quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ariadne - Atendendo a Pedidos


Uma das facetas que mais admiro nos nomes é o seu viés mitológico. Em minha opinião essa característica empresta um brilho especial aos antropônimos que fazem parte das histórias e mitos antigos. Ariadne faz parte desse pacote, pois está presente em uma das mais famosas lendas gregas: Teseu e o Labirinto do Minotauro.

Ariadne é um nome de origem grega que significa a mais sagrada, a partir da junção dos elementos "ari" (a mais) e "adnos" (sagrada). Na mitologia, Ariadne era uma princesa da ilha de Creta filha do rei Minos e da rainha Passífae. Ela se apaixonou por Teseu, um jovem herói ateniense, e o ajudou a escapar do Labirinto do Minotauro, a temida criatura com cabeça de touro e corpo de homem. Teseu consegue se orientar dentro do labirinto por causa do novelo com fio de ouro que Ariadne lhe dá. Abandonada por seu amado, acaba por se casar com Dionísio, o deus da fertilidade, do vinho e da dança. Foi adorada como uma deusa da fertilidade em Creta. O mito de Ariadne e o Minotauro estão ligados à simbologia do signo de Touro.

Além da mitologia, o nome também está presente em outros contextos:
  • Élia Ariadne, ou simplesmente Ariadne, foi uma imperatriz consorte bizantina, esposa do imperador Zenão e de seu sucessor Anastácio I Dicoro;
  • O nome Ariadne deve sua popularidade a uma santa do século II morta por se recusar a participar de rituais pagãos. Sua lenda e culto cresceram durante a Idade Média;
  • Fio de Ariadne - termo usado para descrever a resolução de um problema através de diversas maneiras. É uma nomenclatura usada na filosofia, ciência e espiritualidade, entre outras esferas.
Ariadne em outros idiomas:
Ariana (português), Arianna (italiano), Ariadna (espanhol, catalão, polonês).

Nos Estados Unidos fez sua estreia no Top 1000 em 2014, na posição #801. Mais recentemente, em 2018, pontuou na posição #928. É estimado que sua frequência seja 3.151 nascimentos até hoje, ou seja, tem tímida expressão entre os americanos, sendo Arianna a versão mais usada no país.

No Brasil sua frequência é de 6.849 pessoas, a maioria nascida durante a década de 1990 no Mato Grosso do Sul. Para Ariadna a frequência é de 2.070 portadoras, também com pico de uso nos anos 90. Dados mais recentes do estado de São Paulo contam com 5 registros para Ariadne e 1 para Ariadna.

Apesar de aceito em Portugal, Ariadne apresenta uma trajetória praticamente nula no país. Em 2018 obteve apenas 1 registro. Já a variante Ariana é muito mais acolhida entre os portugueses, tendo conquistado no mesmo ano 327 registros.

Personalidades:
  • Ariadne Artiles - modelo espanhola;
  • Ariadne Díaz - atriz mexicana;
  • Ariadne Welter (1930-1998) - atriz mexicana;
  • Ariadna Thalía - cantora e atriz mexicana.
Ariadne tem o apelo da mitologia a seu favor, pois remete à inteligente e corajosa princesa. Pode agradar quem gosta de nomes nesse estilo, mitológicos, longos e diferentes, como por exemplo Penélope. Tem algo de complexo que seduz. Com um olhar mais atento reparamos que é um anagrama de Adriane, assim como Ariadna é de Adriana!

Considerariam Ariadne/Ariadna para uma filha? Ou preferem Ariane/Ariana?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Names Org, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

6 comentários:

  1. Nunca diria que era uma variante de Ariana! Também, nunca tinha ouvido falar.
    Se tivesse de escolher, preferiria Ariadne/Ariadna a Ariane/Ariana, mas soa-me demasiado pesado para usar.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Ariadne é um nome que provoca algumas sensações, primeiro de estranheza. Parece que tem uma letra fora do lugar para formar o datado Adriane. Mas depois é uma mistura de misticismo e beleza exótica.
    O significado de Ariadne é inquestionavelmente belo. Como bem dissestes, com um olhar mais refinado dá pra admirá-lo. Não gosto de Ariana, prefiro Ariadna.
    Gosto de nomes longos, mitológicos e raros.

    ResponderExcluir
  3. Ariadne é lindo! Nossa, adoro nomes, seria impossível eu ter um filho por nome que acho bonito heheh

    ResponderExcluir
  4. Assim que acessei o blogue fiquei tentando me lembrar de onde tinha visto o nome... sou leitora de mitologias, mas não era dos livros e ao chegar em Fio de Ariadne, me lembrei... era esse o nome de um blogue. Não sei se ainda existe, mas foi durante aquele tempo em que se ter um blogue era coisa comum, algo como ter um facebook hoje em dia. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Boa noite


    Se ainda estiverem atendendo a pedidos escrevam sobre o nome Manami. Ouvi essa semana e fiquei bem curiosa a respeito. Achei a pronúncia linda "Mânamí". Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Quero sabe e mandar dos exemplos de dois nomes alãn , heangãn

    ResponderExcluir