sexta-feira, 20 de julho de 2018

Melia/Melya - Atendendo a Pedidos


mitologia grega é uma fonte preciosa para a onomástica. Muitos nomes mitológicos são amplamente conhecidos, principalmente os nomes de deuses e grandes heróis, figuras capazes de feitos impressionantes. Porém, existem vários personagens com nomes bastante interessantes que não são tão divulgados. O doce e melódico Melia vem diretamente das lendas gregas e acredito que seja desconhecido de grande parte de nossos leitores. Melya é sua grafia variante e, atendendo ao pedido de nossa leitora Iully Oliveira, também será abordada em nosso post de hoje.

Melia é um nome de origem grega e seu significado é freixo, um tipo de árvore da família das oleáceas, a mesma da oliveira. O freixo era uma árvore de grande importância para os gregos na Antiguidade, por isso o significado de Melia adquire um sentido muito mais amplo.

  • O freixo simboliza a durabilidade e a firmeza, de sua madeira eram feitas as hastes das lanças que os gregos usavam em batalhas;
  • A casca dos freixos é castanho escuro acinzentada, a imagem de um bosque de freixos pode trazer à mente esta cor;
  • Muitas espécies de freixos segregavam uma seiva doce que os gregos chamavam de méli (mel), assim como o mel de abelhas. Ambos os tipos de mel eram considerados pelos gregos a manifestação terrena da ambrosia, o alimento dos deuses.
Dentro dos atributos do freixo podemos associar Melia com coragem para enfrentar uma batalha, ligação com a misteriosa cor cinza e a docilidade do mel.

Curiosidades: 1) no Havaí Melia é a palavra para plumeria, o mesmo que frangipani ou jasmim-manga, um tipo de flor muito perfumada (saiba mais aqui). Mais uma associação encantadora para Melia! 2) em países de língua inglesa Melia é por vezes considerada uma forma curta de Amélia .

Dentro da mitologia grega algumas personagens têm o nome Melia e são elas:
  • Uma ninfa, filha do deus Oceano, que com Apolo teve dois filhos, Ismênio e Táinaro. Melia era cultuada no templo de Apolo Ismênio perto de Tebas, onde havia uma fonte com seu nome;
  • Melia também era o nome de outra filha de Oceano, esta teria se casado com Ínaco e com ele teve os filhos Foroneu e Egialeu;
  • A partir de Melia surgem as Melíades, um tipo de ninfas nascidas do freixo, as árvores sagradas dos gregos. A ninfa Melissa era uma melíade.
Melia não é um nome disseminado pelo mundo, diria que seu uso é raro. O país onde tem uma certa expressão é na França, onde de 2005 a 2010 fez parte do seu Top 500. Seu pico de popularidade aconteceu em 2009, quando ocupou a posição #419. Nos Estados Unidos nunca fez parte dos rankings de nomes mais populares, mas é estimado que existam cerca de 4.464 norte-americanas chamadas Melia. O ano em que teve maior uso foi em 2006, com um total de 198 nascimentos. Para Melya não há notícias de registros.

Em nossos países também é incomum: segundo o IBGE existem apenas 345 pessoas de nome Melia em todo o país, a maioria nascida durante a década de 1950, na região sul (em especial Santa Catarina). O que mais me chamou a atenção não foi o pequeno uso, mas sim o fato de que Melia entrou em desuso nos anos 90, o que achei uma pena. Suponho que seja apenas por desconhecimento por parte da população da existência do nome, já que Melia tem muitas qualidades. Para Melya o uso é menor ainda, não sendo capaz de gerar gráficos no censo do IBGE (registros inferiores a 20 no período de tempo de 1930 a 2010).

Em Portugal nenhuma grafia faz parte da lista de nomes admitidos. As mesmas não obtiveram registros no país nos últimos anos.

Personalidades:
  • Melia Watras - violista norte-americana;
  • Melia Kreiling - atriz suíça de ascendência grega.
Até realizar essa pesquisa confesso que não conhecia o nome Melia e posso dizer que foi uma bela descoberta! É mimoso, original e sua ligação mitológica me seduziu. Isso sem contar toda a mágica referência à natureza, mais uma qualidade. Ainda pode gerar o fofo apelido/diminutivo Mel. Sou adepta de grafias simples, mas tenho que admitir que a escrita Melya é atraente e fico na dúvida de qual gosto mais, Melia ou Melya. Tenho pena que seja praticamente desconhecido em nossos países, é um bonito nome grego que poderia ser mais propagado. Tenho certeza que conquistaria muitos corações!

Para conhecer mais Nomes Gregos Femininos clique aqui.

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário Etimológico de Mitológia Grega, Fantastipedia, Guia da Mitologia Grega, IBGE, IRN, Minhas Plantas, Nameberry Names Org, Wikipédia.

31 comentários:

  1. Não conhecia esse nome, já ouvi Melina. Mas o que me deixou mais curioso foi sua origem que é da natureza (uma árvore). E sua pronúncia é bem bonita também.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida é um nome muito bonito e diferente, ainda não tinha ouvido falar. Seu significado é forte e bastante significativo.
    Adorei! Gostaria muito saber o significado do meu nome, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa "Deus é meu juramento". É uma forma elaborada de Eliza, que, por sua vez, deriva de Elizabeth. Aqui tem mais informações:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/06/elisaeliza-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  3. Oi Patricia!!
    Nossa, eu nunca tinha visto esse nome e a pronuncia dele me lembrou outro nome que caiu em desuso: Amélia.
    Achei muito interessante o significado.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro sempre saber a origem dos nomes e o que eles significam... Não conhecia esse não mas amei sua ligação com a natureza

    ResponderExcluir
  5. Este nome é bem diferente, não conheço ninguém que tenha, mas interessante saber o significado, mas não colocaria na minha filha. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi Melua... Será que tem alguma relação com Melia? Tem uma cantora que adoro que se chama Melua... Embora ache interessante a sonoridade é menos interessante que Melina, por exemplo, que deve ser algo como uma "derivação" desse nome, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! Melua é originalmente um sobrenome de raízes georgianas que significa "raposa". Na língua georgiana Melia (ou Mela) é a palavra que tem esse significado e da qual o sobrenome se origina.
      Quanto à Melina podemos dizer que há uma associação sim. Melina significa "mel" e Melia "freixo". Sendo a seiva doce do freixo considerada um tipo de mel pelos gregos, nesse ponto os nomes se cruzam. Aqui há mais informações sobre Melina:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/06/melina.html?m=1

      Excluir
    2. Adorei a explicação. Existe algum informação sobre a variante Meliá? Como o nome da grande rede hoteleira

      Excluir
  7. Olá, Patricia! =)
    Assim como aconteceu com você na sua pesquisa, eu também fiquei surpreso com o nome. Nunca conheci alguém que tenha esse nome, nem mesmo na TV. Conheço Melina, mas Meli(y)a nunca! E achei indo, a sonoridade desse nome encanta.

    Bjão,
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir

  8. Re: Boa pergunta! Melua é originalmente um sobrenome de raízes georgianas que significa "raposa". Na língua georgiana Melia (ou Mela) é a palavra que tem esse significado e da qual o sobrenome se origina.
    Quanto à Melina podemos dizer que há uma associação sim. Melina significa "mel" e Melia "freixo". Sendo a seiva doce do freixo considerada um tipo de mel pelos gregos, nesse ponto os nomes se cruzam. Aqui há mais informações sobre Melina:
    ________________________

    Raposa? kkkk... Adorei! Meio sinistro para uma cantora... O Nome dela é Katie Melua... Gosto muito! Mas raposa não tem muito a ver com o que ela faz... rsrsrs... Ou seja: Está vendo a importância do seu blog? Eu que quero ter filhos então, preciso escolher um nome que signifique algo bacana... Ninguém quer mais uma raposa no Brasil, né? kkkkk.... Já temos muitas! Vou Olhar Melina agora! Pera!

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber o significado, bem interessante e muito bonito esse nome, é um nome bem "raiz", tem mesmo todo um significado.

    ResponderExcluir
  10. Melia, Melya, ainda não conhecia, mas achei tão lindo, tão diferente e único!
    Adorei o significado que fala sobre durabilidade , firmeza, um nome muito forte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. adorei conhecer os nomes sao diferentes e unicos eu ficaria com o melia simples e delicado
    adorei os nomes que anda trazendo para o blog

    ResponderExcluir
  12. Olá..
    Não uma vez sempre nos trazendo nomes curiosos e seu significados.
    Eu nem sabia que existia este nome mas achei interessante o nome Melya escrito com Y.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Aaaah que emoção ao ver meu pedido atendido!!! Muito obrigada Patrícia! Fiquei ainda mais encantada pelo nome! Amei saber que o significado está relacionado a um dos meus sobrenomes que eu estimo muito! Parabéns pelo seu carinho, dedicação em fazer um texto tão rico em detalhes! Tenho um filho e quero ter outro(a),eu e meu esposo queremos deixar os nomes já escolhidos (pq no do primeiro demoramos chegar num acordo). Mas até então só tinha pro caso de ser menino (escolhemos Adam),e pra menina estava com muita dúvida até me deparar com o nome Melya, só faltava saber o significado! Aprovadíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo Iully, eu é que agradeço o carinho e a oportunidade de conhecer Melya, um nome tão fofo ❤ Bem notado o detalhe do freixo e da oliveira, acho que é ótimo sinal! Bjs! 😙

      Excluir
  14. Oi oi
    Nossa nem lembrava mais, já li sobre as ninfas e Melissa quando ainda estava na escola. Como nome acabou que não gostei muito, talvez seja falta de costume

    ResponderExcluir
  15. Achei esse nome lindo! A sonoridade é bem delicada e o significado também é muito legal. Eu adoro ler/estudar sobre mitologia de forma geral, principalmente grega, mas confesso que não me lembro de já ter visto esse nome. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  16. Oi Patrícia!
    Eu sempre viajo com seus posts e com esse não foi diferente.
    Eu também nunca tinha ouvido falar nesse nome antes de começar a ler sua matéria, mas achei um nome muito doce e fofo. deveria ser mais usado, com certeza!!!

    Grande beijo,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Acho tão legais os nomes gregos, tem uns tão lindos...Já visitei seu blog algumas vezes, e sempre me surpreendo com os posts novos que você traz. Parece que não, mas sempre temos muito a aprender com os nomes, né? :)

    ResponderExcluir
  18. oi, tudo bem ?

    muito bom saber o significado de um nome e o quão bonito pode ser não somente a sonoridade e sim o significado dele também. É incrível, amei o post.

    ResponderExcluir
  19. Eu particularmente sou apaixonado por mitologia de diversas culturas e fiquei apaixonado por esse nome, quem sabe futuramente não seja o nome de uma filha minha

    ResponderExcluir
  20. Nome muito bonito e com uma história bem bacana do significado.

    ResponderExcluir
  21. Faz do meu nome, por favor, adorei esse nome do post por falar, esse blog é muito diferenciado, um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Achei meu nome, eu não conhecia nada da historia por trás dele

    ResponderExcluir
  23. Oi Patricia!
    Preciso começar confessando que também não conhecia o nome Melia (ou Melya) e simplesmente me apaixonei. Achei que soa doce, como você colocou e achei ele de uma riqueza de significados, não apenas pela parte da mitologia, mas pela associação ao freixo e ao significado associado também ao jasmim-manga, que é uma flor muito bonita!
    Excelente dica, já foi pra lista de nomes queridinhos! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  24. Minha filha tem o belo nome Melia. E pronuncia-se Mêlia e não Mélia.

    ResponderExcluir