quarta-feira, 2 de março de 2016

Thulile


Thulile é um nome que tem origem no dialeto zulu, falado na África do Sul e tem como significado "quieta", "pacífica". Como quase todos os nomes de origem africana, este é um nome que transmite uma imagem exótica, singular e impactante, um magnetismo único.

Thulile é um nome cuja sonoridade é bastante meiga e doce, principalmente pela terminação -lile. Seu significado lembra, inclusive, o significado de um outro nome muito queridinho pelo grupo do Facebook, Serena, que tem um significado literal.

Pra quem procura nomes de origem africana, com uma sonoridade doce e com nenhuma chance de um dia virar um nome popular, penso que Thulile partilha de todos esses requisitos.

Qual sua opinião sobre este nome?

6 comentários:

  1. Gostei bastante, achei muito fofinho, mas ao mesmo tempo é bem exótico, diferente. Thulile é bem interessante! Adorei também a foto, lindíssima!

    ResponderExcluir
  2. A mulher da foto é lindíssima e o nome acenta - lhe como uma luva!

    ResponderExcluir
  3. Gostei :) Amei a foto!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do nome e esperava mais do significado porser assim tão diferente.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do significado "pacífica", já "quieta" não empolgou muito, porque acho buscamos nomes pró-ativos,se posso assim dizer...e a quietude parece uma personalidade retraída, que consente, que se cala. Já Dizia Martin Luther King: "o que me incomoda não são os gritos dos maus, mas o silêncio dos bons". Todavia, o ato do silêncio pode simbolizar reverência, aquela pessoa que mais escuta e observa e por isso aprende, pois as vezes é de tanto falar que cometemos erros, as chamadas palavras "mal ditas". A quietude então pode ser vista sob dois ângulos opostos, um positivo e outro negativo e isso tbm reflete o caráter humano e a essência de todas as coisas, depende do olhar do observador. Pode-se tentar aproximar o significado com serena, mas é aquilo cada palavra ou nome nunca vão ter correspondências valorativas idênticas, ao estilo de "lindo" x "bonito" - há quem diga ser a mesma coisa, mas existe uma diferença distintiva entre as duas expressões. Não consigo ver "serena" como "quieta"...se encaixa muito mais no segundo significado "pacífica"...sereno pra mim é aquilo que é brando, um ato de não agir instintivamente, mas dotado de sabedoria (tipo um velho ancião ou monge)...acho que está além do simples significado que damos a palavra "calmo". O significado pacífico me agradou bastante - trazer a paz (pacífica), denota uma personalidade voltada para o diálogo (no caso ouvir mais) e falar quando necessário para promover a resolução do conflito! Eu amo esse nome e dá para tirar altas divagações sobre o sentido! É um dos nomes que mais gosto aqui do blog! :) Lembrando que Thulille lembra muito Tulipa e para os pais que não querem dar o nome da flor, tbm cai muito bem para par de irmãs "Thulile e Thulipa" ou Thulille e Tuane! :) esse nome é uma delicadeza que só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, escrevi Tulipa ali com um "h" de intruso rs XD Outro nome que quer dizer pacífica é Salomé, mas acho um pouco estigmatizado por conta da personagem bíblica. Pensando em finais com "ile" - acho que Camille (se for derivado de Camilo) tbm faz um bom par e tbm tem este sentido de calmaria :)

      Excluir