quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Lineia


Lineia é um perigo para o coração. Facilmente nos apaixonamos por ele de tão meigo, e tão ternurento que é! A sonoridade é absolutamente maravilhosa, fresca, e o nome é praticamente exclusivo nas nossas terras. A probabilidade de conhecermos uma Lineia é extremamente baixa, a não ser, claro que estejamos na Suécia, na Noruega ou na Finlândia, países onde este nome prolifera a cada ano que passa.

Para conhecermos a origem deste nome, temos irremediavelmente de falar do seu criador, Carl von Linné, cuja pessoa e obra já abordamos também na publicação sobre o nome masculino Lineu. Este intelectual sueco foi o responsável pela reforma do conhecimento botânico, dedicando-se paralelamente a muitas outras artes e ciências tendo alguém uma vez dito que ele “era na realidade um poeta que se tornou naturalista”. Gosto muito desta frase, dá para perceber que o homem teria uma alma sensível e talvez foi essa sua qualidade que o levou a dar o nome de Linnéa à sua flor favorita. Assim fica descortinado o mistério e Lineia junta-se ao grupo muito admirado de nomes de flores que são simultaneamente nomes próprios femininos, como Dália, Margarida, Orquídea, Rosa, Tulipa ou Zínia. Inclusive, a Linnea Borealis é considerada a flor oficial da Suécia, o que só demonstra o carinho que os suecos têm por o trabalho de um compatriota e seu legado. Em sueco, Linnaeus significaria árvore de tília, ou simplesmente tília. Adorável!

O nome foi importado para Portugal recentemente, sendo ainda do desconhecimento do público em geral. E, como prova desse desconhecimento, ainda não foi registada nenhuma menina com este nome. No Brasil, deduzo que o cenário seja muito parecido, que Lineia ainda não tenha sido apresentado ao povo brasileiro. Espero sinceramente que o panorama atual mude e Lineia se torne uma opção viável para muitas famílias, como, em 2014, aconteceu na Finlândia (29º nome mais utilizado), na Suécia (9º nome mais utilizado) e na Noruega (o 7º mais utilizado).

Nomes de flores são sempre convidativos e Lineia não é diferente, acho-o melodioso e agradável.

Joana Recharte.

Que sensações vos transmite?

20 comentários:

  1. Adorei conhecer a história do nome Lineia, confesso q nada sabia sobre esse nome e achei muito interessante! Nome muito simpático e melodioso, a ligação com flores é mais uma qualidade! No Brasil realmente é tb muito raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,me chamo Lineia e amo meu nome mais não sabia que tinha um significado tão belo.

      Excluir
    2. Uma das irmãs da minha mãe chama-se Linéia é uma outra Lízea!

      Excluir
  2. Não gostei muito, por me parecer demasiado docinho.

    ResponderExcluir
  3. A mim transmite tristeza como Alcino. Sei lá porque! É o som...

    ResponderExcluir
  4. No Brasil, há um livro infantil muito conhecido intitulado Lineia nos jardins de Monet, escrito por Christina Bjork, e traduzido por Ana Maria Machado, onde A personagem principal, Lineia, passeia por jardins inspirados na obra de Monet.

    ResponderExcluir
  5. Olá,meu nome é lineia e tenho 52 anos e moro em Sorocaba SP
    será que sou a única aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lineia! Seja bem-vinda ao nosso blog! Lineia é um nome bem incomum, mas você não é a única! :) Os dados do IBGE dizem-nos que existem 109 pessoas com o seu nome em São Paulo e cerca de 900 pessoas no país inteiro!

      Se tiver mais curiosidade pode simplesmente clicar neste link e pesquisar pelo seu nome, tenho a certeza de que encontrará informação muito interessante!

      Até breve!

      P'la Equipa do Blog dos Nomes
      Joana Recharte

      Excluir
    2. Fica aqui o endereço electrónico da página da IBGE: http://censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/search

      Excluir
  6. Prazer no Brasil sim ele já foi apresentado...Eu me Chamo Lineia da Silva, filha de escravos e índios sou LINEIA...ADOREI sua publicação sempre achei meu nome meio sem graça, mas agora tem um outro significado pra mim, então muito obrigada a você !!

    ResponderExcluir
  7. Oie também me chamo lineia e tenho 41 anos moro em pontal do Araguaia mt

    ResponderExcluir
  8. Então significa "flor" ?

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é Lineia,moro em Feira de Santana(BA).Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  10. Olá eu também me chamo Lineia, moro em Itaituba no Pará. Amei conher a história sobre esse nome, Lineia.

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe tb se chama Linéia.
    Ela é linda como uma flor mesmo.
    É do sul de Minas, Cristina -MG.

    ResponderExcluir
  12. Oi!! Me chamo Linéia e moro em Salvador, Bahia. Adorei saber a história do meu nome.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tbm me chamo Linéia. Tenho 41 anos e moro no Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  14. Eu Linéia, igual ao livro Linéia no Jardim de Monet. Descobri que era uma flor quando ganhei o livro em 1982.hoje tenho 60 anos e amo meu nome!

    ResponderExcluir