Amós é um nome bíblico que significa "levado" em hebraico e parece ser uma forma abreviada da expressão amosiá, que significa Deus levou. Amós é um dos doze profetas menores do Antigo Testamento, o autor do livro de Amós, o mais antigo dos livros proféticos.
A história de Amós é bastante interessante. Ele era nativo de Tecoa uma cidade a cerca de 20 km, nos limites do deserto de Judá, a sudeste de Belém e era um homem de família humilde, era um vaqueiro e cultivador de sicómoros. Ele profetizou durante os reinados de Uzias, rei de Judá, e foi contemporâneo de Isaías e Oseias, que viveram alguns anos a mais que ele. Sob Jeroboão II, o reino de Israel atingiu o máximo de sua prosperidade, mas isto foi acompanhado do aumento da luxúria, do vício e da idolatria. Nesse contexto, o luxo dos ricos insultava a miséria dos oprimidos. Nesse momento, Amós foi convocado por Deus para lembrar ao povo da sua Lei, da retribuição da sua justiça e para chamar o povo ao arrependimento. Ele o fez, denunciava essa situação, com a rudeza simples e altiva e com a riqueza de imagens típica de um homem do campo. A palavra de Amós incomodava porque ele anunciava que o julgamento de Deus iria atingir a muitos.
Amós não se contentava em denunciar genericamente a injustiça social, ele denunciava especificamente:
- Os ricos que acumulavam cada vez mais, para viverem em mansões e palácios, criando um regime de opressão;
- Os que roubavam e exploravam e depois iam ao santuário rezar, pagar dízimo, dar esmolas para aplacar a própria consciência;
- Os juízes que julgavam de acordo com o dinheiro que recebiam dos subornos;
- Os comerciantes ladrões sem escrúpulo que deixavam os pobres sem possibilidades de comprar e vender as mercadorias por preço justo.
Amós é um nome que nunca foi comum, diferente de diversos outros nomes bíblicos que sempre tiveram popularidades muito grandes e que até hoje têm. Se tratando de um nome de um personagem bíblico do Antigo Testamento, Amós é um dos menos conhecidos e sendo assim, o nome também não tem tanta divulgação quanto os outros. Amós tem uma sonoridade única e diferente dos outros nomes que conhecemos, o que o faz ser exclusivo e com toque exótico. Para quem gosta de nomes curtos e bíblicos, acho que Amós e Davi ou Amós e Elias seriam pares bastante belos de se ver, principalmente o segundo que partilha da pouca popularidade e por ambos serem nomes de profetas.
Acho que Amós, pela sua história e por diversos outros fatores, é um nome muito bom e deve ser mais divulgado e usado.
O que mais te atrai em Amós?
É um bom nome, achei muita boa a sugestão do par Amós e Elias, os nomes têm a mesma vibração, combinam bastante! Para quem gosta de nomes bíblicos pouco populares, Amós é uma ótima opção. Foto linda!
ResponderExcluirMais uma vez, gostei muito do post, desde o texto à foto =)
ResponderExcluirSimpatizo com o nome, mas não usaria* =) Também gostei do par Amós e Elias !
Gosto muito, é bem exótico!
ResponderExcluirGosto de Amós, é forte, exótico. Não conhecia a história, muito interessante.
ResponderExcluir