terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres Notáveis do Brasil - Especial Dia da Mulher

Cármen Miranda.

O dia da mulher surgiu em seguimento das lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e reinvindicação do seu direito ao voto. No fundo foi criado como que em memória das conquistas das mulheres, a luta contra o preconceito sexual, político, cultural, linguístico económico e também racial. Por esse motivo achei que a primeira grande mulher a ser abordada é Leolinda de Figueiredo Daltro.

Leolinda foi professora catedátrica e co-fundandora do Partido Repúblicano Feminino. Feminista brasileira, lutou pelos direitos da mulher, desempenhando um papel importante no movimento sufragista brasileiro, contribuindo em muito para a ideia do direito político da mulher no Brasil.

Leolinda é de todo um nome comum e nada fácil de encontrar a sua proveniência. A informação que obtive, revela ser um nome de origem latina, que significaria algo como parecida com um leão. Sendo verdade o significado do nome, o nome adequa-se perfeitamente a Leolinda, uma mulher que dedicou a sua vida aos direitos da mulher numa altura em que o mundo era muito machista, é sem dúvida uma mulher de garra e forte nas suas convicções. 

Seguindo esta linha de convicções políticas tenho que falar obrigatoriamente de Maria Quitéria de Jesus que desempenhou um papel importante na história do Brasil, a sua independência. É considerada a Joana D’Arc brasileira, foi soldado e heroína na Guerra da Independência. Há quem diga que comandou um batalhão de mulheres!

Contra vontade do pai e ajuda da irmã Teresa e do seu cunhado, do qual aproveitou o apelido/sobrenome Medeiros para se alistar, juntou-se ao Regimento de Artilharia, mostrando grandes qualidades bélicas. Quando descoberta, mudaram-na de companhia e acrescentaram um saiote à sua farda. Foi condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul.

Quitéria vem do latim Quietus que significa tranquilo, embora também possa ser a forma latina do nome grego Cytherea, nome de uma ilha grega onde se presume ser o local de nascimento de Afrodite. Afrodite é nada mais, nada menos que a deusa da beleza e do amor, partindo da ideia de que Cytherea é um epíteto de Afrodite, é também defendido que Quitéria pode também significar bela

Uma coisa é certa, os brasileiros têm sem dúvida uma panóplia de mulheres das quais se podem gabar em várias áreas: No desporto temos Maria Esther Bueno, que foi nada mais nada menos que a primeira mulher a vencer os 4 torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open), tendo conquistado ao longo da sua carreira 589 títulos e ainda Maria Lenk, que foi a primeira brasileira a bater o recorde mundial em piscina olímpica.

Maria é um nome hebraico, que segundo o Behind the Name pode vir de uma variação egípcia significando amada ou mesmo amor. Dadas as vitórias destas senhoras, acredito que as memórias destes feitos sejam acarinhadas pelo povo brasileiro. Esther é também um nome bíblico, podendo ter a sua origem no persa significando estrela. E não é que Esther lhe assentou que nem uma luva!

O campo da arte e da cultura também está recheado de nomes, dos quais se podem gabar, como Chiquinha Gonzaga, Cora Coralina, Anita Malfati, entre outras! Mas esta é sem dúvida a a que mais sucesso teve a nível mundial:

Em 9 de Fevereiro de 1909 nasceu por terras minhotas Maria do Carmo Miranda da Cunha, nada mais nada menos do que aquela que chegou a ser a actriz mais bem paga nos EUA entre as décadas de 1930 e 1950, Cármen Miranda.

Foi em dezembro de 1909 que chegou ao Rio de Janeiro com a sua família, tendo sido criada na Lapa carioca, zona boémia e de muitos artistas, onde absorveu muito do que usou para criar a sua personagem. A sua carreira começou no Brasil, passou por outros países da América Latina, como a Argentina, até chegar aos EUA e daí ao resto do mundo. Durante muito tempo foi a única mulher da américa latina no Walk of Fame. Foi na voz dela que foram gravadas as músicas mais famosas da década de 30 no Brasil e é conhecida como sendo a precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro.

O que é que tem em comum com Marilyn Monroe? Ambas terem falecido no dia 5 de Agosto, Cármen Miranda em 1955 aos 46 anos de idade e Marilyn Monroe em 1962 aos 36 anos. 

Porquê Cármen? Encontrei duas possibilidades, uma que terá sido o seu tio que a apelidou com esse nome e outra que terá sido o seu pai dado o seu gosto por óperas. O nome pode ter duas origens: a hebraica karmel cujo significado é vinha de Deus, que levou aos nomes italiano e espanhol Carmelo e Carmel do qual Cármen é diminutivo. Ou a forma latina Carmen que significa canção, melodia ou poema, que para o caso de Cármen Miranda lhe assentou mesmo bem!

Margarida Rebelo Madeira.

O que pensam dos nomes destas mulheres notáveis brasileiras? Com qual delas se identificam mais?

2 comentários:

  1. Grandes mulheres, grandes nomes! Meus nomes preferidos são Esther, Cora e Carmen. Simpatizo tb com Quitéria. Parabéns pelo post Margarida!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto também, não conhecia algumas dessas mulheres. Gostei principalmente da Maria Quitéria de Jesus e a Chiquinha Gonzaga era uma mulher muitíssimo interessante tambem.

    ResponderExcluir