quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Naia


Naia é um nome que não nos é comum e tampouco familiar, e para muitos que gostam de exclusividade na hora de escolher um nome esse fato já é uma boa qualidade. Naia tem origem na língua basca e significa "onda" ou "espuma do mar"  É um nome curtinho, conectado com a natureza e de aura despojada. 

Sua sonoridade é muito parecida com outros nomes mais familiares como Maya, Laila e Naiara. Sendo assim, não é de todo um nome extremamente estranho para nós. Outros nomes curtinhos e que remetem à natureza vêm ganhando mais força e subindo cada vez mais nos tops de popularidade, como Íris e Lis, e Naia pode ser uma alternativa. Este também, assim como os outros dois citados, compondo com outro nome pode ser uma opção mais ousada para um segundo nome. Naia está no ranking do seu país de origem e encontra-se no top 50 do ranking espanhol e catalão. Naia é uma escolha excelente para quem quer um nome único, que tenha pouca possibilidade de haver mais alguma pessoa que partilha do mesmo nome em terras lusófonas e que, ao mesmo tempo, tenha de alguma forma ligação com a natureza. 

Os nomes curtinhos estão cada vez mais ganhando adeptos no nosso idioma e Naia pode sim ganhar um espaço no embalo destes nomes, já que preenche todas as características que estes também têm e ainda tem o bônus de não ser um nome comum. Esta última característica, a pouca popularidade, pode afastá-lo de muitas pessoas, mas este não é um nome que atrai pessoas com gosto para nomes mais comuns, porém, como citei anteriormente, a similaridade da sonoridade de nomes mais populares e familiares pode fazer com que certas pessoas que não gostam muito de nomes que soam estranhos possam talvez pensar no nome com mais carinho.

Colocariam Naia em suas listas ou indicariam este nome a alguém?

16 comentários:

  1. É o apelido da minha tia que se chama Nair. Gosto. Mas não usaria por ser curto e ter demais vogal e consoante de menos

    ResponderExcluir
  2. Amo! foi o nome que escolhemos para minha Priscesa!

    ResponderExcluir
  3. Não é verdade o significado é desejo ou desejada. É o nome da minha filha e essa informação foi-me dada em Euskadi onde ela nasceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O significado de "onda" e "espuma do mar" está no Behind the Name, nossa fonte de consulta, uma das mais completas. Pode ser que Naia tb signifique "desejada", mas deve ser uma informação pouco divulgada, pq não aparece em nenhuma de nossas fontes de pesquisa. Se quiser conferir aqui está o link:
      https://www.behindthename.com/name/naia

      Excluir
  4. E meu sobrenome.E como gosto do nome, acabei por colocar como sofrenome do meu filho e não o sobrenome do pai. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu fico muito triste com o significado do nome "espuma do mar", pois no conto original da pequena sereia ela vira uma espuma do mar :/ e sempre fico meio depre com isso rs. Prefiro Maya que tbm remete a água. Nara e naíra tbm acho lindos! Um nome que significa onda e eu gosto é Gal (apesar que podem zoar e falar Gal...inha) e Nami (que significa onda em japonês e "nós" em polonês - como os filhos são uma junção dos pais, pode ter um significado bem filosófico). Infelizmente, fico meio triste com Naia :/ por parecer muito com Laila (acho que este pode ser uma bela alternativa - é tão melódico Laila). Dá para se ter outros nomes com a terminação "aia" como Caia/Kaia já abordado aqui no blog (tbm não gosto, mas para quem curte é uma boa opção), além do maravilho Gaia...com a letra F, sugiro Faiga (bem próximo) e com a letra D, sugiro Daina (que acho que significa canção, se quiserem algo a ver com mar, pode ser Darya). E porque não o próprio Haia? É a capital mundial dos tribunais internacionais :) ... mas enfim, Naia, no meu caso, não usaria rs.

    ResponderExcluir
  6. E Naya com y? Qual o significado? Li que é grego e se refere a ninfas. Vcs tem conhecimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com y pode ser uma variação de Naia ou Nia. Essa referência às ninfas acredito que seja por causa das náiades, que na mitologia grega são as ninfas das fontes, dos rios e das cachoeiras. Em espanhol a grafia é náyade, pode ser que a associação venha daí.

      Excluir
  7. Eu ameii esse nome e colocaria na minha filha pq tirando o t-a-l do Nome Natália ficar Naia

    ResponderExcluir
  8. E no grego o nome Naia significa corrente de água💙

    ResponderExcluir
  9. Eu amo o meu nome e meus pais se inspiraram no significado "flor das água" (indígena). Todos os significados que ví remetem à água ou fluidez, pra mim todos se complementam e fazem sentido. Naia é um nome lindo e sou feliz em ter um nome incomum 🌟😁

    ResponderExcluir