domingo, 9 de agosto de 2015

Judite


Quando nos envolvemos na onomástica, o nosso sentido crítico tem de estar apuradíssimo! Atentos ao mais pequeno detalhe, à mais pequena incoerência e confirmar tudo até estarmos o mais próximo possível da certeza absoluta. Judite foi um destes nomes-desafio para trabalhar!

Na maior parte dos sites e livros consultados, Judite é apresentado como um nome próprio feminino de origem hebraica da palavra Yehudith, que significa judia ou mulher da Judeia. O que faria deste nome um nome geográfico. No entanto, estejam atentos: No Antigo Testamento, Judite é mulher de Esau, que por sua vez era irmão gémeo de Jacob, sendo que Jacob é tido como o pai dos 12 patriarcas das 12 tribos de Israel, incluindo a Judeia. Ou seja, o significado de Judite, nunca poderia ser mulher da Judeia, até porque quando Judite nasceu a Judeia ainda não existia com este nome (!) Uma pesquisa mais aprofundada trouxe à superfície uma alternativa mais viável: Judite, à semelhança de Judas e até mesmo a palavra Judeia, tem verdadeiramente a origem no hebraico supracitado, mas significará louvar ou exaltar o Senhor.

Ainda de acordo com a Bíblia, Judite foi uma viúva belíssima e corajosa que salvou o seu povo, seduzindo o seu General e matando-o durante o sono. A história tem contornos trágicos, mas fez de Judite um nome muito querido, popular e eterno entre os judeus, sendo amplamente usado durante a década de 40 do século passado. Em Portugal, entre 1920 e 1970, Judite foi um nome presente, rondando os 95 registos médios anuais. A partir desse ano até à atualidade este nome tem vindo a perder força: em 2012 houve o registo de uma pequena Judite, em 2012 duas e em 2014 três meninas e o composto Judite Maira. Parece que a cada ano temos mais uma conquista, vamos esperar para ver o que o futuro reserva a este nome!

É um nome incomum, muito fofo e querido, suscetível a diminutivos carinhosos como Judi ou Jodie, que o fazem brilhar ainda mais. É um nome enraizado na religião, mas internacional. Consigo imaginá-lo perfeitamente em crianças e a imagem mental é perfeita! Como referências destaco as atrizes norte-americanas Judy Garland e Jodie Foster, nome da de William Shakespeare, da pintora holandesa Judith Leyster e da jornalista portuguesa Judite Sousa.

Joana Recharte.

E vocês, como vêem Judite?

8 comentários:

  1. Gosto muito, consigo visualizar em uma criança. :)

    ResponderExcluir
  2. É um nome até simpático mas não consigo imaginar uma menina com esse nome, apenas o imagino em senhoras.

    ResponderExcluir
  3. Não adoro, mas simpatizo...

    ResponderExcluir
  4. Não usaria, mas gosto. Acho clássico, elegante e perfeitamente cabível em uma criança, até posso chama-la, hahaha. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  5. É o nome da minha vizinha que já tem seus 70 anos. Acho bonito em senhoras (acho que penso o mesmo do nome Edith, que lembra o verbo editar). Bom, eu prefiro os apelidos do nome que seriam Judy e Jodie...acho que tem uma feição mais jovial. Judith sempre lembrei de judiar e o verbo vem da palavra judeu mesmo (http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/conheca-a-origem-do-verbo-judiar.html)! Quantas coisas podemos aprender pesquisando.

    ResponderExcluir
  6. Acho o nome lindo, mas não gosto do significado.

    ResponderExcluir