segunda-feira, 5 de junho de 2017

Romana - Atendendo a Pedidos



Romana é um nome de origem latina cujo significado é natural de Roma. Romana é a versão feminina do nome Romano que deriva diretamente do termo latino Romanus

Eu não fazia ideia, mas Romana é um nome geográfico!
  • La Romana - República Dominicana; 
  • Romana - Cidade italiana em Sardenha; 
  • Romana - Cidade no Azerbaijão;
  • Romana - Aldeia na Roménia.
Em Portugal, no ano passado, em 2015 e em 2014 nasceram apenas 1 Romana em cada ano. De facto, este nome nunca foi muito popular. Entre 1920 e 1980, o total de nascimentos de meninas com o nome Romana são 390, sendo o pico de registos em 1930 e 1935 (ambos os anos com 15 registos). 

No estado de São Paulo, em 2016 e em 2015, não nasceu nenhuma pequena com este nome. Segundo o censo brasileiro de 2010, este antropónimo tem a frequência de 4.383 mulheres. 

Personalidades:
  • Romana - nome artístico de uma cantora portuguesa;
  • Romana Calligaris - nadadora italiana que faleceu em 2002;
  • Romana Carén - atriz e treinadora vocal austríaca;
  • Romana D'Annunzio - apresentadora de televisão escocesa;
  • Romana Jordan Cizelj - política eslovena que atualmente trabalha no Parlamento Europeu; 
  • Romana Kryzanowska - guru de pilates americana;
  • Romana Tedjakusuma - ex-tenista profissional da Indonésia. 

Variantes internacionais do nome Romana:


Romka, Romi, Romanka - eslavo
Romanade, Romaine, Romanette, Romany - francês

Romancia, Romanadia - italiano
Romochka, Romanadya - russo
Romy, Romantza - alemão



Honestamente, não sou fã do nome Romana, pelo menos em Portugal acho que está muito associado à cantora. No entanto, conhecer as variantes internacionais deste nome fez com que o começasse a ver com uma pitada de romantismo.

Entre Romana e Caetana, prefiro Caetana, que tal como Romana, é um nome com significado alguém natural de... 

De 0 a 10 que pontuação dão a Romana?

Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

11 comentários:

  1. De 0 a 10 dou 5. Não sei se é permitido Romã como nome próprio? Acho mais bonito, como segundo nome: Ana Romã, Maria Romã...como nome literal, evocando uma fruta como amora, cereja, prûne— também são bem sonoros. Podiam abordar o nome Josefa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos sim,claro. Assim que possível elaboraremos o post. Obrigada pelo interesse.

      Excluir
    2. Desses nomes literais de frutas, prefiro Amora. Acho lindo! =)

      Excluir
  2. Nem sei que pontuação dou a este nome. Aliás nem sabia que era permitido em Portugal, nunca pensei nele. Agora tenho a certeza que entre Romana e Caetana, prefiro Romana. No entanto também não era capaz de o utilizar, não chega a fazer parte dos meus preferidos. Existe Romão (masculino) ,que é próximo de Romana, e não tenho dúvida que Romão eu era capaz de utilizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No masculino, prefiro infinitamente Romeo! Há um tempo atrás, nem pensaria nele para nome, mas tenho visto muitos escolhendo esse nome.

      Excluir
  3. Dou nota 6. Não está entre os meus preferidos mas ele tem uma certa força, evoca algo poderoso que me agrada. Acho que é por me lembrar a Roma Antiga e as deusas romanas. Romana é ainda um anagrama de Ramona.

    ResponderExcluir
  4. Esse nome só me lembra Pizza Romana. rs Para mim, não tem nada de nome próprio.
    Hj eu vi na internet que a próxima novela das 6 na rede globo "TEMPO DE AMAR" , irá se passar no final dos anos 20 em Portugal e terá vários nomes antigos em seus personagens! Legal, não?

    ResponderExcluir
  5. Olá, vinha sugerir um post sobre Rossana pois no blog parece só terem conhecimento do nome Rosana que é a contração de Rosa e Ana, enquanto Rossana é um nome de origem persa. Conheço 4 Rossanas mas nesta comunidade parece desconhecido. Este blog parece mais simpático que o outro mais popular, e depois da confusão em Pandora em que a mediadora ridicularizou o meu comentário e não publicou o outro em que lhe respondi jurei nunca mais participar. Daí dou-vos os meus aplausos e votos de que mantenham o entusiasmo e bom trabalho. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia, seja bem-vinda! Agradecemos as palavras de incentivo e ficamos felizes por sua presença nesse nosso espaço que fazemos com tanto carinho. Assim que possível faremos o post sobre Rossana, ok? Abraços!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  6. Acho o nome Romana lindo! Forte, me
    Remete a personalidade com romance, tem
    Sido pouco usado talvez por não ter muitos significados, o que acaba sendo o significado reproduzido pelo próprio homem. Mas o som do nome por aí só já diz muito sobre ele, tanto que foi o escolhido para minha menina! Fiquem na paz de Cristo! ��

    ResponderExcluir
  7. Gosto do masculino Rômulo. Romana acho que não casa bem como nome próprio, talvez Romanella ou Romanique soem melhor! Prefiro e tira o final "Ana" tão saturado em nomes femininos rs

    ResponderExcluir