segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Hilary - Atendendo a Pedidos


Hilary, um nome de pronúncia marcante mas que ao mesmo tempo transmite leveza e docilidade. Tem o bônus de ser internacional, além disso é dono de um significado contagiante! (que logo vamos saber qual é). Em tempos da alta popularidade de Emily (realidade brasileira), dentro do mesmo estilo não seria Hilary uma alternativa pra lá de atraente?

Hilary é a forma inglesa medieval de Hilária, a forma feminina de Hilário, que, por sua vez, é a versão portuguesa de Hilarius, nome romano derivado do latim hilaris, cujo significado é alegre. Alternativamente, Hilarius pode ter sido originado a partir do grego Hilaros, que também significa alegre. Temos aqui uma dupla alegria para Hilary! Não falei que seu significado era contagiante? Impossível resistir!

Durante a Idade Média Hilary era usado principalmente como nome masculino, mas foi revivido na Grã-Bretanha no início do século 20 como nome predominantemente feminino. 

Variante: Hillary
Outras Culturas: Hilaria (antigo romano), Ilaria (italiano).

Saint Hilary (Santo Hilário) de Poitiers, foi um santo do século IV que mais tarde foi nomeado um dos 35 doutores da Igreja por suas contribuições teológicas escritas. St Hilary era altamente respeitado em toda a Europa no início da Idade Média. Foi ele quem influenciou o uso duradouro de seu nome. Seu culto era especialmente notado na Inglaterra.

Em tempos contemporâneos os Estados Unidos foi o país que mais acolheu Hilary. Foi brevemente usado como nome masculino até os anos 30, porém emplacou mesmo como nome feminino. Foi introduzido no Top 1000 na década de 40, atingindo o ápice em 1990 (posição #232). Infelizmente após 1993 Hilary decaiu nas paradas e não mais é visto em crianças americanas, sendo considerado um nome maduro. A variante Hillary está um pouco mais bem posicionada (última vez no ranking em 2008, posição #721), mas ainda assim longe de ser popular. É estimado que existam cerca de 26.109 mulheres chamadas Hilary em todo o território norte-americano (e mais 29.802 Hillarys).

É raro no Brasil, sua frequência é de 1.907 pessoas, a grande maioria nascida na primeira década dos anos 2000 no estado do Amazonas. Parece haver uma maior procura pela grafia Hillary, já que esta possui a frequência de 3.086 pessoas. No estado de São Paulo Hillary também foi mais requisitada, totalizando 187 registros em 2017. No mesmo ano e local a escrita Hilary foi registrada 21 vezes. 

Em Portugal Hilary é raríssimo, conseguiu apenas 2 registros em 2018 (na grafia Hillary). Não há notícias de registros antigos.

Personalidades:
  • Hilary Duff - cantora e atriz americana;
  • Hilary Swank - atriz americana;
  • Hillary Clinton - política americana.
Acham que Hilary tem forças para seguir os passos de Emily ou seria considerado "americanizado" demais para nossos padrões?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, SPIE, Wikipédia. 

23 comentários:

  1. Quando me deparo com esse nome, lembro da Hillary Banks do seriado "Um maluco no pedaço"(The fresh prince of Bel Air)! rsrs Gosto da sonoridade e do significado, mas acho um pouco anglófono demais...Alguns nomes estrangeiros se adaptaram bem aqui no Brasil, como Emilly ou Michelle...mas acho que a pronúncia muito diferente do "H" no início da palavra (um "r" aspirado em inglês e "mudo" em português) seja um empecilho para o uso do nome por aqui...
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando...acho que causaria confusão entre escrita e pronúncia, o que muita gente considera na hora de nomear os filhos.

      Excluir
  2. Complementando a Ivana, a grafia Rilary ou Rillary existe!!! É uma tentativa de abrasileirar um nome, não gosto muito disso. Segundo o site do IBGE é mais fácil encontrar uma Rillary aqui em Alagoas... rs mas nunca conheci nenhuma.
    Acho Hilary ou Hillary um nome bem anglófono, e na realidade dessa cultura, um nome bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelica! Eu sumi, porque estou estudando para concurso e saiu um edital atrás do outro e é muita matéria! E eu fiquei enrolada com a monografia da pós tbm! Daí como o site é muito viciante pra mim eu fiz tipo um jejum ^^"""

      Excluir
  3. Olá! Quando penso em Hilary eu lembro da cantora Hilary Duff. Seria legal se você fizesse um post sobra cantoras pop como Britney Spears, Beyoncé, Rihanna. Adoraria conhecer a origem dos nomes de cada uma.

    Beijos!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto mais de Hilary do que de Hilária/Hilário. Não acho que seja americanizado demais, apesar de que a pronúncia do "H" possa ser mais complicada, especialmente para quem não fala inglês. Também sou suspeita, pois tenho tendência a gostar mais de nomes ingleses... Mas usaria.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Gsto muito do nome Hilary
    acho um nome marcante e dificil de esquecer

    ResponderExcluir
  6. Hilary é um nome bem marcante e que mostra presença. O que notei na postagem foram as pessoas famosas que possuem esse nome. Elas são pessoas de personalidade forte e determinadas. Gosto muito desse nome.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de Hillary, apesar de achar um nome bem americano. Mas gostei de conhecer sobre seu significado e ver as suas várias versões.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Hilary é lindo! Os significados são interessantes, e o nome transmite força e doçura ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, sempre tive curuosidades de saber o significado de Hilary. Acho um nome lindo! E marcante!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Hilary, infelizmente, ainda é pouco utilizado e creio que isso se deva ao fato de ser um nome com uma carga ainda muito "americanizado". Eu amo a sonoridade desse nome e também adorei conhecer o seu significado, que é muito belo. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Hilary é lindo, mas realmente não conheço nenhuma. Eu adorei saber o significado e não sabia que era um nome masculino, fiquei surpreendida com essa informação.
    Adorei o post!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu não gosto do nome Hilary e nem de Emily. Não conheço nenhuma pessoa com esse nome, mas tem as famosas com as quais não me simpatizo. É aquela velha história, tem nomes que dizem bem as pessoas e a gente fica com a impressão de que todos que tem esse nome tem uma mesma característica, até que apareça alguém para nos tirar desse limbo de impressões. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  13. Bem interessante...
    Queria saber o significado do nome Domitila, fica como sugestão hehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Gosto desse nome, mas principalmente da sonoridade dele. E, o bacana dos posts de vocês é que trazem sempre o significado; o de Hilary, por exemplo, é um significado óbvio se a gente parar para pensar, mas que nunca tinha me passado pela cabeça! Hahaha
    Adorei!

    ResponderExcluir
  15. Eu ia morrer sem fazer a associação entre Hilary e "hilário", e ia seguir só achando o nome lindo, forte e charmoso hehe. Não sei porque, mas ele me soa como nomes daquelas garotas de filme clichê americano dos anos 2000 (Legalmente Loira, Meninas Malvadas...). Mas, mesmo assim, acho um encanto *-*

    ResponderExcluir
  16. É um nome extremamente simpático e muito carismático! Gosto bastante ^^

    ResponderExcluir
  17. Pra quem não conhece nenhuma Hilary… Prazer rsrs. Adorei o conteúdo! Parabéns a autora! Sempre amei meu nome desde criança, realmente é um nome diferente, raro de se encontrar, dificilmente as pessoas acertam de primeira, mas acho isso uma graça, quebra o gelo, rimos, ali já tem uma abertura de iniciar uma conversa. Acho meu nome forte, impactante e difícil de ser esquecido. Sou de Curitiba- Pr e fui registrada em 20/01/98, atualmente empresária e estudando de Psicologia. Através das pessoas me conhecerem várias já deram nomes pra filhas e acho isso muito legal! Uma dica para uma mamãe que esteja procurando nome para sua filha: fazemos jus ao significado. Somos de uma personalidade muito forte, mas somos pessoas doces e alegres!

    ResponderExcluir