Corretor é um problema sério kkk

        Excluir