terça-feira, 3 de outubro de 2017

Rodrigo


Rodrigo, um nome que arrebata corações! De origem germânica, este nome significa famoso poder. Rodrigo é a forma portuguesa, espanhola e italiana do nome Roderick e tem vindo a encantar os futuros papás que procuram o nome perfeito para o seu bebé. 

Vou partilhar com vocês o que mais me encanta neste nome: Rodrigo foi apresentado à Inglaterra pelos colonos normandos e escandinavos. E isto, para mim, é fascinante, sou uma apaixonada por história, e tudo aquilo que envolva vikings deixa-me deslumbrada. Quando penso em Rodrigo, só consigo imaginar, há séculos atrás, um famoso viking Roderick a batalhar ferozmente, sem medo da morte, ansioso para quando chegasse a sua hora, ser levado até Valhala onde se encontraria com aqueles que já partiram. 

Rodrigo é um nome que marcou uma geração e não existem muitos nomes que possamos classificar da mesma forma. Não é difícil nos dias que correm cruzarmo-nos com um pré-adolescente, uma criança ou um bebé portadores deste nome. 

No ano passado, em Portugal, Rodrigo foi alvo de 1565 registos, colocando-o no 4º lugar do rankig nacional. Entre 1920 e 1980, Rodrigo foi arrecadando alguns registos, mas de facto foi a partir de 1974 que o nome começou a ser mais registado. O ano do seu auge foi em 1977 com 214 registos. 

No estado de São Paulo, no ano passado, 628 meninos receberam este nome. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010 a frequência de Rodrigo é de 601.650 pessoas, o auge de registos foi nos anos 80 e o estado em que este nome é mais utilizado é no Rio de Janeiro. 

Rodrigo agrada-me, mas devido à sua enorme popularidade é um nome que para o meu gosto, fica inviabilizado. E vocês? Usariam Rodrigo?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Não gosto, está mesmo na lista dos nomes "nunca utilizar" mas tenho reparado no crescimento em Portugal. Não gosto mesmo nadinha da sonoridade do nome.

    ResponderExcluir
  2. Tb não me cativa, ainda não sei o motivo, talvez a popularidade.

    ResponderExcluir
  3. Não usaria também por causa da enorme popularidade, mas que é um nome muito bonito isso é!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de muito popular simpatizo com Rodrigo. Diminutivo Rod. Como alternativa: Rudi, Rui.

    ResponderExcluir
  5. A coisa de 10 anos atras ate usaria agora não. Mas acho um nome bonito.

    ResponderExcluir
  6. Nome de galã , vejo um Homão Da Porra.

    ResponderExcluir
  7. Veja que interessante! Meu nome é Rodrigo Carvalho. E quem pesquisou e escreveu foi Ana Carvalho. Além do "Carvalho", temos em comum que na infância eu aprendi a gostar MUITO (muito mesmo...) do nome ANA. Devido a duas Lucianas e uma Ana que eram pessoas que sempre me tratavam muito bem (eu tinha coisa de 2 - 7 anos). Eu até hoje lembro da Ana, na época ela devia ter por volta de 23 anos e realmente me adorava. Me levava pra praia, pedia para minha mãe para me "emprestar" para fica com ela em casa, colocava músicas para mim e acima de tudo me tratava com muito respeito, muito carinho. Por onde será que anda hoje minha querida Ana?? Não faço ideia, pois nos mudamos do prédio e nunca mais soube nada sobre ela. Amores que nascem na infância... Meu avo materno escolheu meu nome, um gauchão dos antigos, ele disse para minha mãe que devia ser nome de HOMEM em oposição a Fabrício que era o que minha mãe queria, mas estava em dúvida. Enfim... Ana Carvalho, parabéns por seu lindo nome!

    ResponderExcluir
  8. Acho Lindoooooo quase não se ver hoje em dia. Eu super colocaria no meu filho.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito do meu nome. E acho o significado muito bonito.

    ResponderExcluir
  10. Poderoso em glória,poder de fama,rei glórioso, e um nome forte.

    ResponderExcluir