sábado, 8 de agosto de 2015

Barnabé


Barnabé é um nome medieval que só por isso me atrai muito! Além disso, adoro nomes masculinos com a terminação -é, dá-lhes um toque distinto e especial. Para quem procura nomes antigos, pouco usados e internacionais, Barnabé é de ponderar. 

Barnabé é a forma portuguesa e francesa do grego Barnabas, que descende de um nome aramaico incerto, provavelmente resultante de bar naviya, "filho do profeta", "filho de incentivo" ou ainda "filho da consolação". Em inglês usam muito o diminutivo Barney, nome de uma das personagens da famosa sitcom americana How I Met Your MotherBarnabé é um dos primeiros cristãos mencionados no Novo Testamento. Nascido José, vendeu todos os seus bens e deu o dinheiro aos apóstolos em Jerusalém, que o nomearam com o novo nome, pelo qual ficaria conhecido. É considerado santo e apóstolo pelas Igrejas Católica e Ortodoxas, sendo comemorado no dia 11 de Junho. 

Em 2012 não nasceu nenhum menino português com este nome, situação que se repetiu nos dois anos seguintes. Tenho pena que ninguém aposte em Barnabé, um nome que eu acho tão querido e forte ao mesmo tempo! Apesar de ser mais comprido, aproxima-se de outros nomes com a mesma terminação: José, André, Tomé, por exemplo. E não anda longe de Bernardo; o início é até muito parecido: Barna, Berna. Claro que só isto não chega para um nome com zero registos começar a ser usado de repente. 

Mas olhando para o nome em si, sonoridade, internacionalidade, raridade, história, poderá Barnabé ser mais usado? Sempre fui optimista, por isso acredito que sim. Eu usaria! 

5 comentários:

  1. Acho-o um bocado caricato por me fazer lembrar a canção do Sérgio Godinho: "Que é que tem o Barnabé que é diferente dos outros?" Não acho que se trate de um mau nome, simplesmente não o aprecio ao ponto de lhe tecer grandes elogios.

    ResponderExcluir
  2. Gosto! No Brasil, associamos esse nome ao simpático personagem Tio Barnabé, do Sítio do Picapau Amarelo. Pra mim, é uma associação positiva, não me incomoda.

    ResponderExcluir
  3. Adoro. Também sou do Brasil e faço a mesma associação que a Mayara. Acho bem bonito!

    ResponderExcluir
  4. Pilar como referiste no início e bem, este é um nome a ponderar por quem procura nomes antigos, pouco usados e internacionais, eu deveria portanto ponderar! Mas no entanto nao... eu nem acho feio, acho um bom nome mas não me encanta o suficiente para o considerar. Não sei se será da terminação que não gosto, com excepção de Tomé e José, ou o que nao sei... mas sim, concordo que poderia ser mais usado, mas eu nao usaria.

    ResponderExcluir
  5. A terminação “Bé” realmente me incomoda, parece uma criança imitando um cabrito..

    algumas línguas têm o dom de estragar muitos nomes, que em outros idiomas tem uma sonoridade muito legal e que ficam antiquados conforme a variante que se dá

    Com muito otimismo, seria interessante se brasileiros passassem a usar o nome Barnabas ou então Barnaby, duas versões que me agradam bem mais.

    Barnaby acho super fofinho, claramente o By dá de chinelo no Bé.

    ResponderExcluir