Segundo o dicionário Priberam um patronímico é "um adjectivo relativo ao nome do pai ou ascendente", ou seja, são os nomes ou sobrenomes/apelidos cuja origem encontra-se no nome do pai ou de algum ascendente masculino. Achei interessante trazer este assunto para o Blog porque confessei-vos noutra publicação que os nomes que também são apelidos/sobrenomes cativavam-me bastante. Por este motivo, fiz uma pesquisa e selecionei para vocês alguns patronímicos muito usados.
- Álvaro - Alves
- António - Antunes
- Bernardo - Bernardes
- Diogo - Dias
- Domingos - Domingues
- Egas - Viegas
- Henrique - Henriques
- Estêvão - Esteves
- Fernando - Fernandes
- Garcia - Garcês
- Gonçalo - Gonçalves
- Guterre - Guterres/Gutierrez
- João - Eanes
- Lopo - Lopes
- Marco - Marques
- Martim/Martinho - Martins
- Mendo - Mendes
- Nuno - Nunes
- Pedro - Pires/Perez
- Ramiro - Ramires
- Rodrigo - Rodrigues
- Sancho - Sanches
- Simão - Simões
- Soeiro - Soares
- Vasco - Vasques/Vaz
Também temos outros exemplos de apelidos/sobrenomes que são utilizados como nomes próprios como é o caso de Caetano, Dâmaso, Duarte, Dinis, Gil, Murilo, Rufino, Salazar, Saramago, Xavier, Zarco... lembram-se de mais algum para acrescentar a esta lista? Usariam algum patronímico?
Fontes consultadas:
O BLOG DOS NOMES, Priberam, Wikipédia.
Nunca tinha pensado na relação desses nomes e sobrenomes! Gostei muito ..Agora me fez pensar no meu sobrenome Oliveira e a relação com Olivia/Oliver
ResponderExcluirNa verdade, não. Essa seria uma falsa associação. O sobrenome Oliveira (assim como outros sobrenomes portugueses, como Pereira) é literal e faz referência à árvore que produz azeitonas (e, no caso de Pereira, pêras). Antigamente, era comum aos cristãos-novos portugueses trocarem seus sobrenomes e colocarem no lugar nomes de árvores ou de lugares, como é o caso de Oliveira. Outra possibilidade é que tenha se tornado sobrenome de famílias em cujas propriedades se cultivavam oliveiras, em referência a essa atividade, bem como em referência à simbologia existente sobre a árvore.
ExcluirJá Olívia/Olívio ou Oliver derivam do latim "oliva", que significa "oliveira" ou "azeitona". Ou seja, ambos têm a mesma origem, mas um não deriva do outro. Diferente da relação estabelecida entre os nomes patronímicos.
Agora exatamente não, mais gostei de Antunes. Beijos
ResponderExcluirSegredosdamarii.blogspot.com
Poderiam falar sobre o nome Maud?
ResponderExcluirMaud já estava nos meus nomes guardados por fazer. Posso adiantar sim 😊
ExcluirO meu! Telles, que originalmente vem de Tellez, filho de Telo.
ResponderExcluirOlha só! Que interessante! Nunca havia sequer ouvido falar nesta palavra!achei um post muito construtivo! Jamais pararia para analisar! Os nomes que me lembro estão aí na lista!Um beijo!!!
ResponderExcluirUsaria um patronímico como nome próprio, se curto e sonante; no entanto o nome próprio da criança teria que ser composto e bem construído!
ResponderExcluirOs que vejo com grande potencial para tal seriam Viegas, Vaz, Perez, Eanes, Brites...
Aguardo por um futuro post onde esta temática continue a ser explorada!
Álvaro é um nome lindo. Sancho só me lembra Dom Quixote kkkk agora não consigo lembrar de outros de cabeça
ResponderExcluir