terça-feira, 6 de junho de 2017

Elísio - Atendendo a Pedidos


Nome masculino raramente ouvido hoje em dia. Vem do grego elsion que significa, em tom quase épico, a planície da chegada! É um nome que vive de um elo interessantíssimo à Grécia Antiga, mas que hoje em dia não encanta as famílias portuguesas e brasileiras.

Na Mitologia Grega os Campos Elísios eram o Paraíso, lugar onde as almas poderiam descansar dignamente após a morte em campos longos, cujo o fim a visão não alcançava. Campos verdes, floridos, cheios de vida e felicidade. Numa visão maravilhosamente pacífica.

Curiosamente, os franceses recuperaram esta denominação para batizar uma das principais artérias de comunicação da cidade de Paris, a famosa Avenue des Champs-Élysées. Marco urbanístico da cidade, vulgarmente aclamada a avenida mais bonita do mundo!

Por tudo isto, podemos olhar para Elísio como um nome divinal ou paradisíaco, tal como olhamos para nomes como (Maria do) Céu ou até mesmo Éden. É um nome que evoca o descanso merecido após uma vida de agitação, uma recompensa divina, uma vitória da alma. O significado e a associação podem ser das mais especiais que existem no mundo dos nomes próprios!

Em Portugal, entre 1920 e 1980, Elísio apresentou um perfil bastante coerente, rondando sempre os 30 registos anuais. No final da década de 70, no entanto, começou a decrescer, numa quebra que se verifica até aos nossos dias: 4 nascidos em 2014, 2 em 2015 e apenas 1 em 2016. No Brasil, por sua vez, o cenário é igual. 5000 registos ao longo de várias décadas, mas entre 2015 e 2016 nasceram apenas quatro crianças com este nome em São Paulo, duas em cada ano. Estes são indicadores claros de desuso.

Acredito que o calcanhar de Aquiles de Elísio é mesmo a terminação que habitualmente é associada a outros nomes mais antigos e pesados, que não têm encontrado lugar no século XXI. Talvez Eliseu seja uma alternativa mais aceitável para a população em geral, em Portugal muito pela popularidade do jogador de futebol.

Fontes Consultadas:

Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, IBGE, IRN e SPIE.

6 comentários:

  1. A ligação mitológica é linda! Dá mesmo um ar divino ao nome, acho fantástica a evocação do paraíso, me transmite até paz. Pena Elísio não ser um nome com apelo para os dias atuais, concordo que o problema possa estar na terminação.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho lindo!!! Amo nomes começados com El, aliás, eu amo os sons de "L" nos nomes, pois o "L" confere uma melodia linda. Desta forma, considero a pronúncia de Elísio deliciosa. E a terminação, para mim, é igualmente linda! Já "Eliseu", apesar de muito parecido, soa como nome antigo (ao meu ver), apesar de conhecer um jovem com esse nome. Mas considero que é a terminação de Eliseu que não me agrada, e foi justamente isso que vocês consideram como uma causa para o desuso de Elísio. Gosto de Elias também, esse sim eu consigo ver como um nome fresco, apesar de muito usado no Brasil, considero-o um nome jovial, mas sinto como se faltasse algo nesse nome. Já Elísio consegue agregar tudo que acho lindo em um nome: pronúncia e escrita lindas (na minha opinião) e tem o "algo a mais" que Elias não tem.
    Mas enfim... Muito obrigada por atender a esse pedido também. Vocês são demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quando eu digo "nome antigo" ou "nome fresco", não me refiro ao uso ou não do nome, e sim que a terminação de um dá-me a sensação de estar diante de um nome de pessoas mais velhas (Eliseu), já Elias eu considero um nome que facilmente é visto em pessoas mais jovens. Elísio se parece com os dois, mas consegue destacar-se por ser diferente. E consigo facilmente vê-lo numa criança.

      Excluir
  3. Concordo com a Fran: acho Elísio e Elias mais modernos do que Eliseu. Eu usaria Elísio! Também adoro o som de l e is! (sou fã de Lísias, que pouca gente gosta). Mas acho que me falta ainda ousadia para bancar o nome num filho. De qualquer modo, lindo nome.
    Parabéns pelo post, Joana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen, que bom que compartilhamos da mesma opinião! Dos nomes masculinos que sugeri ao Blog, os que mais gosto são Elísio, Alessio e Mael, mas os dois primeiros são os que tem mais chances de serem escolhidos para filhos, principalmente Alessio, pois considero-o elegante (gosto de nomes italianos). Mael é lindo também, mas o que pesa contra é o fato de parecer um apelido/diminutivo de outro nome (Ismael), portanto, precisaria ficar explicando que se trata de um nome. Beijos.

      Excluir
    2. Ah, tem Eliabe também, é a postagem mais recente. Outro nome que acho lindo. E esse, ao contrário de Elísio, tem um fator que gosto muito: sua referência a Deus no próprio significado! =)

      Excluir