quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Milena


Milena é a forma feminina do eslávico Milan e significa “graciosa”. Em Itália é também considerada a junção de Maria e Elena (dois nomes que me agradam bastante). Em Portugal é parecido, pois muitas meninas chamadas Maria Helena são carinhosamente tratadas por Milena. Acho que este nome se basta por si só, tal como muitos outros que inicialmente eram diminutivos e que hoje têm mérito próprio: Alice (Adelaide), Anita (Ana), Concha (Conceição), Elisa (Elisabeth), Rita (Margarida), entre outros.

É difícil explicar a minha paixão por este nome, até porque muitas características que para mim são positivas, para outros podem não ser. Pessoalmente adoro a sonoridade delicada, a terminação –ena, muito fresca e atual, o facto de ser internacional e os diminutivos amorosos que se podem fazer: Mili, Mila, Mia, Lena, Lea… 

E dadas as semelhanças com o estrondoso popular Madalenaum soberano do top feminino português, e com o clássico Helena, parece-me que Milena, com inicial e terminação iguais a Madalena e o mesmo número de letras de Helena, pode perfeitamente ser mais usado – a meu ver tão  bonito e interessante como os outros dois!

Acho que é assim que muitas vezes se encontram preciosidades. Basta olharmos para os nomes mais em voga e procurar alternativas viáveis. Milena é sem dúvida uma ótima alternativa aos nomes acima referidos, e repito que seria uma escolha muito mais fresca, bonita, moderna e delicada. 

Qual é a vossa apreciação deste nome?

21 comentários:

  1. Acho Milena um nome muito gracioso, carinhoso, me transmite ternura, gosto muito. Concordo q pode ser uma alternativa à Helena e Madalena, uma bela alteenativa. Gostei das sugestões dos diminutivos Mila e Mia, super fofos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia que meu nome era tudo isso kkkk

      Excluir
  2. É um nome bastante popular no Brasil. Conheço várias Milenas (inclusive com "variações" na grafia) e isso faz com que perca um pouco do encanto pra mim, mas o adoro e o significado é super fofo.

    ResponderExcluir
  3. Acho o máximo!! Teve uma América na minha família. E cogito colocá-lo em uma filha.

    ResponderExcluir
  4. Tenho várias alunas com esse nome na minha escola. Teve um boom de Milenas há uns 15 anos atrás. Ainda é usado, eu acho fofo. Acho que foi por conta da personagem da Carolina Ferraz (não lembro em qual novela).

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Mylenna, por causa da personagem que Carolina Ferraz interpretava na tal novela. E foi á exatos 18 anos atrás, minha idade...Amo meu nome, acho lindo, delicado e forte!

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Mylenna, por causa da personagem que Carolina Ferraz interpretava na tal novela. E foi á exatos 18 anos atrás, minha idade...Amo meu nome, acho lindo, delicado e forte!

    ResponderExcluir
  7. Suave e uma das vantagens eh por ser internacional.

    ResponderExcluir
  8. oi, pode fazer nomes que sejam Escócia com Variação no Brasil valeska conheci a pouco tempo uma pessoa com esse nome simpática não tenho certeza mas acho que ela descendente escocês.aqui no Brasil é VALÉRIA!

    ResponderExcluir
  9. Descobri agora o significado de Milena. Para mim, era algo relacionado à milênio KKK
    Conheço algumas.

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse nome. Coloquei o nome da minha filha, hj com 35 anos de Milena. Na época não conhecia nenhuma, tirei do meu nome Marilena. Ela adora!!!

    ResponderExcluir
  11. Só consigo lembrar da Mileena do mortal kombat forma feminina do Baraka ...É a personagem feminina da minha sobrinha, mas é um tanto quanto "medonha" sem o lenço que esconde sua boca (https://www.deviantart.com/pokemongarnetversion/art/Mileena-s-Redemption-Episode-5-Part-3-328861566). Mortal Kombat possui nomes ótimos :)
    Tenho uma vizinha que se chama Milena e outra Melina (nomes próximos em que basta trocar as vogais de lugar). Acho os dois nomes bonitos e formariam um bom par de irmãs!

    ResponderExcluir
  12. Acho tão gracioso! é super delicado sem ser desgastado atualmente como Manuela,Alice, Luísa e suas variantes.

    ResponderExcluir