segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Mel


Mel, o mais doce de todos os nomes! Simples e adorável, através de seu sentido literal de imediato o associamos à uma pessoa amável e carinhosa, o que pode ser um atrativo para muitos pais. Além da substância produzida pelas abelhas, Mel surgiu como o diminutivo de vários nomes femininos (Melissa, Melina, entre outros) e, em escala inferior, de alguns nomes masculinos (Melvin, Melchior).

Ele vem do latim mel e do grego meli e representa a substância espessa e açucarada, de cor amarela ou castanha, produzida pelas abelhas em um elaborado processo a partir do néctar das flores, sendo armazenada nos favos em suas colmeias. Na Antiguidade o mel era considerado sagrado para muitos povos sendo um alimento que possui muitas simbologias:
  • Na igreja cristã primitiva, a mistura de leite e mel simbolizava o alimento divino;
  • Dentro do esoterismo o mel representa o renascimento;
  • Na Índia é considerado um emblema do eu superior, fonte de vida e imortalidade;
  • Na China está associado ao elemento terra;
  • Para os ameríndios faz parte dos ritos medicinais;
  • Muitos povos o consideram um elemento curativo e purificador.
De acordo com o censo demográfico realizado pelo IBGE, existem 4.159 pessoas chamadas Mel no Brasil (número composto quase que totalmente por mulheres). Começou a ser registrado nos anos 60 e até a década de 90 seus níveis de uso eram muito tímidos, mas a partir dos anos 2000 houve uma grande alta e a maioria de nascimentos de bebês com esse nome aconteceu nessa época. Esses são dados que nos indicam que Mel tem um apelo moderno e jovial entre os brasileiros. Suas portadoras são encontradas com mais facilidade no Rio de Janeiro. Em 2016 obteve 100 registros no estado de São Paulo; em 2015 foram 83 registros e também marcou presença como segundo nome em compostos como Ana Mel, Alícia Mel, Júlia Mel e Heloísa Mel. Houve ainda 1 registro para a conjugação Mel Morena.

Apesar de muito associado ao sexo feminino, em Portugal Mel é aceito como nome masculino (possivelmente por se tratar de um substantivo masculino). Recentemente passou a ser aceito também como primeiro nome para meninas (até meados de 2017 era aceito para mulheres apenas como segundo elemento em compostos). Em 2016 foi registrado 2 vezes como nome feminino e nenhuma como masculino; em 2015 conseguiu 5 registros no gênero feminino e nenhum no masculino (as meninas que receberam Mel como primeiro nome certamente foram filhas de pais portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros). No ano de 2014 (o último ano em que foram divulgados os nomes duplos no país), houve 10 registros para o composto Maria Mel.

Em alguns países (principalmente anglófonos), Mel é considerado nome unissex, mas nesse caso não tem significado literal; é entendido como a forma curta de nomes femininos e masculinos citados no início do texto. Já o seu equivalente em inglês, Honey, é usado exclusivamente por meninas.

Referências:
  • Mel Fronckowiak (Melanie Nunes Fronckowiak) - atriz e modelo brasileira;
  • Mel Gibson - ator e diretor australiano;
  • Mel Lisboa - atriz brasileira;
  • Mel Maia (Melissa Maia de Souza) - atriz brasileira.
Entre os locais que levam o nome existe o município Serra do Mel, localizado no estado do Rio Grande do Norte.

Mel é um nome muito querido e amoroso, emana meiguice e doçura. Por ser curtinho e internacional se encaixa no estilo moderno de nomeação atual. Mel & Lis e Mel & Flor formariam lindos pares para irmãs. Tem a vibração hippie que pode agradar os admiradores de nomes ligados à natureza. Com sua fofura e graciosidade, Mel tem tudo para conquistar muitos corações!

Gostam de Mel como nome próprio ou preferem como diminutivo?

Para conhecer mais Nomes Hippies  clique aqui e aqui.
Para conhecer mais Nomes com Três Letras clique aqui e aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Símbolos Esotéricos, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Significados dos Símbolos, Wikipédia.

32 comentários:

  1. Adoro Mel e adorei saber mais coisas sobre ele. É uma pena em Portugal não ser aceite como primeiro nome mas acho Mel um lindo segundo nome também e adoro Maria Mel.
    Eu gosto tanto como nome e como diminutivo e prefiro no feminino. No contexto anglo-saxonico ja nao acho tão estranho no masculino, não desgosto.

    ResponderExcluir
  2. que fofo, acho Mel um nome muito doce e delicado <3

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o nome bonito mas peguei ranço pq eu tinha uma colega do capeta que se chamava Mel

    ResponderExcluir
  4. Eu acho um nome super delicado e lindo. Um primor!

    ResponderExcluir
  5. O apelido da minha irmã é Mel (seu nome é Maria Elisa), mas ela ama o apelido. Assina Mel Pinheiro tanto em redes sociais quanto em colunas jornalísticas (ela é estagiária de jornalismo). Gosto tanto do apelido quanto do nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado em Mel como apelido de Maria Elisa, achei fofo!

      Excluir
    2. O meu nome é literalmente Mel , não é apelido ; toda vez sou lembrada q tem animais com o meu nome. O pior é as pessoas me perguntarem mil vezes o meu nome , tudo isso pq sempre tem alguém achando q Machado Melissa ou qualquer outro nome q começa com mel . SIM MEU NOME É MEL 🥰.

      Excluir
    3. Não porque só existe uma pessoa chamada Mel e sou eu

      Excluir
  6. I am absolutely loving your gorgeous blog!

    ResponderExcluir
  7. Eu vejo muito em pets, então isso me atrapalhava um pouco a vê-lo como nome em pessoas, mas depois que vi cachorrinhos com nomes de Sofia, Stella...então tá de boa Mel para nomes de pessoas tbm - estou me libertando desta categorização "nome de gente" e "nome de pet" - o mundo da onomástica é muito mais livre e belo para ser preso a caixinhas estigmatizadas! Sempre associei Mel ao feminino, agora que parei e vi Mel Gibson (nunca tinha parado para associar Mel a ele) uau gente! Olha, tenho gostado muito do nome Mel! Seria uma ótima opção, curtinho, três letras, mas que potência de nome e que lindo de se falar! Um doce de nome!

    ResponderExcluir
  8. Acho muito lindo o nome Mell com 2 ll se tiver uma filha com certeza vai ser Mel só não sei se vai ser só Mel ou Ana Mell,alícia Mell,ou Maria Mell,meu marido só quer o nome Mell

    ResponderExcluir
  9. Mel nome é mel e n tenho apelidos, se alguém tiver alguma sugestão de apelidos....

    ResponderExcluir
  10. O da minha filha é Heloísa Mel, amo esse nome

    ResponderExcluir
  11. Minha filha se chama Mell com dois ll. Nos amamos, e ela e realmente um doce de menina.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou grávida de uma menina, e quero colocar o nome Mel. Não sai da minha cabeça e acho lindo, pqno, três letras e doce nome. Não é mto comum, poucos tem esse nome e isso tbm é bacana. Quem tem essa mesma vontade, mas tem receio, eu aconselho, coloquem sem medo de ser feliz, é mto lindo, fofo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Mel é perfeito, o outro que estou pensando pra minha filha é Melinda

      Excluir
  13. Aceito sugestões de composto com Mel na frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel é um nome muito fofo e delicado.(eu amo)
      Mas, também acho por bem agregar outro nome com um "toque sério" para dar equilíbrio.

      Tipo:

      Mel Francine
      Mel Antônia
      Mel Cristina
      Mel Fernanda
      Mel Olívia
      Mel Geórgia
      Mel Miranda
      Mel Selena


      Não sei se sua menina já nasceu mas... tá aí a minha sugestões.❤️

      Excluir
  14. Minha filha TB se chama Mell. Lindo ❤️

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Mel e tenho uma cadela em casa, passei minha vida toda escutando pessoas chamarem minha cadela de Mel, ou rirem do meu nome quando descobriam que "Mel" era eu, isso me magoa demais, mas os comentários aqui ajudaram um pouco. Fico feliz que tem gente que acha bonito.

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião nome mais lindo que esse para mulher não há 💕

    ResponderExcluir
  17. Tenho 4 meninas rsrs Tenho 27 anos, sim gente kkk tive a Melissa aos 15, aos 24 tive a Melanie e a Melina (gemeas) e aos 27 tive Melody e fechei minha fábrica kkk Meu nome é Mylena e meu marido o Maurício então é a casa dos nomes com M.

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. O cartório aceita colocar somente Mel? Acho tão lindo.... Gostaria de colocar na minha filha, mais tenho essa dúvida.

      Excluir
    2. Sim, meu nome é só mel e o resto são só sobrenomes

      Excluir