quarta-feira, 6 de maio de 2020

Raabe - Atendendo a Pedidos



Raabe, um nome bíblico. Conheci Raabe na Bíblia e entrou no meu coração quando assisti a novela A Terra Prometida da Record TV. A obra retrata a chegada à Terra Prometida liderada por Josué que substituiu Moisés na libertação e na conquista de Canaã

Raabe era uma das minhas personagens favoritas nessa história e fiquei felicíssima quando uma leitora pediu que escrevéssemos sobre este nome tão intrigante, assim como era a sua portadora. 

Na Bíblia, Raabe era uma prostituta de Jericó (facto discutivel, pois há quem defenda que era apenas uma comerciante) que ajudou os judeus a conquistar a cidade. Ao ajudar Josué poupou a família de Raabe e assim conquistaram o território. Raabe converteu-se ao judaísmo e veio a se tornar um exemplo de fé e arrependimento. Casou com o guerreiro judeu Salmom e tiveram Boaz, que veio a ser o bisavó do futuro Rei Davi, tornando-se assim da linhagem de Jesus Cristo. A história de Raabe é incrível porque de uma vida de pecado se tornou uma das religiosas com mais fé em Deus e como recompensa se tornou um dos antepassados de Cristo. 

Raabe no original hebraico é Rahab e significa espaçosa, mulher cuja fé é abundante. Em Portugal não é aceite e não encontrei nenhum registo do nome no passado nem presente. 

No Brasil, segundo o censo do IBGE, em 2010 Raabe tinha uma frequência de 701 pessoas.

Apesar do sucesso da novela da Record, o nome em si talvez possa ser considerado diferente demais para os lusófonos. Em países de língua inglesa também não é popular acredito que pela semelhança com a palavra rehab que significa reabilitação

Já conheciam Raabe? Consideram um nome usável? 

Fontes Consultadas: 
IMDG, IBGE, ARPEN/SP, Nameberry.

5 comentários:

  1. Não conhecia, mais achei um nome muito lindo!

    Beijos
    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha única filha se chama Raab e ela ama o nome dela ela é muito feliz e trabalhadora e muito prestativa e Ana fazer caridades e cuida dos mais desfavorecidos com muito amor e é uma grande farmacêutica e uma grande pessoa muito especial e humana amo muito minha filha

      Excluir
  2. Há boatos também que Raabe também é nome de um anjo , segundo um site de Angeologia.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de uma publicação com o meu nome, já que é tão diferente,"MABIANE" .

    ResponderExcluir