terça-feira, 12 de abril de 2016

Nefele


Olhar o céu e imaginar um mundo divino, envolto por delicadas nuvens, etéreas, frágeis e misteriosas. Sonhar e sonhar... Assim é o nome Nefele: leve como uma nuvem, transita entre a realidade e a fantasia. Me encantei com seu significado e com sua ligação com a mitologia, acho que é um nome que merece toda nossa atenção. 

Do grego nephos que significa exatamente nuvem, Nefele é um nome que está presente na mitologia grega através de algumas personagens:

  • Nefele foi uma nuvem que Zeus criou à imagem e semelhança de sua esposa Hera para enganar o mortal Ixion, que a desejava. Pensando se tratar realmente de Hera e não de uma cópia, Ixion assediou Nefele e dessa união nasceram os centauros;
  • Nefele, ninfa das nuvens, mãe de Frixo e Hele, tem muito destaque na mitologia sobre o signo de Áries/Carneiro, quando pede ajuda aos deuses para salvar seus filhos da morte e estes lhe enviam um carneiro alado que possuía lã de ouro (o velocino de ouro). Você pode ler essa história de uma forma mais detalhada no post Nomes dos Signos: Áries/Carneiro;
  • As Néfeles eram as ninfas das nuvens e chuva, filhas do Oceano e de Tétis. Faziam parte do séquito de Ártemis. Elas ascendiam desde o Oceano, seu pai, levando até os céus em cântaros, a águas do imenso rio que circunda toda a Terra. Desde ali as arremessavam, dando vida à natureza e alimentando as corretentes de seus irmãos, os Potamos (rios). Eram representadas como formosas jovens que vertiam água de seus cântaros desde o céu.

Nefele é um nome duplamente ligado à natureza, pois dele deriva o nome do mineral nefelina. Esse mineral, quando exposto ao ácido forte adquire um aspecto nublado e por isso seu nome. A nefelina é lapidada e usada em joalheria onde origina peças extraordinárias. Considerada uma pedra que fornece proteção mágica, também é usada na confecção de talismãs e amuletos. Uma das propriedades místicas da nefelina é a contribuição para o desenvolvimento de habilidades psíquicas, como a clarividência.


Já se imaginou  andando nas nuvens? Então você é um nefelibata! Através de nefele (nuvem)e batha (em que se pode andar) surge a palavra nefelibata que significa aquele que anda nas nuvens, expressão usada para designar aqueles que se deixam levar por pensamentos distantes, pensamentos que voam...eu sou uma nefelibata!


Os dicionários nos dizem que uma nuvem é um conjunto de pequenas partículas de água suspensas na atmosfera que pode originar chuva ou neve, mas o simbolismo é bem mais profundo. As nuvens simbolizam a divisão entre dois mundos cósmicos, o céu e a terra, o humano e o divino. Segundo antigas tradições chinesas, a nuvem representa a elevação espiritual.


Como nome próprio Nefele possui uso raríssimo, é um nome mitológico que parece ser desconhecido de muitos. Não aparece em rankings de popularidade no Brasil e em Portugal e nem obteve registros em nossos países entre 2014 e 2015. Em Portugal não faz parte da lista de nomes admitidos, mas acredito que se o pedido for feito será aceito, já que na lista muitos outros nomes mitológicos estão presentes. Ao redor do mundo Nefele também parece ter uso muito pequeno, só encontrei informações de um pequeno número de registros nos EUA, na versão Nefeli: de 2003 a 2014 nasceram 34 meninas chamadas Nefeli nos Estados Unidos; o pico se deu em 2012 com 10 registros. Não gosto muito da grafia Nefeli, apesar de também ser válida. Acho  a escrita Nefele bem mais bonita.


Nefele em outros idiomas:
Nephele, Nefeli (inglês); Nefele (italiano, sueco, polonês, finlandês, indonésio, basco); Néfele (espanhol e catalão); Néphele (francês); Nephele (alemão); Nefelé (eslovaco e tcheco); Nefelè (lituano).


Imaginei algumas duplas temáticas para Nefele com nomes ligados ao céu que tenham toques de exotismo (clicando nos nomes há o link para os posts individuais):


Com nomes femininos:


NefeleAzura

NefeleCéu

NefeleEstrela

NefeleLazuli

NefeleSora

Com nome masculino:

NefeleUrano

Acho Nefele um nome surpreendente, seu significado nos leva à múltiplas interpretações de cunho sentimental e espiritual. É um nome que me cativou por todo seu simbolismo e também por sua sonoridade, que considero muito envolvente. Para os que procuram nomes diferenciados, exóticos, mitológicos e com ligações com a natureza, Nefele é uma opção que deve ser levada em conta!

Nefele também os cativou? Qual dupla para irmãos mais gostou?


Fontes Consultadas:
Behind the Name, Dicionário de Símbolos, Dicionário Priberam, Gem Stones, Names Org, O Blog dos Nomes, Portal Patrick Voillot, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Gostei muito do post, achei Nefele interessante :)

    ResponderExcluir
  2. O post é muito bom, mas o nome lembra naftalina

    ResponderExcluir
  3. fiquei cativada, achei Nefele muito doce, e a imagem super combinou!

    ResponderExcluir
  4. Nefele...o final 'fele' não é agradável...Nef...faz com que lembre de nefasto. Eu repeti o nome várias vezes e depois de muito repetir não parece tão mau...Gosto mais de Nefeli...ou Néphele...Talvez Nefeli e Evelyn ou Nefeli e Emily fique interessante. Nefeli Safira como composto tbm cai até que agradável. Não usaria, mas não é tão ruim quanto achei a primeira vista...é questão de se adaptar a pronúncia e acostumar os ouvidos...é até que interessante, começa com a letra "N" - ganha pontos tbm por não ter a letra "a".

    ResponderExcluir