segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Maura


Já há vários anos que tenho uma lista onde coloco todos os nomes que, muito resumidamente e sem rodeios, detesto. Nomes que não suporto mesmo e que nunca me cativarão de maneira nenhuma. Bom, isto era o que eu achava até ontem! Estava eu entretida a correr a lista completa de nomes femininos quando subitamente um desses nomes pertencentes à "lista negra" começou a chamar por mim e a pedir toda a minha atenção. Eu dei-lha. 

Sinceramente, e agora que penso melhor sobre o assunto, não percebo por que raios tinha Maura nessa tal lista. Mentira, até percebo. Na altura equiparava-o a nomes que detestava (e que ainda hoje detesto), o que fazia com que o detestasse também. Mas admito que esse ódio era pouco racional, e durante todo este tempo tenho sido injusta com o nome. Hoje, que possuo uma mente muito mais aberta a nomes novos, não vejo motivos para continuar a odiar um nome perfeitamente normal! Trocando a inicial M pela L ficamos com um dos nomes "sensação" do momento, o bastante apreciado Laura! Extraindo a letra "u" ficamos com Mara, outro nome moderno super em alta nos dias de hoje! E deixando cair a primeira letra ficamos com o adorável literal hippie Aura! Comecei por simpatizar com Maura depois de ter feito estas associações, mas quero gostar dele para além disso, pelo que ele é. 

Maura é daqueles nomes que eu considero fascinantes no que toca à etimologia, porque "percorreu mais do que um caminho", por assim dizer. O antepassado mais instintivo será Maurus, que tem como significado "moreno", "de pele escura" ou ainda "proveniente da Mauritânia". Estes significados vieram reforçar o exotismo que eu já via em Maura e que me agrada bastante! Por outro lado, Maura pode ainda ser a forma inglesa de Máire, que por sua vez é a forma irlandesa de Mary. Desde  o início, quando descobri Maura, que o associei rapidamente a Maria, sem saber ao certo porquê. Ficou desvendado o mistério! E claro, estando ligado a Maria, também tem relação com Miriam (e com qualquer outra variante). 

Em Portugal, os registos de Maura são raríssimos, pelo menos desde as últimas décadas até aos dias de hoje. De 1920 a 1967 não nasceu nenhuma bebé com este nome. No ano seguinte, em 1968, nasceram duas, mas logo em 1969 os registos voltaram à estaca zero. Em 1978 atingiu o valor máximo desses anos: 14 registos. Em 2014 nasceu apenas uma pequena Maura, e em 2015, cinco. Já a versão masculina, Mauro, tem tido mais sorte: 29 registos em 2014 e 23 em 2015. 

No Brasil, no Estado de São Paulo, parece acontecer o mesmo. Enquanto que Mauro vai tendo alguns registos a cada ano (54 em 2014 e 65 em 2015), Maura nem sequer dá sinais de existência nessas listas. Não consigo entender este fenómeno. Será possível que ninguém veja uma única coisa boa no nome?! Não acredito muito nesse cenário, mas se assim for, temos aqui um pequeno grande tesouro à espera de ser descoberto por exploradores ousados, destemidos, corajosos. À altura de Maura

Por ser considerado um nome forte, talvez um pouco "bruto", não acredito que Maura se torne numa escolha recorrente para futuras meninas. Mas é mesmo isso que me agrada nele: não é aquele nome "tipicamente feminino", cheio de fofura e delicadeza. Maura é forte, imponente e igualmente feminino! A sua sonoridade não só me remete para cenários exóticos mas também para os tempos medievais! Imagino uma Maura muito alegre, independente e cheia de garra. De espírito livre e indomável. 

Desse lado, quais as vossas opiniões sobre Maura


Fontes consultadas: 
Arpen/SPBehind The Name, Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2014 e 2015), Nomes e mais NomesSPIE.

11 comentários:

  1. Eu cá não gosto de Maura, nem Laura, nem Mara, nem Mauro :p
    Não consigo pensar em Aura, Maria ou Miriam quando vejo/leio este nome.
    No entanto, gostei muito do post, teve um toque pessoal que apreciei =)

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do post e tb da foto(menina linda!), mas não gosto do nome Maura, acho muito áspero. Tb não gosto de Laura, acho sem sal. De Mauro e Lauro gosto, principalmente Lauro!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de Maura. Acho grosseiro e tem um ar triste também. Não sei explicar bem, mas não me transmite sensações boas.

    ResponderExcluir
  4. Eu me chamo Maura,nome difícil de ver sou extrovertida e de bem com a vida,cheia de garra, espírito livre,sou guerreira

    ResponderExcluir
  5. Em Portugal, em 1995 nasceram pelo menos duas Mauras... devia atualizar os registos ;)

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito de nomes iniciados com "Mau" ou "Mal"...Eu gosto bastante de Mauro, acho forte! Já Maura transmite a mesma sensação de Filipa, Frederica, Eduarda, Joaquina, Maurícia, Felícia...são nomes que parecem que se adequam mais ao masculino, mas isso é uma questão cultural e de acostumar os ouvidos! prefiro Maura a Laura...mas talvez, goste ainda mais de Aura e Áurea! Bom, Maura é um nome de força e não tenho dúvida que a portadora é uma pessoa de bastante personalidade!

    ResponderExcluir
  7. Adorei pois meu nome é Maura bem condizente com o artigo !!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Maura Moreira amo meu nome

    ResponderExcluir
  9. Mais importante que um nome é o caráter de quem o tem.

    ResponderExcluir
  10. Nasci em 1978 e o meu nome é maura e o meu filho é Mauro

    ResponderExcluir