quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mumadona


A ideia de escrever sobre este esquecido e mal-amado nome surgiu da Margarida Madeira, que também tem uma predileção por nomes medievais que me desafiou a escrever sobre Mumadona!

Ao pesquisar na Internet sobre curiosidades relacionadas a Mumadona descobri que em 2012, em Portugal esteve em cena uma ópera intitulada "Mumadona", com libreto de Carlos Tê, música de Carlos Azevedo e encenação de Marcos Barbosa, com a Fundação Orquestra Estúdio sob a direção de António Saiote

A ópera, que teve em cena na cidade berço de Portugal, Guimarães, conta a história de Mumadona Dias, figura importante da região e do início do condado portucalense. 

Mumadona Dias foi a poderosa e célebre condessa do Condado Portucalence que viveu no século X, não se sabe a data de nascimento ao certo. Ela era senhora de muitas terras, construiu um mosteiro, e está ligada à cidade de Guimarães assim como de certa forma a Póvoa do Varzim e Vila do Conde e até a uma lenda de Penafiel. Foi Mumadona Dias quem mandou construir o Castelo de Guimarães, para sua protecção e que depois tornou-se a corte dos condes de Portucale e que serviu de proteção contra as invasões.

Achei interessante também alguns nomes dos familiares de Mumadona Dias:
Marido- Hermenegildo 
Pais - Diogo e Onega
Sobrinho- Ramiro 
Avó- Vímara

Sendo O Blog dos Nomes um sítio onde se falam de todos os tipos de nomes e para todos os gostos e interesse penso que Mumadona também tem direito ao seu cantinho, sendo que, como já falei, um nome ligado à história de Portugal e é um dos muitos nomes medievais que se perderam no tempo e que agora já só ficou na memória de alguns interessados nas interessantes e diversas personagens que compõem a nossa História.

Não vou sugerir o seu uso, pois não acho de todo usável hoje em dia. Mas espero que tenham gostado de saber mais sobre este nome único na sua incomparável grafia e sonoridade.

Adoro imaginar três amigas na idade media, Urraca, Pulquéria e Mumadona. Acho o máximo! Terão elas sido as Matildes, Leonores e Beatrizes em alguma época?

Fontes Consultadas:
Wikipedia, www.cm-guimaraes.pt.

8 comentários:

  1. Muito interessante o post Claudia, gostei! Sempre é bom saber mais sobre nomes de estilos diversos. Mumadona pode nos soar estranho, mas se tirarmos a parte inicial(mu) fica Madona! Aí já nos vem à mente a popstar e fica muito familiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patricia! Não tinha reparado nesse pormenor hehehe

      Excluir
  2. Adorei a parte histórica, mas realmente não é um nome que ache que possa ser bem aceite na atualidade; ainda que Matildes, Leonores e Beatrizes também se ouviram muito por Portugal e Espanha nos tempos medievais e modernos

    ResponderExcluir
  3. A sonoridade é dificil de recuperar, mas é interessantíssimo

    ResponderExcluir
  4. Estava muito curiosa com esta publicação! Mumadona, realmente não se adequa muito aos nossos dias mas quiçá noutros tempos foi deveras comum. Adoro ver Diogo aí a meio e Ramiro, confesso que simpatizo, muito devido às lendas medievais em torno do nome! Onega achei muito interessante também, nunca tinha ouvido antes!

    ResponderExcluir