Do grego eugenios, de eu (bem) e genios (genes, origem), Eugénia/Eugênia é um nome próprio feminino que transporta até aos nossos dias o significado de bem-nascida. Inspirado neste significado, Francis Galton em 1883 desenvolveu uma teoria científica sobre a mudança da natureza através da combinação de genes em busca da perfeição (a eugenia). Distorcido aos olhos de muitos, o conceito foi usado como promotor de guerras e massacres, de que é exemplo o Holocausto.
Pessoalmente, interpreto este significado de “bem-nascida” como algo profundamente carinhoso e livre de conceitos como a perfeição, a raça ou a riqueza. Ser bem-nascida para mim implicaria nascer num lar onde abundam os afetos e os sonhos em torno da pequena Eugénia/Eugênia. E precisamente por esta associação vejo este nome como absolutamente amoroso e terno. É um nome forte sim, e muitos podem considerá-lo ultrapassado e pouco usável nos nossos dias (em 2014 só nasceram 3 meninas em Portugal). Como aprecio nomes com um cunho antigo tenho sempre receio de que a visão se encontre enviesada por esta minha tendência, mas creio que Eugénia/Eugênia é um nome que pode ser muito bem aproveitado pelos papás de hoje em dia.
Eugénia/Eugênia é também o nome de uma espécie de flor, pelo que se pode enquadrar nos nomes oriundos de plantas também apreciados em Portugal e Brasil: Dália, Flor, Flora, Fiorella, Jasmim, Margarida, Rosa, Violeta, entre outros tantos.
Como referência destaco a Princesa Eugénia da Suécia (cujo nome completo era Carlota Eugénia Augusta Amália Albertina), que se formou em música e compôs inúmeras valsas e marchas para piano. Foi solteira por opção toda a sua vida, dedicando-se a ajudar os mais necessitados através de fundos monetários obtidos através da venda das suas joias pessoais.
Sinto que poderia apostar neste nome sem inseguranças nenhumas. Acho uma ótima escolha, bem diferente das tendências atuais. Apenas peca por não ser um nome de fácil internacionalização, ao contrário do seu masculino Eugénio.
Joana Recharte.
Eugénia/Eugênia podia ser uma escolha vossa?