Sendo esta semana repleta com posts dedicados ao Natal hoje eu vou falar sobre nomes relacionados aos Reis Magos.
Os três Reis Magos na tradição da religião cristã, terão sido personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados no Evangelho de São Mateus onde ele diz que teriam vindo 'do leste' para adorar a Cristo, nascido "Rei dos Judeus". Não há qualquer referência ao número dos reis além de que foram dados três presentes, diz-se tradicionalmente que tenham sido três reis por isso mesmo.
Os Reis Magos são figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal. Eles não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros que terão seguido uma brilhante estrela que os inspirou e os levou a segui-la para encontrar o local exato do nascimento de Cristo.
Os Reis Magos terão oferecido ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra, o primeiro simbolizando a realeza de Jesus; o segundo, a sua Natureza Divina; e o terceiro, a imortalidade pois a mirra era muito utilizada para a preparação dos cadáveres. Destes magos e de seus gestos herdamos a tradição de dar presentes uns aos outros no Natal.
Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Foram escolhidos estes "reinos" devido às raças que se conhecia na época, a raça amarela, branca e negra e assim se quis unir todas elas à festividade.
Os nomes dos Reis Magos tem muitas variantes ao redor do mundo:
- Melchior - Belchior (português), Melchiorre (italiano), Melchor (espanhol), Melker (sueco);
- Gaspar: Casper, Jesper, Kasper (dinamarquês), Casper, Jasper, Kasper, Cas (holandês), Jasper (inglês), Gaspard (francês), Kaspar (alemão), Gáspár, Gazsi (húngaro), Gaspare, Gasparo (italiano), Kaspars (letão), Kasparas (lituano), Casper, Kasper (norueguês), Kacper, Kasper (polaco), Gašper (esloveno), Casper, Kasper (sueco).
- Baltazar: Balthazar (inglês), Belshazzar (bíblico), Baltasar (grego biblico), Belshatzzar (hebreu bíblico), Baltassar (latim bíblico), Boldizsár (húngaro), Baldassare (italiano), Baltasar (espanhol, português).
Relativamente aos seu significados e origens os seguintes são apontados:
- Melchior é de origem judaica e persa e como a Joana Recharte disse no seu excelente post sobre Belchior, Melchior significa cidade do rei ou o meu rei é luz, por combinar os termos melech (rei) e or que significa literalmente luz. Ao adicionar o elemento i à palavra melech, estamos a dizer meu rei, logo, o nome na sua totalidade significaria o meu rei é luz. E engane-se quem pensa que este nome não se usa, é sim relativamente usado tanto agora como o foi no passado em países nórdicos, Alemanha, França, Polônia, etc. Maioritariamente, claro está, por famílias católicas especialmente quando um bebê nasce no dia de Reis, 5 de Janeiro. Melchior é tambem um sobrenome assim como as suas variantes.
- Gaspar já foi falado num interessante texto do Rafael Lamberto, lá ele diz que Gaspar é um nome de origem persa e o seu significado varia entre tesouro, fortuna ou portador de tesouro. Assim como Melchior desde a idade média que é utilizado, mas nunca foi extremamente popular.
- Baltazar foi abordado num bonito post escrito pela Maria Pilar Neto, na sua variante portuguesa Baltasar e segundo o que ela escreveu Baltasar chegou-nos através do hebraico Belshazzar, proveniente do acadiano Bel-sarra-usur, cujo significado está relacionado com proteção (Deus protege o rei).
Poderia falar muito mais destes três nomes mas acho que cada um merece o seu post então convido a irem ler os post que já se escreveram sobre os nomes para saberem mais detalhes sobre eles. Eu gosto dos três, e usaria qualquer um. Penso que Gaspar seja o mais usável nos dias de hoje mas Baltazar já se vai ouvindo aqui e ali.
E vocês o que acham destes nomes? Usariam algum deles se tivessem um rebento na época dos Reis?
Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipedia
Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipedia
Adoro o nome dos reis magos! Adoro mesmo! Acho-os mesmo bonitos e não me importava de utilizar qualquer um deles. Talvez de todos, Belchior será o mais incomum nas nossas terras, mas por ser tão diferente do habitual dá-me muita vontade de gostar ainda mais dele. O meu favorito, neste momento, é Baltasar!
ResponderExcluirParabéns pelo post Claudia, gostei muito da abordagem, bem detalhada! Os nomes dos Reis Magos são bem marcantes e todos têm significados muito bonitos, o meu preferido é Gaspar! Poderia utilizar sim, talvez no composto Pedro Gaspar.
ResponderExcluirParabéns pelo post. Gosto muito de Gaspar =)
ResponderExcluirLindo post! Gosto de Baltasar e Gaspar.
ResponderExcluirObrigada a todas! :) Eu também adoro os nomes dos reis magos, usaria qualquer um. Melchior/Belchior já acho um pouco arrojado demais então talvez usasse só como segundo nome. Neste momento o meu favorito é Baltasar mas nunca me decido qual grafia gosto mais, se Baltasar ou Baltazar.
ResponderExcluirObrigada pelos comentários!
Adorei o post! Adoro Gaspar e usaria com orgulho. Gosto de Baltasar mas fico-me por aí :)
ResponderExcluir