sábado, 26 de dezembro de 2015

Leceia


Hoje falo-vos de um nome geográfico: Leceia. Este topónimo veio até mim só há bem pouco tempo quando me mudei para um local perto de Oeiras (distrito de Lisboa) e quando o comecei a ver escrito em autocarros, horários e afins, até um dia me ocorrer imaginá-lo numa pessoa e de súbito logo o adorei.

Como tal, decidi procurar sobre a origem do topónimo e o seu significado, e deixem-me dizer-vos que não foi nada fácil, e que, para tal, tive que investir algum (muito) do tempo na sua pesquisa, mas quem procura com persistência, um dia encontra.

Porém, antes de falarmos do seu significado, permitam-me que vos introduza um pequeno resumo da história de Leceia: O lugar de Leceia, outrora Lecena, pertence à freguesia de Barcarena, cuja ocupação humana remonta, pelo menos, à época do Castro Eneolítico, localiza-se no topo de uma vertente escarpada, a Oeste do Vale da Ribeira de Barcarena. Compreende a antiga “Lecêia” ou “Liceia de Baixo”, que se situa na cumeada, junto à referida fortificação pré-histórica, e “Liceia de Cima”, local onde se encontra uma capela. O crescimento do lugar de Leceia desceu ao longo de toda a encosta, tanto para Sul, ocupando os terrenos que se encontram à mesma cota, como no sentido de Barcarena, com a qual se encontra praticamente ligada.

A presença de algumas nascentes de água, associada às aptidões naturais em termos de solos e exposição solar, tornou Leceia um lugar atrativo para a construção de quintas de recreio e lazer, pelo que apresenta ainda alguns exemplos, embora degradados ou em ruínas, de casas de arquitetura rural do tipo “saloio”. Esta procura continuou e gerou um núcleo de génese ilegal, atualmente em fase de reconversão.

O Povoado Pré-Histórico de Leceia é conhecido no mundo científico desde 1878. Desde 1963 que esta estação arqueológica está classificada como imóvel de interesse Público. A área de escavação ultrapassa o s 11000m2, sendo a área de exploração pré-histórica mais vasta até hoje realizada em Portugal. Nela estão representadas sucessivas etapas cronológico-culturais, ao longo de cerca de 1000 anos de ocupação, desde o Neolítico Final até ao Calcolítico Final.

Leceia, derivando de Liceia, pode ter duas origens e portanto, dois significados: se a origem deste topónimo for celta, poderá significar “rochedo”, no entanto, se a sua origem for basca, a sua raiz é “leku” que significa “lugar”.

Sendo, quase com toda a certeza, das poucas pessoas, se não o único a pensar neste topónimo como nome próprio feminino, Leceia não tem registos, porém adorava conhecer uma pequena menina com este nome, seria encantador e muitíssimo inovador.

Conseguem pensar em Leceia como nome próprio? Ou preferem Liceia ou Lecena?

4 comentários:

  1. Achei muito interessante a publicação, Rafael! Gostei muito da abordagem e estava toda entretida a ler o texto. No entanto, tive dificuldades em imaginar uma menina com este nome, mas fui-me lembrando várias vezes de Lineia (que gosto imenso) e simpatizei com a grafia Liceia, acho que foi a que gostei mais!

    ResponderExcluir
  2. Ao ver Leceia imediatamente me lembrei de Lineia. Acho q Leceia tb cairia muito bem como nome de flor! Acho q Leceia funciona sim como nome próprio, principalmente na grafia Liceia. Lecena me lembrou Lucena.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo ver como nome de pessoa, mas acho que prefiro Liceia.

    ResponderExcluir