terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres Notáveis de Portugal - Especial Dia da Mulher


Em todo o mundo existiram mulheres que foram notáveis na história da humanidade e em Portugal não foi diferente. Começando logo no século XIV durante a Batalha de Aljubarrota que aconteceu entre os portugueses e os castelhanos, Brites de Almeida mais conhecia como Padeira de Aljubarrota. Brites encontrou em sua casa escondidos no forno 7 castelhanos e sem meias medidas pega na pá com que cozia o pão e mata os castelhanos. Ainda hoje a padeira é lembrada todos os anos até porque por causa do seu feito é feriado na região.

Em diversas áreas existiram mulheres marcantes em Portugal como por exemplo na área da política onde se destacam duas mulheres: Carolina Beatriz Ângelo e Maria de Lurdes PintassilgoCarolina foi a primeira mulher a ter o direito de votar nas urnas e isso aconteceu em 1910, no exato ano que foi criado o Dia Mundial da Mulher. Já Maria de Lurdes foi a primeira, primeira-ministra portuguesa e até agora a única.

Na área da música várias foram as mulheres que se destacaram entre as quais está Maria João Pires a mais importante pianista portuguesa. Desde pequena que Maria João começou a tocar piano, por isso, aos 7 anos, tocou publicamente um concerto de Mozart. A sua veia artística continua e acaba por prosseguir os estudos na Alemanha. Poucos anos depois acaba por ser reconhecida internacionalmente ganhando o concurso internacional do bicentenário de Beethoven. Maria João em 1989 ganha o Prémio Pessoa.

Na área da música houve mais artistas que destacaram entre os quais está Joana Carneiro a mais famosa maestrina portuguesa. Joana foi maestrina assistente da Filarmónica de Los Angeles, em 2006 foi diretora musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley e dirigiu em 2010 a produção de Peter Sellars. Já em 2013 foi anunciada como sendo a nova maestrina principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos.

Quem foi aclamada como a voz de Portugal e uma das melhores cantoras dos século XX foi Amália Rodrigues. Amália desde muito cedo que começou a cantar, cantando pela primeira vez em publico nos festejos dos Santos Populares em 1935 mas é em 1939 que Amália faz a sua estreia profissional. A partir de 1950, Amália realiza várias digressões e assim se tornou popular por tudo mundo. Amália em todos os seus espetáculos cantava músicas tradicionais portuguesas (fado e não só). Apesar de todo o seu sucesso em Portugal e pelo mundo fora só em 1985 é que deu os seus primeiros concertos individuais em Portugal: um no Coliseu dos Recreios em Lisboa e o outro no Coliseu do Porto. Amália recebeu também inúmeros prémios não sou no fado como também no cinema. Acabou por faleceu no dia 6 de Outubro de 1999.

Simone de Oliveira é uma cantora, atriz de teatro e de televisão portuguesa. Desfolhada Portuguesa foi o maior êxito de Simone e foi com ele que venceu o Festival da Canção em 1969. Beatriz Costa pseudónimo de Beatriz da Conceição foi uma importante atriz de teatro e cinema. Participou em filmes como A Aldeia da Roupa Branca e A Canção de Lisboa. Em 1937 juntamente com Vasco Santana ganhou foram eleitos os príncipes do cinema.

Eunice Muñoz é uma atriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português e considerada uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos. A atriz mesmo com 87 anos continua a trabalhar e este ano vai representar Pureza na próxima novela da TVI ImpostoraDaniela Ruah com apenas 32 anos é uma das melhores atrizes internacionais portuguesas. Começou com 16 anos na novela Jardins Proibidos e agora é uma das protagonista da série NCIS: Investigação Criminal.

Cristina Delius é uma bailarina portuguesa. Cristina dirige em Berlim, onde vive, a Tapa Toe Steptanzstudio, considerada a melhor escola de sapateado na Europa. Rosa Mota é uma atleta portuguesa já fora da atividade. Tornou-se conhecida pelas suas prestações na Maratona, sendo considerada por muito uma das melhores corredoras do século XX.

Paula Rego é uma pintora portuguesa. Estudou na Slade School of Art em Londres que passa a maior parte do seu tempo mas sempre mantendo uma ligação forte com Portugal. Em 1990 foi nomeada a Artista Associada da National Gallery. Em Cascais encontra-se a Casa das Histórias onde se encontram expostas as obras de Paula Rego.

Joana Vasconcelos é a mais conceituada artista plástica portuguesa da atualidade. Nas suas peças, apropria-se de objetos do quotidiano e descontextualiza-os, reinventando-os. Ana de Castro Osório foi jornalista, ensaísta, conferencista, feminista e republicana. Foi uma dedicada e incasável lutadora pela igualdade dos direitos e de emancipação das mulheres. Foi também uma das primeiras escritoras de literatura infantil.

Sophia de Mello Breyner Anderson é uma das mais importantes poetisas do século XX e autora de textos em prosas como Histórias da Terra e do Mar, A Menina do Mar e O Cavaleiro da Dinamarca. Depois do 25 de Abril, Sophia foi deputada à Assembleia. Florbela Espanca é uma poetisa portuguesa, natural de Vila Viçosa e é tida como a grande figura feminina das primeiras décadas da literatura do século XX.

Catarina Santo.

Estão aqui as histórias das mulheres mais notáveis de Portugal. Gostam especialmente de mais alguma em particular? E dos seus nomes?

5 comentários:

  1. Os meus nomes preferidos daí são Amália, Eunice, (Maria de) Lurdes e Simone :) As minhas personalidades preferidas citadas são a Amália e a Sophia!

    ResponderExcluir
  2. Ah, e Rosa! Não tinha visto. Também gosto de Cristina.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Catarina, gostei muito de conhecer a história de tantas portuguesas notáveis! Florbela Espanca, Amália Rodrigues e Sophia de Mello Breyner ultrapassaram as fronteiras de seu país, são muito conhecidas! Dos nomes citados gosto de Carolina, Joana, Rosa, Cristina e Florbella.

    ResponderExcluir
  4. A minha favorita também é a Florbela Espanca e também a Maria João Pires. Mas todas as referidas são mulheres de grande mérito! Parabéns pelo texto Catarina!

    ResponderExcluir