sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Brienne


Há nomes que se tornam populares, ou, pelo menos, relativamente conhecidos, por inúmeras razões, incluindo pela popularidade de certos livros, séries ou filmes que fazem com que gerações se rendam à sua história e às suas personagens como é o caso do Brienne, conhecido internacionalmente como o nome de uma personagem da série Game Of Thrones (em português, A Guerra dos Tronos) inspirada na série de livros de George R. R. Martin, Crónicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire, seu título original).

O autor já afirmou que se inspirou em vários nomes ditos “normais” e os alterou um pouco para as suas personagens. Pegando nesta ideia e analisando o nome Brienne, consta-se que poderá ser uma variação do nome Brianne, uma das muitas formas femininas inglesas do nome Brian.

Brian é um nome de origem e significado incertos, porém, entendidos na matéria afirmam que poderá ser derivado do elemento celta bre que significa colina, ou, por extensão, alto, nobre. Brienne, a nobre, que belíssimo significado não acham? É mais um ponto a favor para este nome tão sonoro e marcante.

Enquanto Briana se torna conhecido no Brasil pela popularidade de Brian, Brienne ainda continua longe dos registos do povo, tal como acontece em Portugal. Porém, nos EUA, onde Game of Thrones é muitíssimo popular, já nascem Briennes! 18 para ser preciso no ano 2014. E encontrei a informação na revista TIME que nasceram 4 meninas com este nome nesse mesmo ano no Reino Unido! Junto com esta informação, encontrei também o número de registos de outros nomes desta série que cada vez dita o gosto onomástico de muita gente. Para ler mais clique aqui!

Este nome não tem mais referências para além da Brienne de Tarth, personagem que cresceu sendo uma forte guerreira  que ambicionava tornar-se numa cavaleira. Dentro da história, ela é considerada fora do normal por ter uma aparência muito masculina e por ter comportamentos inusitados para uma mulher daqueles tempos. Fiel e honesta, penso que seja uma ótima referência para quem gosta do nome.

Penso que com a divulgação, Brienne possa ser um nome com muitos mais registos no futuro, apesar de que em Portugal, dificilmente, porém nos Estados Unidos e no Brasil, possa ser um nome com muito mais para dar.

Gostam do nome Brienne?


Fontes consultadas:
Time, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

3 comentários:

  1. Não gostei, tal como não gosto nada de Brian/Bryan.

    ResponderExcluir
  2. Não acho mau, mas não posso dizer que gosto. Acho melhor que Bryan!

    ResponderExcluir
  3. A associação à Guerra dos Tronos é imediata e faz-me simpatizar com o nome porque gosto muito da personagem! :)

    ResponderExcluir