quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Virgulino


Calma, não quero que ninguém use este nome em um bebê! Resolvi escrever sobre Virgulino porque é um nome que sempre me intrigou bastante.

Encontrei em alguns lugares Virgulino como variante de Virgílio. Assim sendo, viria do nome de família romano Vergilius que significa “ramo, vara”.

No Brasil, principalmente no Nordeste, quando ouvimos este nome, associamos automaticamente à figura do pernambucano Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Amado e odiado, o rei do cangaço é, sem dúvidas, uma das figuras mais fortes da cultura nordestina.

Virgulino é um nome raro, mas tem algo que já foi muito comum no Nordeste: a terminação -ino. Além dos muitos Severino, eternizados por João Cabral de Melo Neto no poema Morte e Vida Severina, é comum encontrar entre os nordestinos mais velhos nomes como Francino, Justino, Otelino, Aurino, Levino, Saturnino etc. Aparentemente, já foi uma prática comum na região o uso de nomes raros, que, às vezes, até parecem inventados, com essa terminação.

Virgulino também está no nome da banda de forró pé-de-serra "Trio Virgulino". Obviamente, uma referência ao companheiro de Maria Bonita.

Eu não acho que Virgulino seja um nome usável hoje em dia. Por outro lado, não deixa de ser um nome muito interessante, pois além de estar associado a Lampião, sempre me fez lembrar a palavra vírgula, o que faz com que ele soe, pelo menos para mim, simpático e engraçado. Adoraria usar em um animal de estimação, por exemplo.

O que pensam sobre Virgulino?

10 comentários:

  1. interessante. eu usaria virgílio, acho mais bonito. virgulino só me faz pensar em vírgulas. acho vírgulas muito efêmeras. nomes pra mim tem que ser como um ponto final ou de exclamação.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante toda essa história por tras do nome, mas nao gosto de Virgulino.

    ResponderExcluir
  3. O nome é pesado e a associação com Lampião é quase q imediata. Virgílio é uma opção mais leve. Não gosto do nome Virgulino mas adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Antiquado, pesado, ultrapassado e feio. Apesar da história, nao tem como usar

    ResponderExcluir
  5. Eu acho o nome maravilhoso, afinal sou Virgulino José da Costa, Mineiro, amante do cordel, meu pai também gostava do cordel, mas meu nome não era para ser este, meu pai ficou contente no dia do meu nascimento, tomou muita cachaça e esqueceu do nome que minha mãe tinha escolhido, pediu para o cartorário, que registrasse virgulino, nome que estava no cordel que ele esta lendo, e como complemento José que era o nome do seu irmão mais velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei conhecer sua história, Virgulino! Obrigada por compartilhar! Eu também sou uma amante de literatura de cordel.

      Excluir
  6. É ENGRAÇADO EU SOU UM DOS VIRGULINOS NORDESTINO E PERNAMBUCANO, MEU AVÓ SE CHAMAVA MANOEL VIRGULINO PRIMO DE LAMPIÃO LÁ DE SERRA TALHADA E O MEU PAI CHAMAVA JOSÉ VIRGULINO SOBRINHO E TENHO MUITO ORGULHO DE SER CHAMADO DE VIRGULINO POR TODOS QUE ME CONHECEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família do meu pai tem o sobrenome Virgulino.

      Excluir
  7. Meu pai é Antônio Virgulino nordestino nascido no Ceará meu bisavô era cangaceiro

    ResponderExcluir