terça-feira, 20 de novembro de 2018

Makena - Atendendo a Pedidos


terminação ena possui nomes amplamente conhecidos como HelenaLorenaMilena, entre outros, mas com certeza Makena é um dos mais diferentes! Seu exotismo é um ponto forte, o faz se sobressair em meio às escolhas triviais. Um nome que se torna brilhante aos olhos daqueles que apreciam escolhas exclusivas e cheias de atitude.

Conheci Makena quando pesquisava para o post Nomes Africanos e de imediato ele me chamou a atenção. Sua origem está na língua kikuyu (ou quicuio), usada principalmente no Quênia, país localizado na África oriental. Dentro desta origem é classificado como nome unissex. Seu significado é uma pessoa feliz, sem dúvida um significado que ilumina ainda mais o marcante Makena.

Makena tem mais de uma origem, o que o constitui em um nome multicultural. Também nomeia um local no Havaí, ou seja, é um nome geográfico. Wailea-Makena é uma bonita região, com praias paradisíacas e intocadas, localizada na ilha de Maui. Seu nome é derivado da palavra havaiana "mak'ke" que significa muitos recolhidos, possivelmente uma referência ao recolhimento de corais usados para a construção da igreja Po'okela, no século IX. Makena tem ainda um importante sentido histórico, já que foi o primeiro lugar onde um explorador ocidental pisou na ilha de Maui (Jean-François de La Pérouse, em 1786).

Por fim, na grafia Makenna, é considerado uma derivação do sobrenome gaélico Mackenna ou McKenna, que significa filho de Cináed, com Cináed sendo a forma gaélica de Kenneth, nome que significa nascido do fogo. É importante frisar que apenas a escrita Makena tem origem africana e havaiana. O acréscimo ou não de uma letra pode fazer toda a diferença no sentido de um nome.

Makena estreou no Top 1000 dos Estados Unidos em 2002 (posição #774), tendo aparecido pela última vez nesse ranking em 2013 (posição #990). É um nome de introdução recente e uso discreto, sendo  a grafia Makenna mais popular.

Em nossos países Makena é raríssimo: no Brasil seus registros antigos são mínimos (não possui gráficos no IBGE) e foi registrado apenas 1 vez no estado de São Paulo no ano passado. Não faz parte da lista de nomes admitidos de Portugal, seus registros antigos e recentes no país são nulos.

Personalidades:
  • Makena Onjerika - escritora queniana
Na Ficção:
  • Makena é uma personagem do filme de animação Barbie Apresenta A Pequena Polegar (2009), uma menina rica e mimada que muda de personalidade ao longo da história.
Makena é ainda o nome da filha da atriz americana Helen Hunt, nascida em 2004.

Makena é um nome enérgico e de muita personalidade. Me remete para um alegre passeio em um radiante dia de sol! Tem também um ar muito moderno, outro atrativo. Quem gosta de nomes nesse estilo não pode deixar de considerar Makena! É um nome de inegável carisma!

Para conhecer mais nomes com significados alegres clique aqui

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

18 comentários:

  1. É sempre muito interessante (e eu amo) quando vejo nomes africanos e indígenas aqui no blog! Hoje é o dia da consciência negra no Brasil, sendo até feriado estadual no RJ!
    Eu ja tinha ouvido falar nesse nome antes, sempre o achei com um tom bem norte-americano. Gostei do significado! Penso em uma menina cheia de energia! Apesar de não gostar da grafia com duas vezes a letra "n" , o significado 'filha do fogo' é bem interessante ! O multiculturalismo do nome é um fator que me agradou mto.
    Parabéns pela pesquisa! ^^
    Parabéns a quem pediu tbm! Amei saber mais sobre esse nome tão fofo!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Makena é um nome bonito realmente é um dos nomes bastante diferente, não conheço ninguém com esse nome, mais é um nome que realmente é bastante atrativo, forte, gostei muito do nome, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Makena, nunca tinha ouvido falar desse nome nem na ficção, super interessante!

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo o nome Helena, mas nunca tinha ouvido ou visto o Makena. Muito bonito também!

    ResponderExcluir
  5. Makena é um nome muito peculiar, adorei conhecer seu site, meus pets terão nomes diferenciados de agora em diante haha

    ResponderExcluir
  6. Makena nome bem diferente, achei um nome bem marcante e lindo

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido esse nome bem marcante, pode ter certeza que nao vou mais esquecer, existe uma cidade do interior com um nome parecido, Maquiné . bjossss

    ResponderExcluir
  8. nossa, que diferente, eu eu nunca vi
    mas achei bonito, sem duvida ninguem esquece

    ResponderExcluir
  9. Makena é um nome bem diferente, confesso que ainda não tinha visto, com certeza é um nome enérgico e de muita personalidade

    ResponderExcluir
  10. nome lindo, cheio de força, beleza e leveza.
    Amo Makena.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar desse nome, mas nunca do seu significado. Adorei!

    ResponderExcluir
  12. É bem diferente este nome, nunca tinha ouvido falar.A sonoridade é marcante e de muita presença. Gostei de saber da origem . É sempre muito bom saber de tudo sobre nomes por aqui!

    ResponderExcluir
  13. Oi Patrícia Monteiro gostaria que pesquisasse sobre o nome Geisler

    ResponderExcluir
  14. Olá, me chamo Maqueina Chaves ☺️ e foi extremamente interessante ler o blog ♥️

    ResponderExcluir
  15. Meu namorado tem esse nome,ai resolvir da uma olhada no significado, gostei muito

    ResponderExcluir