terça-feira, 8 de novembro de 2016

Deolinda


Deolinda é um nome que atualmente é pouco apreciado tanto em Portugal como no Brasil, visto que muita gente torce o nariz a este nome, já eu tenho uma perspetiva diferente…acho Deolinda completamente encantador. Considero um nome bastante feminino, suave e muito melodioso e para além disso é um nome especial para mim por ser o nome da minha querida avó materna, cuja irmã é Cecília, aqui só para nós acho que a minha bisavó Madalena fez uma excelente escolha nos nomes, não acham?

Neste momento, Deolinda encontra-se em completo desuso, mas já se encontrou nas posições principais do ranking português. Nos anos que decorreram entre 1920 e 1930, Deolinda ocupou o 5º lugar nos rankings de Portugal, sendo que em 1933 teve o seu apogeu de registos (560 para ser exata) e só na década de 60 é que Deolinda abandonou o top 10 de Portugal.

No ano 2015, em Portugal, apenas foram registadas 2 crianças e em 2014 apenas uma Maria Deolinda. No estado de São Paulo, no ano passado, foi registada apenas uma menina com este nome. Segundo a IBGE a frequência é de 8 149 mulheres chamadas Deolinda no Brasil.

Deolinda é ainda um grupo de música popular portuguesa inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais.

Deolinda origina-se através do nome Teolinda. Uma vez que Téo, vindo de théos é uma palavra grega cujo sentido literal é Deus, por si só este nome já carrega consigo o sentido de supremacia, acrescendo-se o elemento linda o nome sugere que a pessoa com ele registada seja bela, não só fisicamente, mas também detentora de muitas virtudes.

Ana Carvalho.

Qual é a vossa opinião sobre Deolinda?


Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, Wikiédia, SPIE, IBGE, ARPEN/SP.

7 comentários:

  1. Não gosto
    Gostaria de saber sobre o nome Raela se existe mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisamos sobre Raela e como nome próprio não encontramos nenhum dado, apenas há a informação que existe uma aldeia no noroeste da Estônia com esse nome.
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. O que eu acho verdadeiramente encantador é quando se nota claramente que o autor é fascinado por aquilo que está a escrever. Quando se escreve com carinho é muito mais fácil tocarmos aqueles que nos lêem e apesar de não achar Deolinda nada do outro mundo, percebo facilmente a ligação emocional ao nome e é isso que o torna especial. A título de curiosidade conheço duas raparigas na faixa dos 20 anos com este nome. E olhando para os nomes de família tenho a dizer que gosto muito de Cecília e de Madalena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão saber que quando escrevemos conseguimos tocar no coração de alguém.
      Obrigada por este comentário que está escrito com tamanha sensibilidade que só podia ter sido escrito por ti <3

      Excluir