segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Acácio


Do latim Acacius ou grego Akákios, Acácio significa inocente ou sem maldade. Significado este que partilha com o nome Inocêncio.

Acácio está associado á árvore Acácia, a árvore que simboliza a imortalidade e por isto mesmo Acácio também tem o significado de espinho ou espinhoso.
A Acácia é a planta símbolo por excelência da Maçonaria, representando a segurança, clareza, pureza e inocência.
Portanto a versão feminina Acácia é também usada, mas em Portugal a versão masculina Acácio sempre foi mais visto.

Nos dias de hoje dificilmente se irá encontrar um bebé Acácio mas entre 1930 e 1960 Acácio foi relativamente usado, chegando a obter perto de 100 registos em Portugal.

Acácio era também um dos nomes do deus grego Hermes já que Hermes era um deus que não fazia mal aos homens.

O nome Acácio é muitíssimo especial para mim, e por isso mesmo vejo-o com bons olhos, mas imagino que não seja um nome que agrade a muita gente.Tem uma sonoridade invulgar e a terminação -cio não é, de todo, das mais usadas pela maioria das pessoas. 
Com a mesma terminação eu gosto também de Inácio sendo este outro nome que também enquadro no mesmo estilo de nomes que Acácio

Talvez mais familiar e apelativo seja Cássio, que sendo curto, fresco e simples vai mais de encontro ao que a maioria dos papás de hoje em dia gostam.

Eu não sei se usaria Acácio como primeiro nome, porque ao fazê-lo seria uma homenagem e não sou muito adepta de homenagens, mas daria como segundo nome por exemplo. Gosto muito de Acácio em compostos, sendo alguns dos meus favoritos:
  • José Acácio;
  • Manuel Acácio:
  • Acácio Luís;
  • Acácio Fernão.

Eu considero o nome Acácio um clássico com muita classe. E acho um bom nome tanto para Portugal como para o Brasil, e mesmo não sendo muito internacional eu não imagino um Acácio a ter problemas noutro país porque é um nome simples de pronunciar e facilmente reconhecido já que além de Portugal e Brasil, Acácio é também usado em países como a Grécia, Espanha e Itália.

Algumas personalidades:
  • Santo Acácio, mártir e santo da igreja católica;
  • Acácio da Constantinopola, patriarca de Constantinopla;
  • Acácio Cordeiro Barreto, jogador e treinador brasileiro de futebol:
  • Acácio Barradas, jornalista português;
  • Acácio Lino, pintor português;
  • Acácio Pereira, politico brasileiro.

E o conselheiro Acácio, da obra O Primo Basílio, de Eça de Queiroz. Figura fictícia que se tornou célebre pela representação da convencionalidade e mediocridade dos políticos portugueses no final do século XIX.

Gostam de Acácio? Imaginam uma criança com este nome ou é demasiado antiquado?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Spie e Wikipedia.

13 comentários:

  1. Só vejo como nome da árvore, a acácia, não gosto como nome próprio, ainda mais no masculino. Acácio parece Cássio escrito errado, na minha opinião. Acho Cássio bem mais bonito, jovial e forte( acho q ficaria bem como a homenagem, pareceria uma versão mais atual de Acácio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia também vejo Cássio a versão moderninha .. mas eu prefiro Acacio talvez por estar familiarizada com ele ao contrário de Cássio.

      Excluir
  2. Nunca tinha pensado sobre Acácio, mas até acho giro e usável, embora prefira mil vezes Inácio! <3

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia lido O Primo Basílio e nem Eça me fez gostar deste nome. O único que me fez gostar mesmo foi um dos meus professores da faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é isso Luinara, basta conhecer uma pessoa admirável com determinado nome e esse nome para a ser bonito 😊

      Excluir
  4. Acho-o interessante. Tenho alguma dificuldade em imaginá-lo em crianças, mas aqui há uns anos atrás dizer-se-ia exatamente o mesmo relativamente a Inácio, que hoje tem vários apreciadores. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade Joana, mas é também uma questão de hábito.

      Excluir
  5. Achei lindo o nome, daria ao meu filho

    ResponderExcluir
  6. Claudia, adorei o texto <3
    Acácio é uma graça em todos os quesitos - sonoridade, grafia e significado. É um nome que não vejo se popularizando e que, por isso, tem uma pontuação extra comigo! Lindo de verdade, consigo imaginá-lo sem dificuldade alguma em uma criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline e somos poucas a pensar assim .. 😝 Obrigada! 😍

      Excluir
  7. Eu tebe ese nome e durante 28 anos depois accabei por modar de nome. Eu não conçelho ese nome a ninguem especialemente se a criança não nasceu em Portugal como foi no meu caso. Depois eu tambèm não gosto nada de nomes portugueses. Nome muinto dificìel para prononçiar nos outros paises e alem de ire a Tuga de ferias, a boca que eu ouvia mais dos portugueses era sempre,,,asserio tu chamaste asim. Mas pronto cada um tem os seu gostos.

    ResponderExcluir
  8. Ah, é o meu nome. Só Acácio, sou brasileiro, nunca estranharam fortemente, só escrevem errado em alguns momentos. Alguns até comentam que é um belo nome. Acho engraçado quando erram a grafia, o mais diferente até agora foi "Akássio" kkkk

    ResponderExcluir