domingo, 22 de novembro de 2015

Domingos


Que coincidência ter escrito sobre Domingos a um domingo! Brincadeiras à parte, sei que muita gente não se consegue abstrair do dia da semana quando pensa neste nome. E o mais engraçado - e que eu desconhecia por completo - é que Domingos tem mesmo relação com o dia, e a sua origem só me fez gostar ainda mais do nome! 

Domingos é a forma portuguesa de Dominic, que vem do latim Dominicus, "do Senhor". O domingo propriamente dito vem da expressão dies dominicus, ou seja, "dia do Senhor". Os católicos têm grande estima por este dia e muitos faziam as contas para que os seus filhos nascessem neste dia do Senhor

Assim, Domingos acaba por ter uma conotação religiosa, ainda que não seja óbvia (para mim pelo menos não é). De facto remete automaticamente para o domingo, mas primeiro que nos lembremos que o domingo é um dia santo demora um bocadinho mais - a religião perdeu alguma "força" nos últimos tempos. Se fosse há uns anos, ou mesmo há uns séculos, Domingos remeteria automaticamente para as missas e os textos sagrados - o que a meu ver não é mau. E sabem que mais? Mesmo não sendo religiosa, adoro esta característica, até nos nomes. Lembro-me sempre da minha mãe, das aldeias, das procissões, das festas, dos cânticos. 

No entanto há quem não goste de nomear os filhos com nomes religiosos, ou que lembrem alguma religião, por acharem que isso será um peso ou até mesmo uma "obrigação" para as crianças. Acho que tudo depende, primeiro, do nome, e segundo, do composto. No caso de Domingos essa associação às crenças e práticas religiosas não me parece evidente, a meu ver é só mais um nome muito antigo, ou como alguns dizem, "do fundo do baú", "empoeirado". Mais uma característica que me agrada nos nomes: o cheiro a antiguidade! Considero ainda Domingos um nome tipicamente medieval, não sei porquê mas transporta-me sempre para a Idade Média. 

Entre 1920 e 1975, em Portugal, Domingos foi utilizado com alguma frequência. O seu auge foi em 1962, quando atingiu 753 registos. Em 2014, no ano passado, 753 registos colocariam Domingos entre Lucas (772) e Simão (720), mas em vez disso teve apenas 9. Já não é mau!  

Considero Domingos um primeiro nome perfeitamente usável, mas percebo que cause algum impacto pelo seu ar tão antigo. Em casos como este sugiro um primeiro nome moderno e leve, que acompanhe bem Domingos, apesar de a minha loucura me fazer gostar também de compostos em que ambos os nomes são antigos e "pesados"! Para um menino português/brasileiro que nasça nos próximos tempos, os seguintes compostos parecem-me bem agradáveis:  

João Domingos
Martim Domingos 
Afonso Domingos
Miguel Domingos 
Pedro Domingos
Lucas Domingos
Simão Domingos
José Domingos
André Domingos
Vasco Domingos
Mateus Domingos
Luís Domingos 
Filipe Domingos
Heitor Domingos 

Acho que Domingos combina lindamente com os nomes mais populares de agora, que vendo bem são igualmente antigos. A única diferença é que já foram tirados do baú há mais tempo e neste momento já não têm pó, estão limpinhos. Teriam coragem de dar a mesma oportunidade a Domingos e tirá-lo do baú?  

4 comentários:

  1. Gosto de Domingos mas em outras versões:Domênico e Dominic

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de Domingos, confesso. Lembro da minha avó comentar comigo que se dava esse nome aos bebés que nasciam precisamente ao Domingo e sempre achei que era uma razão um bocado estranha para se dar um nome a um bebé. Na minha árvore genealógica existem dezenas de Domingos e cada vez que olho com mais atenção lá encontro mais um. Talvez um dia venha a gostar mais, espero que sim, mas por enquanto não me encanta.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro zilhões de vezes Domênico.

    ResponderExcluir