As irmãs Patrocínio ou como gosto de as chamar "as Kardashians portuguesas" são compostas por 6 irmãs que fazem sucesso em diversos campos. A irmã mais mediática é a Carolina que é uma apresentadora de televisão portuguesas e instagrammer. A proposta deste post é dar-vos a conhecer os nomes das irmãs que compõe esta família e também os nomes dos seus rebentos até à data.
As irmãs:
- Carolina - Foi a segunda a nascer e como já mencionei é a irmã mais popular contando com quase 820 mil seguidores no seu insta. Significa guerreira e o nome é de origem germânica.
- Inês - É a terceira irmã e tem mais de 108 mil seguidores nas redes sociais. O nome é de origem grega e significa pura, casta.
- Mariana - Irmã mais velha e advogada, tem praticamente 120 mil seguidores no instagram. Origem latina, significa senhora soberana cheia de graça.
- Mónica - Foi a penúltima a nascer e ao que parece é a mais discreta da família. O antropónimo significa solitária ou conselheira e a sua origem é grega e latina.
- Rita - A quarta irmã do clã é analista de media, tem quase 80 mil seguidores. A origem do nome é grega e o significado é pérola.
- Victoria - Irmã mais nova que já conta com mais de 20 mil seguidores no instagram. Nome literal de origem latina.
Os filhos das famosas:
- Diana, Frederica, Carolina & Eduardo (filhos de Carolina) - Lembro-me que na altura em que a Diana nasceu foi uma surpresa enorme quando a Carolina e o marido Gonçalo anunciaram que o nome da primogénita seria Diana. Como se tratava de um casal mediático a maioria dos amantes de onomástica apostava em nomes como Caetana para a filha do casal. A Carolina voltou a surpreender-nos quando para a segunda filha escolheu Frederica, porque pela linha de raciocínio da primeira filha, os mais interessados no assunto apontavam Luísa como a escolha mais lógica. A apresentadora e o jogador de rugby voltaram a surpreender quando escolheram o nome da mãe para a terceira filha do casal. Na última gravidez tudo fazia prever que Gonçalo seria a escolha mais óbvia para o casal, quando mais uma vez, eles nos apanham de surpresa e escolhem um clássico como Eduardo para o nome do único filho.
- Mateus, Pureza & Mariana (filhos de Mariana) - Na altura em que o Mateus nasceu o nome, pelo menos em Portugal, ainda não estava na berra e penso que a Mariana contribuiu significativamente para o nome ser mais utilizado. O mesmo não sucedeu com Pureza que apesar de ser um nome raro, não teve apreciação pelos fascinados pela onomástica. A escolha de Mariana para a última filha já não nos apanhou de surpresa pois a Carolina foi a pioneira da prática.
- Alice & Pedro (filhos de Inês) - É de longe o meu par favorito. Gosto muito de Alice, apesar da popularidade e Pedro é a simplicidade e elegância em forma de nome. Por isso, não tinha como dar errado.
- As restantes irmãs do clã Patrocínio ainda não tiveram filhos.
Curiosidade:
Ao que parece, numa entrevista, a irmã Inês contou que junto com as restantes irmãs iniciaram uma espécie de tradição na qual o/a terceiro/a filho/a tem de ter o nome da mãe ou do pai.
Pegando neste acordo feito pelas irmãs qual é a vossa opinião sobre o assunto? Gostavam de ter um filho com o vosso nome? Gostavam de ter o nome da vossa mãe ou do vosso pai? Contem-nos tudo.
Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, Instagram, Wikipedia, Caras.
Devo dizer que estou descontente com o conteúdo do blog ultimamente... acho que a qualidade caiu. Achei esse post bem chato. Agora só tem preferido de signo, preferido de letra, compostos, etc...
ResponderExcluirTem tantos nomes que ainda não tem post! Falar mais sobre terminações também, trazer nomes diferentes, trazer curiosidades de como é o processo de nomeação em outras culturas. E os sobrenomes? Não teve mais nenhum. Enfim, é minha opinião. Sinto falta de posts mais interessantes. Vcs faziam um trabalho legal, deveriam voltar. Bjs
Oi Tati, antes de mais nada obrigada pela preocupação com o blog, críticas construtivas são sempre bem-vindas. Vamos aos pontos levantados:
ExcluirNão sei se vc é brasileira ou portuguesa, mas se for brasileira talvez vc tenha tido essa impressão de "post chato" pq as irmãs Patrocínio não são conhecidas aqui no Brasil, ou seja, a publicação de hoje é mais específica para os leitores portugueses (como o blog é luso-brasileiro é justo que a demanda dos dois países seja atendida);
Só tem post de compostos - não acho que seja uma informação condizente, só tivemos posts de compostos em janeiro (2), um em março e um em abril;
Trazer mais nomes diferentes: os últimos nomes que falamos foram Zaire, Blanche e Domitila, são nomes raros entre a população.
Temos ainda prontos e à espera de publicação muitos nomes interessantes e posts de terminações e outros temáticos. Pedimos só um pouquinho de paciência pq eles ainda vão ao ar.
Abraços e sinta-se à vontade para tirar qualquer dúvida ou tecer algum outro comentário, estamos abertos ao debate 😊
Equipe O Blog dos Nomes
Olha, não as crianças conhecia. Achei super interessante isso de nomear o terceiro(a) filho/filha com o nome do pai ou mãe e Pureza foi dentre todos os nomes o mais curioso. Nunca tinha visto como nome próprio.
ResponderExcluirParece ser legal. Depende kkkk eu quis botar na minha primeira filha o meu nome kkkkkk enfim
ResponderExcluirBeijos
Segredosdamarii.blogspot.com
Não gostaria nada de ter uma filha com o meu nome ou um filho com nome do pai...acho confuso e desnecessário. Mas gosto quando são nomes de avós, bisavós e assim...
ResponderExcluirEngraçado que se me pedissem pra listar alguns nomes femininos que considero "nome de portuguesa" com certeza teria Carolina, Inês, Mariana e Rita. Devem ser bem comuns lá, não?
ResponderExcluirEu não gostaria nada de ter o nome da minha mãe e nunca colocaria meu nome numa filha .-.
O nome bem portuguese é msm maria... abundantes... Leonor(mam mt usado)... Carolina... Francisca... rapazes... o Afonso... Gonçalo, gustavo e martim e por todos os cantos... nome português msm português Manuel e João
ExcluirNa verdade, há duas irmãs que não são Patrocínio!
ResponderExcluir