quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Gil - Atendendo a Pedidos


Gil! Um nome pequenino e ancestral, onde mergulha uma parte da História de Portugal. Nome de um grande navegador português do século XV (Gil Eanes) que dobrou, pela primeira vez, o Cabo Bojador (1434) e permitiu que a exploração marítima se expandisse além-mar. Nome também daquele que é uma figura ímpar na História do teatro português (Gil Vicente) e de um grande poeta português do século XX, Augusto Gil. No Brasil, com este nome, ainda que neste caso específico seja apelido/sobrenome, temos o grande músico e ex-ministro da cultura do Brasil, Gilberto Gil, sua filha a culinarista e apresentadora de televisão (Isa)Bela Gil e o apresentador Raul Gil.

Como podemos ver pelo parágrafo anterior, Gil é também um apelido/sobrenome, o que para alguns é um critério de exclusão do uso do nome, para outros não. Por um lado, muitas vezes este pormenor ajuda à aceitação de compostos com estes nomes, o que faz de Gil o candidato perfeito para juntar a um outro nome que goste, quer na primeira posição, que na segunda! E que charmezinho! Por curiosidade, em 2013, em Portugal, foram registados 46 compostos, sendo os quatro mais utilizados João Gil (4), Duarte Gil (4), Simão Gil (3) e Santiago Gil (3). No ano seguinte foi usado em 53 compostos, com destaque para João Gil (7), Pedro Gil (3), Duarte Gil (3) e Francisco Gil (3). No Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo, no ano de 2015 foram registadas as seguintes conjugações: Joaquim Gil (1), Lorenzo Gil (1) e Murilo Gil (1). Pessoalmente gosto de ver compostos com este nome, acho bem bonito e como se pode ver pelos números, Gil continua a ser um tesourinho discreto! Perfeito!

Durante o século XX o interesse pelo nome foi crescendo ano após ano, nunca tendo, no entanto, alcançado os 100 registos anuais. Hoje em dia, Gil continua a ter fãs suficientes para pertencer ao top 100 masculino português. Em 2013 ficou na 84ª posição (41 registos), em 2014 em 79º lugar (46 registos) e em 2015 em 78º (47 registos). Por outro lado, no Brasil o nome não arrecada muitos fãs mas o nome é o suficientemente familiar para não se estranhar o uso! Estima-se que existam cerca de 9000 pessoas com este nome no Brasil, tendo sido mais usado nas décadas de 70 e 80. Atualmente afastado dos tops, Gil não teve um único registo como primeiro nome nas listas divulgadas referentes ao Estado de São Paulo (2015).

Mas qual é a origem de Gil? Eu sinceramente não fazia ideia. E é engraçado, depois de tantas horas envolta neste assunto, ainda há nomes que nos surpreendem! De acordo com várias fontes, Gil pode: 1) ter origem no latim Aegidius, que significa cabrito (e assim é um parente direto do nome Egídio); 2) pode ser um nome hebraico que significa alegria, felicidade; ou 3) ser simplesmente o diminutivo de nomes que contêm este elemento, na sua maioria nomes de origem germânica ou anglo-saxónica. Por curiosidade, em inglês corresponde ao nome Giles.

Acredito que Gil tenha um perfil muito moderno, muito contemporâneo! Acho uma escolha impecável, sem nada a apontar nos nossos dias. Relativamente pouco usado em Portugal, raro no Brasil e com uma sonoridade muito terna! É curtinho e de fácil internacionalização, ainda que não seja um nome muito internacional. Tem também a si associado (em Portugal) o mítico bonequinho em forma de gota de água, mascote de uma instituição de fins sociais relacionada com crianças. Há quem não goste da referência, eu acho-a perfeitamente inofensiva!

Que acham de Gil?


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, Fundação do Gil, IBGE, IBGE, SPIE e Wikipédia.

7 comentários:

  1. Acho um nome muito simpático e que cai muito bem em compostos, por ser curto e neutro. Na parte dos nomes femininos o equiparo à Lis. Existe também no Brasil o famoso apresentador Raul Gil(no caso acho que é sobrenome/apelido).

    ResponderExcluir
  2. Acho giro, poderia ser mais usado. Curto e com uma sonoridade bem alegre.

    ResponderExcluir