sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Tiaré


Tiaré foi uma apresentação nova para mim e, confesso, gostei logo de cara! Fiquei duplamente empolgada, porque além de ter uma terminação pouco vista em nomes femininos -é, que aliás adoro, é ainda nome de flor!  A flor de Tiaré é um dos símbolos do Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa , o que traz ainda mais encanto a esse nome tão singular.

Tiaré significa literalmente flor em taitiano, referindo-se especificamente à espécie gardenia tahitensis. A Gardênia do Taiti, mais conhecida como flor de Tiaré, é uma bela flor branca, de perfume doce, forte e original (para imagem clique aqui). É conhecida principalmente por sua utilização em produtos cosméticos e pela produção do óleo de Monoi.

Outro sentido atribuído à Tiaré é o cultural: existe o costume local de pessoas comprometidas usarem a flor atrás da orelha esquerda; se estiver na orelha direita significa que está solteira. Também é apresentada em coroas para decorações festivas e em colares para desejar boas-vindas aos visitantes. A flor de Tiaré tornou-se o emblema nacional da Polinésia Francesa e das Ilhas Cook.

Não é possível afirmar que seja usado como nome próprio no Taiti, mas tem uma significativa presença, ainda que discreta, nos Estados Unidos, tendo a maioria dos nascimentos ocorrido no estado do Havaí. Apareceu pela primeira vez nas bases estatísticas em 1960 e até o momento a melhor exibição nacional se deu em 1992, quando totalizou 60 registros.

É levemente conhecido em alguns países de língua espanhola, principalmente México e Chile.

É raríssimo no Brasil, pois, de acordo com o IBGE, sua frequência de registros de 1930 até 2010 em todo o país foi de apenas 40 pessoas. É igualmente incomum em Portugal, não há notícias de registros antigos e nem recentes e também não faz parte da lista de nomes admitidos.

Personalidades:
  • Tiaré Scanda - atriz e modelo mexicana
  • Thiaré Maia - atriz brasileira
Fiquei muito feliz em conhecer Tiaré, achei o nome fofíssimo e uma bonita escolha para quem procura nomes exóticos e fora do trivial. Até acho que Flor de Tiaré formaria um composto lindo, por quê não? Tiaré é mais uma perfumada opção florida que vem alegrar o nosso jardim de nomes!

O que acham de Tiaré?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Coisas da Vida, IBGE, IRN, Nancy's Baby Names, SPIE, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Mais um nome de flor! Fofíssimo! Seria uma ótima opção para mamães que amam viajar e são conectadas a natureza - parece até ser um nome indígena brasileiro (lembrei do nome Aymoré)! Daria um bom par de irmãos/irmãs com um nome havaiano (tanto que é utilizado lá né!) ou indígena. É um nome exótico e o fato de remeter a Tailândia é um fator muito interessante! A terminação com "é" eu tbm gosto! Amo nomes diferentes e de outras culturas!Considero o nome uma ótima opção! Bom,o único problema que vejo está na decomposição do nome..."tia"/"ré"...talvez pode vir a ser alvo de piadinha desnecessária (o povo daqui é muito brincalhão e infelizmente há exagero)- o msm ocorre com o nome Carmen - "car"/"men"(que é um nome que sou apaixonada). O fato do nome começar com "tia" me desagradou um pouco, igual o nome Tiana do filme a princesa e o sapo (prefiro Diana ou Daiana ou até mesmo Dayna)...sobre Tiaré acho que a menina seria apelidada aqui de "tia"...ou na pior hipótese com "ré". Tentei substituir por "D"...mas Diaré, lembrou de diarréia. Resumindo, o nome é interessante e tem vários pontos super positivos, mas tem algumas pequenas observações caso seja utilizado no Brasil. Achei interessante já ter registros deste nome no Brasil, ainda que o número seja inexpressivo.
    Post super interessante! Amei saber sobre Tiaré! Parabéns, Patrícia! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O nome não me encantou, mas achei bem interessante saber sobre a flor e um pouco da cultura do Taiti. Parabéns pelo post. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Vi a imagem da flor agora, conhecia a flor, mas desconhecia o nome dela!

    ResponderExcluir
  4. Amo nomes com significados de flores. Por favor faz com.o nome "ROSÁLIA" obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olga, falaremos sobre Rosália assim que possível. Gratos pela participação!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Que nome diferente e bonito (tanto no nome em si quanto em seu significado); adorei!
    E achei a combinação Flor de Tiaré ainda mais bonita <3 (sério, tô tão apaixonada que se um dia tiver uma filha acho que esse será o nome dela - antes minhas opções eram Sophia ou Sophie e Lilian ^^').
    Fora que a flor em si é linda também.
    Beijinhos, parabéns pelo post e pelo trabalho de pesquisa super bem feito mais uma vez, e desde já, boas festas!
    Isabelle
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante do significado do nome, mas não o nome não me encantou, não gostei do som da pronuncia.

    ResponderExcluir
  7. Pensando em colocar na minha baby Deusa que está pra nascer, justamente porque a fizemos aqui na Polinésia!

    ResponderExcluir