segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ilda


Ilda deriva da palavra germânica hild, que significa batalha, e deu origem ao nome próprio feminino que significa, por associação, guerreira. Começou por ser utilizado como diminutivo até que adquiriu o estatuto de nome próprio um pouco por toda a Europa, tendo sido muito apreciado em Portugal, no passado. 

Entre 1920 e 1980, rondou os 300 registos anuais, sendo que entre 1930 e 1940 Ilda ocupou a 10ª posição dos nomes femininos mais utilizados em Portugal. Em 2014, foram registadas apenas duas meninas chamadas Ilda, pelo que podemos constatar que a popularidade de outrora se esfumou com o passar do tempo. De igual modo, Ilda também não é um nome muito utilizado no Brasil. A minha perceção é a de que é considerado um nome datado, isto é, pertencente a uma geração específica, e fora de moda. Parece haver uma dificuldade generalizada em aceitar Ilda como nome jovial, carinhoso, forte e apto para uso em 2015 e adiante.

Ilda tem uma aura nórdica bastante demarcada e associo-o imediatamente a outros nomes como Astrid, Elsa, Etel, Helga ou Ingrid. A provar o que digo, na mitologia nórdica, uma das valquírias dava pelo nome de Hilda. As valquírias eram divindades menores que tinham a função de erguer do chão das batalhas os combatentes mais heroicos, orientando-os no caminho para Valhalla, onde se tornariam espíritos guerreiros. Na grande obra de Snorri Sturluson, Hilda é mencionada como aquela que perpetuava a guerra entre duas personagens, ao ressuscitar constantemente os seus exércitos. Não é a história mais bonita de sempre, mas Ilda não perde muitos pontos por este facto.

A título de curiosidade, em 2001, a RTP (canal televisivo português) lançou uma telenovela A Senhora das Águas, onde a atriz Amélia Videira dava vida à personagem principal, Ilda, numa obra onde se enaltecia o misticismo e a transcendentalidade da água e dos seus poderes, muito virado para o culto à natureza. Acredito que esta seja uma referência bem mais pacífica e bonita para atribuir a este nome.

Joana Recharte.

O que acham de Ilda?

16 comentários:

  1. Não é um nome do meu agrado, mas gostei da história das valquírias. Prefiro Hilda à Ilda.

    ResponderExcluir
  2. Acho giro mas não usava. Adoro alguns nomes com essa aura nórdica: Elsa, Greta, Ingrid... <3

    ResponderExcluir
  3. Nao gosto nada... Apesar de curtíssimo acho pesadíssimo .

    ResponderExcluir
  4. Não gosto, acho pesado e, para mim o nome não tem uma sonoridade agradável

    ResponderExcluir
  5. Eu até gosto se for na grafia Hilda, pois Ilda me deixa com a impressão de que falta algo.

    ResponderExcluir
  6. A melhor referência no Brasil acho que é
    Hilda Hilst, uma poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.

    Mas tem também Hilda Furacão, romance do Roberto Drummond que virou minissérie (exibida na Globo em 98)

    ResponderExcluir
  7. Tem a Hilda do Luke Pearson que está na Netflix

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Hilda, hoje mais velha (36) amo meu nome. Um nome muito forte que com meu segundo nome diz muito sobre meu eu. Hilda muito forte e Talita delicado.

    ResponderExcluir
  9. Também me chamo Hilda, tenho 28 anos e amo meu nome ele diz muito sobre mim.

    ResponderExcluir
  10. espero um dia mudar de nome. não gosto muito de me chamar Ilda, acho meu nome fora de moda e pouco usada no brasil.

    ResponderExcluir
  11. Melhor ainda ser fora de moda ... é único e invulgar 😂 Adoro

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do meu nome, até pq ñ é tanto repetido e nem usado, bom ter e ser algo exclusivo, sou guerreira, dedicada em tudo q faço e sou filha amada do meu SENHOR.

    ResponderExcluir
  13. também chamo-me Ilda tenho muito orgulho de ter este nome também mi acho guerreira pós só batalhadora em tudo qui éu faço só de 28 de /07 /2007 😘 pra todas nós Ilda I Hilda

    ResponderExcluir