terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Pascal


Com a aproximação às datas festivas, nada melhor do que abordar um nome relacionado com uma delas, para mim das mais bonitas. A Páscoa, ou Domingo da Ressurreição, celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que, segundo relatos presentes no Novo Testamento, terá ocorrido três dias após a sua crucificação. É a mais antiga e importante festa cristã, sendo a principal celebração do ano litúrgico cristão. 

A palavra "páscoa" vem do latim pascha, que por sua vez derivou do hebraico pesach, "passagem". Ainda hoje se usa esta palavra para designar a maior festividade do povo judeu: a Páscoa Judaica, ou Festa da Libertação, que celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egipto. 

Dessa palavra latina pascha surgiu então o nome próprio romano Paschalis, "relativo à Páscoa", que originou Pascal, o nome que abordo hoje. 

Blaise Pascal (acredito que neste caso Pascal seja apelido/sobrenome) será talvez a primeira figura que nos vem à cabeça. O talento que demonstrou desde pequeno para as ciências levou-o até Paris, onde se dedicou ao estudo da matemática. Se hoje se fala do Princípio de Pascal, Triângulo de Pascal e Teorema de Pascal, isso deve-se a este grande senhor, que contribuiu ainda para a Geometria Projetiva e para a Teoria das Probabilidades. 

Pascal não é dos nomes mais usados lá fora, mas é perfeitamente conhecido e tem diversas variantes pelo mundo, como a francesa Paschal, a italiana Pasquale e a espanhola Pascual

Pascal não é admitido em Portugal - desconheço os motivos que levam a tal rejeição, e sobre isto ainda hei-de me informar - mas tanto Pascoal como Pascualina são opções de registo para um bebé português. No Brasil, onde a restrição quanto ao uso de nomes é quase nula, parece-me que Pascal poderia funcionar muito bem como segundo nome! 

O que acham de Pascal?

5 comentários:

  1. Usaria Pascal ou Pascual, mas como segundo nome. Acho lindo!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito,até funcionará no estrangeiro mas em Portugal não acho que sim.

    ResponderExcluir
  3. Existe um professor de português muito conhecido e respeitado no Brasil chamado Pasquale Cipro Neto. Ele participa de programas de tv falando sobre o correto uso da língua portuguesa. Tem coluna em um grande jornal tb. É chamado de professor Pasquale. Considero Pascal uma boa opção como segundo nome.

    ResponderExcluir
  4. Pascal e Pascual me agradam muito. Conheço um músico que se chama Pedro Pascual e acho o nome divino, com certeza usaria como segundo nome.

    ResponderExcluir