sábado, 15 de outubro de 2016

Aruna - Atendendo a Pedidos


Uma das partes mais surpreendentes em atender aos pedidos dos leitores é que, muitas vezes, são lançados verdadeiros desafios! Saímos da "zona de conforto" de nomes com os quais já temos alguma familiaridade e entramos em um mundo novo, de um nome igualmente novo para nós. Foi o que aconteceu comigo com o nome Aruna. Só tinha ouvido falar nele muito vagamente, praticamente nada sabia. E eis que agora Aruna surge como uma personagem em uma novela bíblica de sucesso no Brasil. A curiosidade do público aumenta. Seria então Aruna um nome bíblico? Não, Aruna não é um nome bíblico, na verdade é um nome indiano ligado à mitologia. O exotismo e a história de Aruna vão muito além das telas de televisão e O Blog dos Nomes está pronto para desvendar todos os mistérios desse nome tão diferente!

A mitologia hindu é uma das mais antigas do mundo e seus deuses encantam a humanidade até hoje. Muitas são as divindades indianas, Aruna é uma delas (Cláudia Barata citou Aruna em seu ótimo post sobre Nomes Indianos). Apesar de ser um nome que soa como feminino para os falantes do português, Aruna corresponde originalmente à uma figura mitológica masculina. Em sânscrito o nome Aruna significa castanho avermelhado e a ligação com essa cor faz todo sentido, já que Aruna seria a personificação do brilho avermelhado da subida do sol. No hinduísmo Aruna é o condutor do carro que leva o deus do sol Surya através do céu. Surya atravessa todos os dias o céu em sua carruagem puxada por sete cavalos (que representam os sete dias da semana), conduzidos pelo deus Aruna. Surya designa o próprio sol;  Aruna é o nome da cor do céu pela manhã, o brilho avermelhado que precede o nascer do sol a cada amanhecer. É o alvorecer, por isso algumas fontes apontam seu significado como aurora. E que bonito significado, não acham?

Além da mitologia, Aruna e Surya têm mais em comum: ambos são nomes originalmente masculinos que com o tempo passaram a ser utilizados também por mulheres e acabaram assumindo a conotação de nomes unissex (em Portugal Aruna só é aceito no feminino). Aruna tem como variante Arun, sendo esse mais associado ao sexo masculino.

Outra figura mitológica de mesmo nome é Aruna, o deus do mar na mitologia hitita, o filho da deusa da magia e da cura Kamrusepa. Aruna é também a palavra hitita para mar. Mais uma bonita associação à natureza, ponto pra Aruna!

Sobre a curiosidade gerada pela novela A Terra Prometida, da Rede Record, onde a atriz Thaís Melchior interpreta Aruna, par romântico de Josué: essa obra é baseada na bíblia, mas muitos personagens foram inventados pelos autores para que a narrativa tivesse um maior apelo televisivo. A verdade é que Aruna não é mencionada em nenhuma parte da bíblia, inclusive não existe nenhuma referência bíblica sobre quem foi a esposa de Josué. O site Estilo Adoração nos dá uma explicação detalhada sobre essa questão e você pode ler clicando aqui.

Falando em personagens, Aruna é o nome de uma super-heroína publicada pela DC Comics. Apareceu pela primeira vez em agosto de 2000. Aruna Shende é uma mutante que trabalha na indústria de cinema indiano atuando como atriz e dublê. Tem o poder de mudar de forma e também é treinada em artes marciais. Depois de ajudar Batman e a Batgirl em uma missão, promete usar seus poderes para fazer justiça em seu país (Índia).

Aruna é um nome raro, incomum, como nossas bases estatísticas confirmam: de acordo com o IBGE, de 1930 até os anos 2000, apenas 23 pessoas foram registradas com o nome Aruna em todo Brasil(todas mulheres; para homens os registros são menos de 20 ou inexistentes); em Portugal o SPIE informa que de 1920 até 1980, Aruna foi registrado apenas duas vezes(em 1959). Não tem expressão em nossos registros recentes. A raridade não é exclusividade de brasileiros e portugueses: nos Estados Unidos existem apenas 134 Arunas(também todas mulheres); começou a ser registrado nos anos 70 e seu maior uso foi em 2003, quando nasceram 11 meninas chamadas Aruna.

A maior parte das referências são femininas e cito Aruna Abrams (cantora americana); Aruna Irani (atriz indiana); Aruna Mucherla (atriz indiana); Aruna Miller (política indiana que atua nos EUA); Aruna Shields (atriz britânica); Aruna Sairam (cantora indiana). Também existem referências masculinas e são eles: Aruna Dindane (jogador de futebol marfinense) e Quadri Aruna (atleta olímpico nigeriano).

Atendendo ao pedido do leitor, deixamos aqui sugestões de nomes para irmãs e também para irmãos de uma Aruna:

Pares para irmãs:

ArunaAisha
ArunaÂmbar
ArunaAzura
Aruna & Dara
Aruna & Gaia
Aruna & Indira
Aruna & Kiara
ArunaLótus
ArunaLuara
Aruna & Maya
ArunaMoara
ArunaNaira
ArunaPetra
Aruna & Ravena
ArunaSamira
ArunaSolara
ArunaSora
ArunaSurya
Aruna &Tamar
ArunaYana
Aruna & Zarina
ArunaZora
ArunaZorana

Pares para irmãos:


Aruna & Aleph
ArunaAmon
ArunaCairo
Aruna & Ciano
Aruna & Dhruva
Aruna & Ícaro
Aruna & Indra
Aruna & Órion
Aruna & Petrus
Aruna & Raj
ArunaRaoni
ArunaRavi
ArunaRudá
Aruna & Sírius
ArunaUrano
Aruna & Zaire
ArunaZarco
ArunaZéfiro
ArunaZoran


Por enquanto Aruna é um nome pouco visto entre nós, mas acredito que por conta da exposição na novela ele consiga mais registros de agora em diante. Se o observarmos bem, sua grafia é até familiar, afinal trocando o A inicial por B temos Bruna, nome tão conhecido. Possivelmente vai se firmar como nome feminino entre os lusófonos devido à terminação em a. É uma opção para quem gosta de nomes exóticos, alternativos, com sonoridade expressiva, raízes indianas e ligações mitológicas

Já conheciam Aruna? Gostaram de algum par para irmãs/irmãos em especial?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Epochtimes, Estilo Adoração, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

34 comentários:

  1. É realmente um nome muito bonito e misterioso. Acho que funciona bem nos dois sexos.
    Gostei e especialmente do par Aruna e Surya.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por atender meu pedido eu carinhosamente agradeco pois fiquei mas apaixonada pelo nome Aruna e ainda mas com a ligacao com Aurora que é um nome que gosto muito assim como Aisha
    E agora vi que aruna é realmente o nome perfeito para uma futura filha ele preeche meu coração amei saber sobre a mitologia porque gosto muito amei tudo a foto ta perfeita muito obrigado mesmo ja tenhos os nomes perfeitos para filha Aruna e Aisha amei tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora

      Ficamos felizes em saber que o post atendeu às suas expectativas! Agradecemos pelo retorno positivo e pelas palavras gentis. Abraços!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Agora faz dos nomes da novela tipo raab livana etc....

      Excluir
  3. Gostei muito da publicação, Patrícia! Parabéns! É engraçado como um nome se pode tornar associado a dois géneros com o passar do tempo. E que bom que é um nome cheio de simbolismo! Curiosamente achei os pares bem bonitos e fiquei presa em Aruna & Sírius, muito interessante, quase mágico!

    ResponderExcluir
  4. Nome da gotinha de gente será Aruns.
    ♥️♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por esse nome desde do momento que vi na novela e mesmo não saber quando eu iria engravidar eu já falavase eu tiver uma menina nome seria Aruna. E hoje minha filha está com 1 ano e 10meses e se chama Aruna.💕😍👩‍👧

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa minha tambem e aruna. Aruna Cristina quando vi o nome na novela também me apaixonei por ele. E lindo simples e tem 1 significado lindo. Desde da minha 1 gravidez que disse se fosse menina colocaria aruna mais infelizmente perde o bebe. 2 anos depois engravidei e era uma linda bebe de desda da barriga ja era aruna. E depois por minha mae coloquei cristina no começo ninguém gostava desse nome ai minha aruna nasceu e todos nao veem outro nome p ela kkk minha bb vai fazer 1 ano.

      Excluir
    2. Ah o apelido que eu mesmo coloquei na minha filha aruna e aruninha ruruzinha grauna runinha .

      Excluir
    3. Kkkk. Eu aqui comentando de novo o quanto esse nome é lindo e perfeito qnd vi ele 1 vez ele também preencheu meu coração agora Tô aqui grávida novamente é procurando um nome q combine com Aruna Cristina.

      Excluir
    4. Tbm estou nessa ❤️

      Minha aruna tem 4 anos
      E estou a procura de um nome de combine com ela , pois temos BB a bordo ❤️🤰

      Excluir
  6. Tenho voltado os meus olhos para Aruna. Gosto de todos os nomes que remetem a "aurora". Bom Aruna é o cocheiro na história, mas tenho achado lindo, apesar que Surya soa mais feminino aos meus ouvidos! Tenho um pouco de dificuldade com nomes começados em "Ar" justamente por não formar um apelido bonito, por exemplo, eu amo Ariela, mas se a chamassem de Ari eu detestaria, no caso de Aruna, seria Aru, Ruru, Una? Bom se o apelido for Una seria legal (única ou então cordeiro)...Já ouvi alguns nomes terminados em "una", como no caso de Ariano Suassuna, acho que é por isso eu ligo automaticamente a uma figura masculina rs. Olha, é uma escolha envolvente sem dúvidas, não será a escolha da minha pequena, mas é um nome muito envolvente, enigmático, cheio dos mistérios! Não vai passar desapercebido não! As mamães que escolheram, meus parabéns! Foi uma escolha diferente, ousada e bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei ver alguns anagramas do nome: Aruna: "Na rua" e "A urna" e Anura (que é uma espécie de sapinho)...mas isso não desqualifica em nada o nome (é que gosto de ver os possíveis anagramas, por exemplo, o de Davi é Vida). Bom, acho que ficaria lindo com Áurea, outro nome que acho fantástico! Aruna e Áurea! E claro, com o/a próprio(a) Surya!

      Excluir
    2. Eu tive uma aluna com este Nome "Aruna" me apaixonei por ela, quieta, inteligente e misteriosa não sei dizer se era timidez tb. ��

      Excluir
    3. Tenho uma aruna de 4 anos❤️

      No inicio o aprender a falar o próprio nome ela dizia : AUNA , e o apelidinho dela prós mais chegados ficou "una" .

      Inclusive eu tenho uma empresa chamada UNA FESTS❤️

      Excluir
  7. Queria um sobre nome que conbina com aruna

    ResponderExcluir
  8. há poucos dias conheci uma menina cigana linda de 3 anos com esse nome

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma aruna de beleza resplandesente e atitudes fortes e distemidas. Estou gravida novamente.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma aruna e vou ter outra queria nome parecido más tao lindo quanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha visto Aruna,Eu conheço Arina E Arúkia mas acho todos lindos

      Excluir
  11. Estou grávida e minha filha vai se chamar Aruna. Acho lindo esse nome.

    ResponderExcluir
  12. Queria colocar aruna também mais queria colocar mais um nome junto mais não vai que nome combina

    ResponderExcluir
  13. Queria colocar o nome de aruna mais queria por mais um nome junto mais não cri qual nome combina com esse

    ResponderExcluir
  14. Aqui na minha pacata cidade Poço fundo mg,há uma Aruna,ontem a vi aqui na minha rua acima,menininha doce...Aliás mamãe de Aruma se estiver lendo parabéns pelo bom gosto, minha irmã amou.

    ResponderExcluir
  15. Depois que vi a novela registrei minha filha com este nome, claro q antes de nascer já estava ciente q não tem mencionado na bíblia e o significado.
    Mas eu AMO ser mãe de Aruna, todos acham diferente, além q ela é muito inteligente e comunicativa com as pessoas,faz amizade com qualquer um, e só tem 1 aninho. A filha da minha vizinha chama ela de "Auna", e meu sobrinho fala "aluna" acho muito engraçadinho, e amo <3
    Aruna 10.01.21 ❤❤

    ResponderExcluir
  16. Minha filha vai se chamar Aruna, gostei desse nome .

    ResponderExcluir
  17. Pesquisei porque nunca havia ouvido falar até wue uma conhecida da família vai colocar na sua beber que está a caminho

    ResponderExcluir
  18. A minha Harunna é única!
    🧡🌊🌊🤙minha filial de q ano e 4 Meses

    ResponderExcluir
  19. Harunna minha filinha de um ano e três meses

    ResponderExcluir
  20. Minha neta tem 1 mês e chama Aruna, minha filha diz que seu próximo filho se menina será Aurora, se masculino será Aron.

    ResponderExcluir