quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Jéssica


O outrora profundamente popular Jéssica está agora a caminhar de mansinho para longe dos nossos tops femininos. Mas Jéssica é um nome muito curioso, pode ser considerado um nome literário!

A primeira vez que Jéssica foi utilizado como nome próprio foi na peça O Mercador de Veneza (1596) de Shakespeare. Acredita-se que o dramaturgo inglês se tenha inspirado no nome bíblico Iscah que, à sua altura, teria uma pronúncia muito parecida com Jescha (de acordo com o Behind the Name). Por sua vez, Iscah, de origem hebraica, é mencionado brevemente no Antigo Testamento, sendo atribuído a uma sobrinha de Abraão. Acredita-se que signifique contemplar.

No entanto, apesar de ter sido utilizado pela primeira vez no século XVI, só em meados do século XX é que começou a ser largamente usado pela população, o que faz com que seja altamente improvável que uma sua antepassada distante se chame Jéssica. O site Nameberry diz-nos que foi especialmente popular nos Estados Unidos da América entre 1980 e 1990, sendo hoje em dia considerado fora de moda.

Em Portugal, os primeiros registos (tímidos) do nome deram-se a partir de 1970, tendo crescido substancialmente durante a década de 90, onde se popularizou, mantendo-se entre as escolhas das famílias até aos nossos dias, ainda que haja uma tendência para a diminuição do seu uso. Se Jéssica for deixando de ser utilizado, conforme se especula, tornar-se-á, dentro de poucos anos, um nome datado e será, então, considerado ultrapassado para muitas pessoas, como hoje em dia olhamos para nomes como Carla, Sandra ou Tânia (muito utilizados na década de 70 e 80). Mas, por enquanto, Jéssica continua a ser opção: 176 registos em 2013, 147 em 2014 e 122 em 2015. Os compostos mais usados em 2014 foram Jéssica Alexandra e Jéssica Filipa.

No Brasil, a grande popularidade do nome também se centrou na década de 90, sendo praticamente inexistente antes de 1980. Estima-se que tenham nascido cerca de 450 mil Jéssicas no Brasil entre 1930 e 2010! Ainda assim, em 2015, no Estado de São Paulo foram registadas 103 meninas com este nome (com acento) e 85 sem acento, o que significa que Jéssica continua a ser uma opção viável para muitas famílias. Os compostos mais utilizados foram Jéssica Vitória, Jéssica Aparecida, Jéssica Sophia e Jéssica Regina.

Em termos de estilo, Jéssica apresenta muitas semelhanças a Vanessa, por exemplo. São ambos nomes com origem literária e bem internacionais, encontrando-se em várias mulheres espalhadas por este mundo fora. As referências mundiais são incontáveis, mas só para citar algumas temos as atrizes Jessica Alba, Jessica Biel e Sarah Jessica Parker e as cantoras Jessica Simpson e Jessica Sanchez. Em Portugal dá-se destaque à atriz Jéssica Athayde e no Brasil à empresária e autora Jéssica Grecco.


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE.

16 comentários:

  1. Nunca gostei. Para mim é tipo Vanessa, são internacionais mas tem um ar parolo, e acho a sonoridade grosseira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonoridade grosseira é se chamar Cláudia, muito brega e antigo.

      Excluir
    2. Não gosto de Cláudia passa a impressão de nome barato comum e brega.

      Excluir
    3. Pior é Claudia kkk muito brega, só gente velha com esse nome

      Excluir
    4. O meu nome em nada soa grosseiro, muito pelo contrário eles se complementam muito bem.

      Excluir
  2. Também não gosto da sonoridade de Jéssica. Não sou do nome, mas gostei da ligação com a literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou fã de Patrícia a sonoridade não me agrada.

      Excluir
    2. A sonoridade do meu nome é maravilhosa.. experimenta aí!!

      É como se estivesse recitando o verso de uma poesia, Jessica ao ser mencionado mostra-se sedutor independente do tom usado, somado à Vanessa transmite alegria e torna-se ousado.

      Excluir
    3. Agora o que dizer de PAtrícia, um nome simples, sem brilho e sem cor. Soa como algo caindo, um estrondo surgindo, algo quebrando e perdendo o valor.

      Excluir
  3. Lembro que certa vez comentei com alguém o seguinte: "Jessica e Bruna são nomes que são partes da vida de todo mundo". Porque ou são os nomes de uma prima, de uma amiga, de uma vizinha, colega etc, etc... Lembro-me de certa vez ter estudado com três Jéssicas/Géssicas na verdade eu estudei praticamente a vida toda com mais de uma Jéssica. E fui tentar fazer as contas de quantas conheci durante a vida e me perdi. E bem por ser um nome que ouvi em demasia perdeu-se o encanto para mim não o considero feio apenas está longe dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conheci tantas Helens que passa um ar tão comum e barato, não gosto desse nome

      Excluir
    2. Acho Helen tão comum, brega e sem graça, não gosto desse nome tbm

      Excluir
  4. Acho meu nome lindo, um complementa o outro. Digo sempre pra minha mãe que ela não poderia ter me dado nome mais bonito ♡

    ResponderExcluir
  5. Gosto do meu nome, apesar de hj em dia as pessoas preferirem “ Laura, Alice, Valentina, Antonella “ eu sou super satisfeita com meu nome 😌

    ResponderExcluir