sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Frederica


Hoje tenho o prazer de vos falar de um dos meus mais recentes nomes femininos preferidos. Um nome até um pouco polémico por ser a versão feminina, e ousada, de um nome tão conhecido em português, Frederico. Frederica pode ser para muitos, difícil de pronunciar, forte demais para uma criança, ou até longo demais e um pouco “queque”, mas de forma alguma eu o vejo assim.

Frederica é a versão feminina portuguesa do nome inglês Frederick, que provém de um nome germânico que significa governador pacífico através dos elementos frid (paz) e ric (governadorpoder). Frederica, a governadora pacífica. Um significado imponente e pacato.

Em Portugal, este é um nome que está a ficar cada vez mais e mais utilizado, tanto que nasceram trinta e duas em 2015, mais do dobro do que no ano passado, onde nasceram quinze. No Brasil, mais concretamente no estado de São Paulo, demonstrando aqui um grande contraste, não nasceu nenhuma! A frequência de Frederica no Brasil é de apenas 222 pessoas, mas os dados do SPIE não são melhores: apenas 29 de 1920 a 1980!

Este é um nome bastante monárquico, não que tenha sido nome da realeza portuguesa, porém, foi de várias princesas ao longo da Europa, entre elas Frederica de Hanôver, rainha consorte da Grécia, avó materna do atual rei de Espanha, Frederica de Baden, rainha consorte da Suécia, Frederica Amália da Dinamarca, princesa, entre outras Fredericas da Prússia, onde destaco o composto Frederica Luísa, que adorei, nome de umas das nobres prussianas.

Para além destas referências destaco ainda a mais recente filha de Carolina Patrocínio, figura pública portuguesa, nascida em fevereiro deste ano. Frederica dá também nome a um romance escrito pela autora britânica Georgette Heyer. Este nome também foi usado para nomear uma cidade no estado de Delaware, nos Estados Unidos da América, e como tal, torna-se, então, num nome geográfico. Ainda nos EUA, existe também um monumento chamado Forte Frederica, na Carolina do Sul, que foi assim chamado em honra a Frederico de Gales, e posto no feminino para diferenciar do Forte Frederico.

Acho que para quem gosta de nomes longos femininos propícios a diminutivos giros, Frederica é uma ótima opção! Tem a força e o poder monárquico do seu lado, e ao mesmo tempo, é um nome fresco e moderno, que se torna maior a cada ano que passa. Sem dúvida que este é um dos meus nomes preferidos, adoro-o!

E vocês, gostam de Frederica?


Fontes consultadas:
Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, IBGE, ARPEN/SP.

9 comentários:

  1. Não consigo gostar, acho um nome muito bruto.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é um nome muito imponente, mas realmente nunca me cativou. Não tenho absolutamente nada contra também, mas acho Francisca bem mais bonito e leve. Acredito que nos próximos tempos veremos um crescimento das Fredericas em Portugal, talvez será um nome da moda ao lado de Caetana. Veremos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro Frederico...eu muito masculino :/ mas meu psi me chamava de Fred

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Meu nome é Fredericka e gosto muito ❤️

      Excluir
  5. Lindo...da minha netinha...

    ResponderExcluir
  6. Frederica é um nome lindo! Soa-me muito bem. Já conheci algumas meninas com o nome e acho encantador!

    ResponderExcluir