segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Nomes da Lua


A lua com sua beleza misteriosa e sensível é uma poderosa fonte de inspiração para criação de músicas, poemas, obras literárias e, por que não, também pode ser para a escolha de um nome. Preparamos uma lista com nomes que estão ligados à lua, seja por significados ou por alguma associação, esperamos que gostem!

Femininos:
  • Ayla - luz da lua (turco);
  • Aylin - halo da lua (turco e arzebaijão);
  • Ártemis/Artemisa - deusa grega da lua;
  • Artemísia - variante de Ártemis/Artemisa;
  • Chantrea - luz da lua (khmer);
  • Cíntia - usado como epíteto para a deusa Ártemis;
  • Diana- deusa romana da lua;
  • Jaciara - senhora da lua (indígena);
  • Jacira - mel da lua (indígena);
  • Kamaria - lua (africano);
  • Kiana - versão havaiana de Diana;
  • Livana - lua (hebraico);
  • Lua - satélite natural da Terra (literal);
  • Luana - aglutinação de Lua e Ana;
  • Luara - luar, luz da lua (elaboração feminina para a palavra luar);
  • Lucine - lua (armênio);
  • Luna - lua (latim);
  • Mahina - luz da lua (havaiano);
  • Marama - lua (maori);
  • Menodora - presente da lua (grego);
  • Neoma - lua nova (grego);
  • Opalina - conhecida como a pedra da lua sintética (literal);
  • Pérola - pedra preciosa associada à lua (literal);
  • Selena - lua (forma latinizada de Selene);
  • Selene - lua (grego)
  • Tanit/Tanith - deusa fenícia da lua.
Unissex/Unissexo:
  • Chandra - lua (indiano);
  • Jaci - lua (indígena);
  • Luar - luz da lua (literal);
  • Qamar - lua (árabe).
Masculinos:
  • Aibek - mestre da lua (turco);
  • Badar/Bader - lua cheia (árabe);
  • Jericó - lua (hebraico);
  • Luan - anagrama de Luna.
Qual dos nomes da lua acham mais bonito?

Fontes Consultadas:
Babynamespedia, Behind the Name, O Blog dos Nomes e Nameberry.

28 comentários:

  1. Para mim os mais bonitos são mesmo Lua e Luar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mesmo de Luar,Luna e Selene/Pérola 😍😍😍😍😍

      Excluir
  2. Livana me chamou atenção, a sensação de descobrir um nome novo é bem legal 😊.
    Gosto de Pérola e Diana.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Artemísia, Jaci e Badar. Gostei de perceber—aqui no blog— que Raúl é luar ao contrario :)

    ResponderExcluir
  4. Uma vez passeando o Nameberry.com, me deparei com um nome feminino de lua bem exotico l:

    Io

    Io alem do nome da lua vulcanica de jupiter tambem tem raiz bem mitologica.

    Serio, esse nome explodiu minha cabeca. Ele eh totalmente unico, tanto em escrita (apenas 2 letras, com 2 vogais) quanto em som.
    Nao teria coragem de dar para uma pessoa real, mas para uma personagem ficticio eu acharia muito legal.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou encantada com Luara, desde quando li o post sobre! Lembra Yara e tbm é uma entidade mística. Também acho lindo o nome Selena. Uma amiga minha se chama Cíntia! Ayla tem crescido em popularidade no Brasil e é mto bonito, acho Aylin uma escolha exclusiva e jovial tbm!

    ResponderExcluir
  6. tem nome qeu significa mestre do sol

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o nome mahina ele lembra meu nome e eu sempre adorei a lua eu sinto que combinou kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, sim! também tô apaixonada por Mahina, que nome lindo e diferente

      Excluir
  8. Eu achei Neoma tão bonito

    ResponderExcluir
  9. Amo suas postagens, eu sou escritora e meus livros precisam de nomes mais chamativos, incluindo dos astros, muito obrigado pela a ajuda <3

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma filha chamada Lua. Lua Valentina, e ela adora o nome. Tem uma irmã mais velha por parte paterna chamada Luna. Adorei Livana.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito do nome Luna,por enquanto ele é o escolhido para ser o nome da minha princesa que está no forninho!

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente amei o nome Chantrea
    E simples e perfeito

    ResponderExcluir
  13. se eu for ter uma menina ela vai ser chamar Lua Marina ❤️

    ResponderExcluir
  14. Eu estou em dúvida entre lua ou Ana lua sempre falei que se estivesse grávida de uma menina séria lua pq eu sou completamente apaixonada pela lua ela me traz paz e confiança que tudo vai dar certo não sei o pq mas...

    ResponderExcluir
  15. Tsuki tbm é relacionado a lua, é literalmente "lua" em japônes

    ResponderExcluir
  16. Valeu pelos nomes. Eu tô fazendo um livro sobre a Lua e o Sol

    ResponderExcluir