sábado, 26 de dezembro de 2015

Miguel


Nome simples, bonito e doce, Miguel encantou o coração dos portugueses e dos brasileiros, que sempre o procuram para formar um bom composto! Não é um nome de internacionalização evidente, sobretudo se nos referirmos à língua inglesa, onde o seu correspondente Michael é também muito popular, mas poderá cativar mais alguns corações além-fronteiras, quem sabe!?

Possui fortes raízes religiosas, sendo identificado na Bíblia como um arcanjo um anjo de nível superior que se encontra muito próximo de Deus. São Miguel Arcanjo aparece pela primeira vez no Antigo Testamento no Livro de Daniel e mais tarde, na Carta de São Judas e no Apocalipse de São João, derrotando um dragão. O seu nome advém dos elementos hebraicos mi kha EL, que significa quem é como Deus, quem é um com Deus ou aquele que é semelhante a Deus, o que revela a fidelidade e proximidade de Miguel com o Divino. São Miguel Arcanjo é conhecido como o protetor dos justos e o líder do exército de Deus, daí que muitas vezes seja representado com uma armadura e com uma lança na mão. No Cristianismo primitivo foi descrito como guerreiro, que empunha uma lança na sua mão direita para combater o Mal e um ramo verde na sua mão esquerda, sendo também considerado um guardião da e um combatente das heresias (é o padroeiro da Igreja Católica).

Na monarquia portuguesa era habitual que os príncipes portugueses ostentassem algures no seu longo nome completo o nome dos três arcanjos Miguel Gabriel Rafael, por esta ordem, como se de uma evocação por proteção se tratasse. Mas, além desta conjunção de nomes de arcanjos, Miguel foi usado como primeiro nome por vários príncipes portugueses, tendo sido apenas um deles rei, D. Miguel I (1802-1866), em cujo reinado existiu uma guerra civil entre os seus apoiantes (absolutistas) e os apoiantes do seu irmão D. Pedro IV (liberais constitucionalistas).

No entanto, Miguel nunca foi um nome extremamente popular em Portugal. Na primeira metade do século XX manteve-se em torno dos 100 registos anuais, até quem a partir de 1960 começa o seu crescimento que culmina culmina nuns 1076 registos em 1978. Desde então, a presença de Miguel nos tops masculinos portugueses tem-se feito notar. Em 2013, Miguel ocupava o 10º lugar do ranking nacional, contando com 1268 registos anuais e a sua utilização em mais de 3000 diferentes compostos, sendo os mais utilizados Rodrigo Miguel (225), Pedro Miguel (176), João Miguel (147), Afonso Miguel (131), Tiago Miguel (129), Diogo Miguel (129) e Duarte Miguel (108). No ano seguinte, Miguel encontrava-se em 9º lugar com 1207 registos e existindo, mais uma vez, cerca de 3235 compostos, sendo os mais comuns: Rodrigo Miguel (204), Pedro Miguel (174), Afonso Miguel (138), Diogo Miguel (136), Duarte Miguel (124), Tiago Miguel (123) e Maria Miguel (120). Os números são extraordinários e fazem-nos pensar se Miguel não se estará a tornar num clássico contemporâneo que “vai bem com tudo o que é nome”.

Já no Brasil, a popularidade de Miguel sobrepõe-se largamente à popularidade portuguesa – se é que é possível imaginar! No ano de 2012, em São Paulo, Miguel foi o 5º nome mais utilizado para meninos, sendo que no ano seguinte subiu para a 2ª posição (14774 meninos registados com este nome), que manteve também no ano de 2014 (com 16061 registos). De acordo com os dados do BabyCenter Brasil, sistema que nos fornece uma perspetiva generalista do uso dos nomes em todo o território brasileiro, Miguel foi mesmo o nome mais utilizado, estatuto que mantém desde 2013! Para além do uso de Miguel sozinho, os compostos João Miguel e Luiz Miguel são absolutamente populares, integrando também o top dos mais utilizados!

São referências mundiais com este nome:
  • Luís Miguel, músico porto-riquenho;
  • Michelangelo Buonarroti Simoni, pintor, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro renascentista italiano;
  • Miguel Ángel Asturias, escritor guatemalteco, Nobel da Literatura de 1967;
  • Miguel Ângelo, músico português, integrante da banda Delfins;
  • Miguel Araújo, músico português;
  • Miguel de Cervantes, escritor espanhol, autor da icónica obra D. Quixote de la Mancha;
  • Miguel Falabella, ator brasileiro;
  • Miguel Gameiro, músico português;
  • Miguel Roncato, ator brasileiro;
  • Miguel Sousa Tavares, escritor português;
  • Miguel Torga, poeta português;
  • Miguel Veloso, jogador de futebol português;
Apesar da grande popularidade que o tornou uma escolha muito intuitiva e menos original, Miguel é um nome muito meigo e uma escolha segura para portugueses e brasileiros! Completa um composto na perfeição e decerto não desiludirá ninguém!

Que pensam de Miguel?

Clique para consultar Compostos com Miguel.

4 comentários:

  1. Miguel já foi um dos meus nomes masculinos favorito há tempos atrás, quando muitos torciam o nariz pra ele. Agora está aí, super popular e muito querido. Ainda acho um belo nome, mas que por ser tão utilizado atualmente, acabou perdendo o encanto pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. não me aquece nem me arrefece

    ResponderExcluir